Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: aaaa1ab7-b767-4d67-aa2e-603e7d16c825

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Doutoramento

Referência: BD-Hist-DUNES-2018

Área científica genérica: History

Área científica específica:

Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Doutoramento no âmbito do projecto Sea, Sand and People. An Environmental History of Coastal Dunes, 802918-DUNES-ERC-2018-STG, financiado por fundos europeus através do European Research Council.

Texto do anúncio

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Doutoramento no âmbito do projecto Sea, Sand and People. An Environmental History of Coastal Dunes, 802918-DUNES-ERC-2018-STG, financiado por fundos europeus através do European Research Council, nas seguintes condições:

Área Científica: História

Requisitos de admissão: Possuir o grau de Mestre, numa destas áreas: História Moderna e Contemporânea, História de África, História do Brasil, História dos Descobrimentos e da Expansão ou História Marítima. Domínio da língua inglesa (falada e escrita).

Requisitos preferenciais: Experiência em investigação e pesquisa em arquivo, networking, comunicações e publicações, nacionais e internacionais. Conhecimentos de línguas, como o Francês e Alemão.

Plano de trabalhos: Desenvolver tarefas de investigação no âmbito do projeto DUNES, em particular:

1)       Adquirir e aplicar conceitos, teorias e metodologias das Geociências, relativos à temática do projeto;

2)       Recolher dados quantitativos e qualitativos sobre dunas, florestas litorais, gestão costeira e outros temas relevantes para o projeto;

3)       Analisar, interpretar e relacionar dados extraídos de fontes históricas e atuais, e colaborar na sua integração com os dados científicos;

4)       Contribuir ativamente para a produção científica do projeto DUNES, através da apresentação de comunicações em eventos científicos nacionais e internacionais, e de publicações em revistas credenciadas (com arbitragem científica) e monografias;

5)       Contribuir ativamente para a disseminação do projeto através de atividades com outras instituições académicas, participação em redes nacionais e internacionais, e ações de divulgação junto da sociedade civil.

6)       Contribuir para outras atividades desenvolvidas no âmbito do Centro de História e do grupo de História Ambiental.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) - http://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP – em vigor http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT.pdf republicado em anexo ao Regulamento nº 326/2013, no Diário da República, 2ª série, nº 164, de 2 de Agosto de 2013, com a redacção actual) e do Regulamento de Bolsas da Universidade de Lisboa, aprovado por despacho da FCT,I.P (Despacho nº 6984/2014, publicado no Diário da República, 2ª série, nº 102, de 28 de Maio).

 

Local de exercício da actividade: As actividades relacionadas com a bolsa serão desenvolvidas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em bibliotecas e arquivos nacionais e internacionais, e demais locais considerados pertinentes no âmbito de Plano de Trabalhos, sob a orientação científica da Investigadora Auxiliar Joana Gaspar de Freitas.

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em janeiro de 2019. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado durante a elegibilidade do projeto (de acordo com a legislação em vigor - Cf. Legislação e Regulamentação aplicável supra indicada).

Na sequência do procedimento para a atribuição da Bolsa, se a lista de ordenação final, devidamente homologada, contiver um número de candidatos aprovados superior ao do número de Bolsas a ocupar, é sempre constituída uma reserva de recrutamento interna, a qual é utilizada no prazo máximo de 18 meses contados da data da homologação da lista de ordenação final, quando haja necessidade de ocupação por desistência do/a bolseiro/a.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980 conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). As bolsas serão pagas mensalmente por transferência bancária. A este valor acresce o Seguro Social Voluntário, correspondente ao 1º escalão, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o Seguro de Acidentes Pessoais.

O desempenho de funções a título de bolseiro é efetuado em regime de dedicação exclusiva, ao abrigo do Artº. 5º do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica.

 

Métodos de selecção: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: carta de motivação, avaliação curricular e entrevista, com a respetiva valoração de:

a)       Carta de motivação (40%) e avaliação curricular (60%);

b)       Os candidatos com a pontuação mais elevada, até um máximo de três, serão convocados para uma entrevista, que terá um peso de 40% para a classificação final do candidato.

 

Composição do Júri de Seleção: Joana Gaspar de Freitas (presidente do júri), João Alveirinho Dias e Ana Cristina Roque (vogais efetivos); João Pedro Cunha Ribeiro e José Damião Rodrigues (vogais suplentes).

 

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de projeto de lista ordenada, na página electrónica da FLUL domiciliada na Internet (http://www.letras.ulisboa.pt/pt/investigacao/bolsas-de-investigacao/bolsas-flul ).

Do projecto de lista de classificação final podem os candidatos reclamar no prazo de 10 dias úteis contados da sua publicitação.

O candidato aprovado será notificado através de e-mail.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 12-11-2018 a 30-11-2018 .

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

1)       - Carta de motivação (máx. 3 páginas)

2) -    - Curriculum vitae

3)       - Certificados de habilitações

As candidaturas deverão ser enviadas para o endereço eletrónico: dunesproject@letras.ulisboa.pt




Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: Lisboa

Instituição de acolhimento: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa


Data limite de candidatura: 30 November 2018
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Endereço:
Alameda da Universidade, Cid. Universitária
Lisboa - 1600-214 Lisboa
Portugal

Email: sp.pessoal@letras.ulisboa.pt

Website: http://www.letras.ulisboa.pt

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio