Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: 63f8eacc-1a0f-461d-89ec-d002ada9f4ae

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Investigação para Licenciado/a

Referência: CLUL_BI-Lic_PALMA (Microvariação)_2018

Área científica genérica: Language sciences

Área científica específica: Linguistics

Resumo do anúncio:

CONCURSO PARA A ATRIBUIÇÃO DE UMA BOLSA DE INVESTIGAÇÃO PARA LICENCIADO/A (BI - Lic), NO ÂMBITO DO PROJETO “Posse e localização: microvariação em variedades africanas do português” (palma), DO CENTRO DE LINGUÍSTICA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA, DA FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA, FINANCIADO POR FUNDOS NACIONAIS DA FCT/MCTES

Texto do anúncio

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma (1) Bolsa de Investigação para Licenciado/a (BI - Lic) no âmbito do projeto “Posse e localização: microvariação em variedades do português” (PALMA), do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, financiado por fundos nacionais da FCT/MCTES, nas seguintes condições:

Área Científica: Language Sciences / Linguistics

Requisitos de admissão: Este concurso destina-se a candidatos com licenciatura em linguística, línguas, ou áreas afins. É essencial um domínio nativo do português e um bom domínio do inglês (produção e compreensão) e disponibilidade para efetuar trabalho de campo em África a partir do momento da vigência da bolsa.

 São condições preferenciais (declaradas e/ou comprovadas):

- Formação complementar em linguística (declarada e/ou comprovada)

- Atividade científica na área da linguística (artigos, comunicações, etc.) (declarada e/ou comprovada)

- Experiência com programas informáticos para transcrição e extração de dados e com equipamento de gravação áudio (declarada e/ou comprovada)

- Conhecimento de línguas do grupo banto e/ou de variedades africanas do português (declarada e/ou comprovada)

- Experiência de integração em equipas de investigação (declarada e/ou comprovada)

- Facilidade comunicativa e autonomia em situações novas (declarada e/ou comprovada)

- Intenção de produzir uma dissertação no âmbito do projeto (declarada e/ou comprovada)

Plano de trabalhos: Desempenhar funções como investigador no âmbito do projeto “Posse e localização: microvariação em variedades africanas do português”, do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL). As tarefas incluirão a recolha, tratamento e análise de dados de produção oral do português falado em Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe. 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) - http://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP (em vigor) http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt republicado em anexo ao Regulamento nº 326/2013, no Diário da República, 2ª série, nº 164, de 2 de Agosto de 2013, com a redação atual) e do Regulamento de Bolsas da Universidade de Lisboa, aprovado por despacho da FCT, I.P (Despacho nº 6984/2014, publicado no Diário da República, 2ª série, nº 102, de 28 de Maio). 

Local de exercício da atividade: As atividades relacionadas com a bolsa serão desenvolvidas no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e em contexto de trabalho de campo em África, sob a orientação científica do Professor Doutor Tjerk Hagemeijer.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração inicial de 12 meses, com início previsto em dezembro de 2018. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado até à duração máxima de cinco anos. 

Na sequência do procedimento para atribuição da bolsa, se a lista de ordenação final, devidamente homologada, contiver um número de candidatos aprovados superior ao do numero de bolsas a ocupar, é sempre constituída uma reserva de recrutamento interna, a qual é utilizada no prazo máximo de dezoito meses contados da data da homologação da lista de ordenação final, quando haja necessidade de ocupação por desistência do/a bolseiro/a. 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 745 euros conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). As bolsas serão pagas mensalmente por transferência bancária. A este valor acresce o Seguro Social Voluntário, correspondente ao 1º escalão, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o Seguro de Acidentes Pessoais. 

O desempenho de funções a título de bolseiro é efetuado em regime de dedicação exclusiva, ao abrigo do Artº. 5º do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica.

 Métodos de seleção e respetiva valoração: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular (70%) e entrevista (30%), sendo que para a entrevista apenas serão convocados os/as candidatos/as que obtenham um valor igual ou superior a 14 valores na avaliação curricular, considerando-se todos os outros excluídos do concurso.

 Composição do Júri de Seleção: O Júri é composto pelo Professor Doutor Tjerk Hagemeijer, Presidente do Júri; pela Doutora Amália Mendes; e pela Doutora Rita Gonçalves.

 Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de projeto de lista ordenada, na página electrónica da FLUL domiciliada na Internet (http://www.letras.ulisboa.pt/pt/investigacao/bolsas-de-investigacao/bolsas-flul).

Do projeto de lista de classificação final podem os candidatos reclamar no prazo de 10 dias úteis contados da sua afixação/publicitação.

O candidato aprovado será notificado através de e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 13 a 26 de novembro.

 As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de motivação acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae do candidato, certificados de habilitações e outros documentos comprovativos relevantes para a candidatura.

As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico (ao cuidado de Silvana Abalada) para os endereços silvanaabalada@campus.ul.pt e t.hagemeijer@letras.ulisboa.pt. 

O Presidente do Júri

Professor Doutor Tjerk Hagemeijer




Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: Lisboa

Instituição de acolhimento: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa


Data limite de candidatura: 26 November 2018
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Endereço:
Alameda da Universidade, Cid. Universitária
Lisboa - 1600-214 Lisboa
Portugal

Email: sp.pessoal@letras.ulisboa.pt

Website: http://www.letras.ulisboa.pt

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio