Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: 1e26a8e7-8c60-49c6-80c4-89c72a0766c2

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Investigação- Licenciado

Referência: INFORBIOMARES/039/BI/2018

Área científica genérica: Biological sciences

Área científica específica: Biology

Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação no âmbito do contrato de prestação de serviços “Consultoria científica para recolha, análise e integração de informação e monitorização, criação de modelos de monitorização, conservação e gestão de espécies e habitats marinhos”, celebrado com a Liga para a Proteção da Natureza no âmbito do projeto “INFORBIOMARES – Sistemas de informação e monitorização da biodiversidade marinha das Áreas Classificadas da Arrábida – POSEUR-03-2215-FC-000047”


Texto do anúncio

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação no âmbito do contrato de prestação de serviços “Consultoria científica para recolha, análise e integração de informação e monitorização, criação de modelos de monitorização, conservação e gestão de espécies e habitats marinhos”, celebrado com a Liga para a Proteção da Natureza no âmbito do projeto “INFORBIOMARES – Sistemas de informação e monitorização da biodiversidade marinha das Áreas Classificadas da Arrábida – POSEUR-03-2215-FC-000047”, nas seguintes condições:
Área Científica: Ciências do Mar

Requisitos obrigatórios de admissão:
i)    Licenciatura em biologia ou áreas afins;
ii) Certificação e elevada experiência de mergulho (preferencialmente rescue diver ou superior);
iii)  Experiência em vários tipos de amostragem biológica em mergulho;
iv)  Disponibilidade para deslocações frequentes ao Parque Marinho da Arrábida;
i)    Carta de condução e certificação náutica;
Estes aspetos devem vir referidos na carta de motivação.

Plano de trabalhos: As tarefas desenvolvidas no âmbito do projeto pretendem a “Obtenção de conhecimento científico necessário à utilização sustentável dos recursos e à gestão das áreas protegidas, no contexto do Plano de Ordenamento do Parque Natural da Arrábida”. É particularmente intensivo em trabalho de campo, com várias horas de mar em embarcação e de mergulho, bem como trabalho laboratorial que envolve compilação de bases de dados e análise estatística. Em particular, o bolseiro irá desempenhar as seguintes funções:
·  preparação de todo o material e equipamento necessário ao trabalho de campo e colaboração na organização logística das saídas de campo;
·  realização de saídas de campo no Parque Marinho da Arrábida para amostragem de censos visuais de peixes através de mergulho com escafandro autónomo e sistemas remotos de vídeo, e estudo de padrões de movimento e utilização de habitat através de telemetria acústica (marcação de peixes, colocação de recetores acústicos e recolha de dados dos recetores), entre outras tarefas não mencionadas no presente edital relacionadas com o projeto;
·   compilação de bases de dados dos estudos realizados;
· tratamento de dados, elaboração de relatórios de progresso e participação na elaboração de artigos científicos.;

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf).

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no centro de investigação MARE do ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, sob a orientação científica do Prof. Doutor Emanuel Gonçalves, com deslocações frequentes ao Parque Natural da Arrábida.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em 1 de janeiro de 2019, eventualmente prorrogável até ao final do projeto.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante das bolsas corresponde a €745, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). O Bolseiro usufruirá de um seguro de acidentes pessoal e, caso não se encontrem abrangidos por qualquer regime de proteção social, podem assegurar o exercício do direito à segurança social mediante adesão ao regime do seguro social voluntário, nos termos previstos no Decreto-Lei n.º 40/89, de 1 de Fevereiro

Método de seleção:
Para a seriação dos candidatos serão aplicados os seguintes critérios:
1.    Nota de licenciatura ou mestrado (15%)
2.    Experiência de mergulho com escafandro autónomo (50%);
3.    Experiência em amostragem biológica em mergulho (35%);
O júri reserva-se o direito de, perante dúvidas suscitadas na análise das candidaturas, contactar/ entrevistar os candidatos, para eventuais esclarecimentos adicionais.

Composição do Júri de Seleção: Prof. Doutor Emanuel Gonçalves, Professor Associado do ISPA e Investigador Responsável do Projeto (Presidente do Júri), Prof. Doutor Manuel Eduardo dos Santos, Professor Associado do ISPA (vogal), Prof. Doutora Joana Robalo, Professora Auxiliar do ISPA (vogal).

Forma de publicitação/notificação dos resultados:
O resultado final da avaliação será comunicado a todos os candidatos via email pelo Centro de Gestão de Investigação do ISPA-Instituto Universitário de Ciências Psicológicas.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 23 de novembro a 7 de dezembro de 2018.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de Curriculum Vitae detalhado, contacto de orientadores anteriores, cópia de Certificado de Habilitações e Carta de Motivação.
As candidaturas deverão indicar no campo do Assunto a referência INFORBIOMARES/039/BI/2018 do concurso e ser remetidas por correio eletrónico para concursos-ci@ispa.pt  e  ci-candidaturas@ispa.pt



Número de vagas: 1

Tipo de contrato:

País: Portugal

Localidade: Lisboa

Instituição de acolhimento: ISPA - Instituto Universitário


Data limite de candidatura: 07 December 2018
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Vazio
3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio