Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: 7e864450-cba9-4771-ba1b-972c17d79c5e

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
BI(M)| CICECO (CTM/50011) -Materiais Híbridos para regenração óssea

Referência: BI(M)| CICECO (CTM/50011) -Materiais Híbridos para regenração óssea

Área científica genérica: Chemistry

Área científica específica: Biochemistry

Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação – Mestre no âmbito do projeto / Laboratório associado CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, CTM/50011 (Ref. Compete:POCI-01-0145-FEDER-007679), com o apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC), co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do POCI (Programa Operacional Competitividade e Internacionalização), no âmbito do novo acordo de parceria PT2020, nas seguintes condições:



Texto do anúncio

Requisitos de Admissão: Serão admitidos a concurso o(a) candidato(a) com Mestrado em Química ou Bioquímica ou áreas afins, com média aritmética final simples (Licenciatura + Mestrado ou Mestrado Integrado) igual ou superior a 16 valores. Será dada preferência, embora não obrigatória, a candidatos com experiência prévia na caracterização de materiais por técnicas de estado sólido (e.g., RMN de estado sólido, microscopia electrónica, espectroscopia vibracional ou difracção de raio-X).

 Plano de Trabalhos: O plano de trabalhos focar-se-á em três tarefas:

(i) preparação de novas redes metalo-orgânicas (MOFs) ou polímeros de coordenação (CPs) com bifosfonatos para aplicação em regeneração óssea;

(ii) caracterização estrutural destes materiais por técnicas de difracção de raio-X (pós e monocristal), espectroscopia vibracional e microscopia electrónica;

(iii) desenvolvimento de novos sistemas de “drug delivery” dos novos materiais para actuação no osso.

Pretende-se com este trabalho aumentar o efeito terapêutico dos bifosfonatos combinando-os com metais necessários no nosso organismo (nomeadamente cálcio e magnésio), reduzindo ao mesmo tempo os efeitos secundários que advêm da administração oral e por IV.

 Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica - https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro.phtml.pt); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. aprovado pelo Regulamento nº 339/2015, de 17 de junho de 2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT.pdf); e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de maio.

 Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Doutor Filipe A. Almeida Paz.

 Duração da bolsa: A bolsa terá duração até 31-12-2018, com início previsto em Setembro de 2018, eventualmente renovável por períodos de 3 meses até completar um ano.

 Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante das bolsas corresponde a € 980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento das bolsas é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

 Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:

CV académico (70 pts), formação complementar relevante (15 pts), experiência relevante (15 pts).

Caso o júri não se considere apto a decidir utilizando os critérios descritos, poderá optar por realizar Entrevista aos candidatos admitidos que considere necessários, por ordem de seriação, sendo que esta terá a valoração adicional de 10 pts.

 A seriação dos candidatos admitidos ao concurso resultará de uma apreciação do mérito do Curriculum Vitae (90%) e da sua adequação ao trabalho a realizar (10%). O júri poderá realizar entrevistas a um candidato pré-selecionado, para aferir a solidez do CV e definir a seriação final.

 Composição do Júri de Seleção:

Presidente do Júri: Doutor Filipe A. Almeida Paz (Investigador Principal da Universidade de Aveiro).

Vogais efetivos: Professor Doutor João Rocha (Director CICECO) e Doutor Leandro Lourenço (Cientista Convidado da Universidade de Aveiro).

 Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do(a) Complexo de Laboratórios Tecnológicos/CICECO sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail. O júri reserva-se o direito de não selecionar qualquer candidato, se concordar que nenhum dos candidatos possui o perfil exigido.

 Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 13 24 de Agosto de 2018.

 Forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Carta de Apresentação, Curriculum Vitae, certificados de habilitações (no caso de candidatos não nacionais, a obtenção do grau deve estar de acordo com a Portaria N.º 227/2017 de 25 Julho) e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

 As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente por correio electrónico para filipe.paz@ua.pt




Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Informação não disponível

País: Portugal

Localidade: Aveiro

Instituição de acolhimento: Universidade de Aveiro


Data limite de candidatura: 24 August 2018
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: CICECO - Aveiro Institute of Materials | Universidade de Aveiro

Endereço:
Campus Universitário de Santiago
Aveiro - 3810–193
Portugal

Email: ciceco@ua.pt

Website: http://www.ciceco.ua.pt/

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio