Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: d39c8a8b-1d51-4af6-84ef-053fbd03e812

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
1 BI - Mestrado na área das Ciências Biológicas, Aquacultura, Biotecnologia ou áreas afins

Referência: MAR-16-02-01-FMP-0059–REPROF1- "Condicionamento de indivíduos F1 de linguado Senegalês com perspetivas à reprodução em cativeiro, a desenvolver na Universidade do Algarve, financiado pelo Programa Operacional MAR2020, Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP)

Área científica genérica: Not available

Área científica específica:

Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa(s) de investigação (BI), grau mestre, no âmbito do projeto MAR-16-02-01-FMP-0059–REPROF1- "Condicionamento de indivíduos F1 de linguado Senegalês com perspetivas à reprodução em cativeiro, a desenvolver na Universidade do Algarve, financiado pelo Programa Operacional MAR2020, Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), nas seguintes condições:



Texto do anúncio

Área Científica: Aquacultura

Requisitos de admissão: Os candidatos devem possuir um Mestrado na área das Ciências Biológicas, Aquacultura, Biotecnologia ou áreas afins. Os principais requisitos de admissão são os seguintes:

1. Possuir Mestrado em Biologia, Biotecnologia, Biologia Marinha, com experiência na área da Aquacultura.

2. Possuir experiência prática em Aquacultura, nomeadamente na alimentação, no maneio e amostragem biológica de peixes marinhos; limpeza e manutenção de tanques; tratamentos sanitários e de higiene.

3. Experiência em amostragens de juvenis e reprodutores de peixes marinhos para avaliação da qualidade dos gâmetas; recolha de sangue e diferentes tecidos para análises bioquímicas e moleculares.

4. Experiência em técnicas de biologia molecular tais como, extração de DNA/RNA; extração, quantificação e análise de proteínas de tecidos animais; reações PCR, eletroforese.

6. Aptidão para atividades de divulgação junto do público em geral.

Plano de trabalhos: Pretende-se que o candidato integre numa equipa de investigação dedicada ao cultivo e reprodução do linguado Senegalês, nomeadamente em questões relacionadas com a problemática dos F1s. O trabalho a realizar inclui a manutenção de juvenis e reprodutores de linguado, organização e participação em amostragens para recolha de material biológico (sémen, sangue e tecidos), e processamento laboratorial de amostras a nível celular, bioquímico e molecular. O bolseiro será também responsável pelo tratamento básico de dados em Excel e pela elaboração de relatórios. Está prevista a deslocação periódica a outros centros de investigação (IPMA-Olhão) para recolha de amostras e reuniões de projeto.

Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de julho e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade do Algarve.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, sob a orientação científica do Professora Doutora Elsa Cabrita.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 6 meses, com início previsto em Junho de 2018. O contrato de bolsa poderá eventualmente ser renovado até ao final do projeto.

Valor do subsídio mensal de manutenção: O montante do subsídio mensal de manutenção corresponde a €980, O subsídio de manutenção será pago mensalmente por transferência bancária.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:

1. Possuir experiência prática em Aquacultura, nomeadamente na alimentação, no maneio e amostragem biológica de peixes marinhos; limpeza e manutenção de tanques; tratamentos sanitários e de higiene- ponderação 25%

2. Experiência em amostragens de juvenis e reprodutores de peixes marinhos; avaliação da qualidade dos gâmetas; recolha de sangue e diferentes tecidos para análises bioquímicas e moleculares- ponderação 35%

3. Experiência em técnicas de biologia molecular tais como, extração de DNA/RNA; extração, quantificação e análise de proteínas de tecidos animais; reações PCR, eletroforese-ponderação 30%

4. Aptidão para atividades de divulgação junto do público em geral- ponderação 10%

Composição do Júri de Seleção: O júri responsável pela seleção é constituído por três membros efetivos e 1 suplente (todos Doutorados):

 

 -   Elsa Cabrita (Presidente do Júri);

-    Catarina Oliveira (Vogal efetivo);

-    Elvira Fatsini (Vogal efetivo);

-    Claudia Aragão  (Vogal Suplente)

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, Campus de Gambelas, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 17/05/2018 a 30/05/2018.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

- Documento de Identificação oficial (cópia simples ou equivalente legal). Caso tenha nacionalidade diversa da portuguesa deverá apresentar (titulo de residência, certificado de residência permanente ou estatuto de residente de longa duração);

- Documento comprovativo de que o candidato reúne as condições exigíveis para o respetivo tipo de bolsa, nomeadamente o certificado de habilitações de todos os graus académicos obtidos, com média final e com as classificações em todas as disciplinas realizadas;

- Curriculum Vitae;

- Certificado de Habilitações;

- Número de Identificação Fiscal;

- Outros documentos que sejam considerados pertinentes em razão do tipo e modalidade da bolsa.

- O Requerimento de candidatura ao concurso, datado e assinado, obrigatoriamente, deve ser dirigido ao Reitor da Universidade do Algarve e remetido para o endereço: Universidade do Algarve, Campus de Gambelas, 8005-139 Faro, Ref.ª (Projeto ou Edital) ou por email para ecabrita@ualg.pt. Ainda no referido requerimento, e caso o candidato apresente sua candidatura através de correio eletrónico, deve expressamente consentir que todas as notificações relativas ao procedimento concursal sejam enviadas para o endereço eletrónico indicado.

A Universidade do Algarve reserva-se o direito de anular o procedimento de concurso de atribuição de bolsa, no âmbito do Projeto em referência, sempre que o financiamento não se venha a efetivar.

Universidade do Algarve, 11 de Maio de 2018

O Investigador Responsável

 

 

Prof. Doutora Elsa Cabrita




Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Informação não disponível

País: Portugal

Localidade: Campus de Gambelas - FCT

Instituição de acolhimento: Universidade do Algarve


Data limite de candidatura: 30 May 2018
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Universidade do Algarve

Endereço:
Portugal
Faro - 8005
Portugal

Email: ecabrita@ualg.pt

Website: indisponível

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio