Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: 99338bae-d045-4931-b1e1-6aa5edd183d2

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa investigação (Mestre)

Referência: BI/CESAM/001_2019/ValorMaR

Área científica genérica: Biological sciences

Área científica específica: Biology

Resumo do anúncio:

Bolsa de Investigação (BI-Mestre) no âmbito do projeto mobilizador “ValorMar - Valorização integral dos recursos marinhos: potencial, inovação tecnológica e novas aplicações”, especificamente no seu PPS 2, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020)

Texto do anúncio

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI-Mestre) no âmbito do projeto mobilizador “ValorMar - Valorização integral dos recursos marinhos: potencial, inovação tecnológica e novas aplicações”, especificamente no seu PPS 2, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), nas seguintes condições:

 

1.    Área científica: Biologia ou áreas afins

2.    Área científica secundária: Aquacultura, Aquaponia ou Hidroponia

 

3.    Requisitos de admissão:

       Licenciatura em Biologia ou áreas afins, com média final de licenciatura igual ou superior a 15 (quinze) valores e Mestrado em Biologia ou áreas afins, com média final de mestrado igual ou superior a 18 (dezoito) valores.

       Os(as) candidatos(as) deverão possuir experiência de trabalho documentada (por carta de recomendação ou trabalho de sua autoria/co-autoria) na medição de parâmetros físico-químicos e nutrientes em águas marinhas e/ou salobras, sem o que não serão admitidos(as) a concurso.

       Será dada preferência aos candidatos que tenham experiência de investigação na área de produção aquícola multi-trófica integrada, aquaponia e/ou hidroponia.

 

4. Funções a desempenhar 

       Execução das atividades do projeto, nomeadamente recolha de amostras de água marinha e/ou salobra para determinação de parâmetros físico-químicos e nutrientes, recolha de amostras biológicas para análises bioquímicas e análise estatística de dados.

       participação nas reuniões de trabalho relacionas com as funções a desempenhar e elaboração dos relatórios e material de divulgação técnico-científica.

 

5. Legislação e regulamentação aplicável:

A Bolsa será em regime de exclusividade, conforme Regulamento de Formação Avançada de Recursos Humanos da FCT, o Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf), e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

 

6. Local de trabalho

O trabalho será desenvolvido nas empresas AlgaPlus e RiaSearch, no Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos da Universidade de Aveiro (ECOMARE), no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro e no Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Doutor Ricardo Calado e Doutora Ana Lillebø.

 

7. Critérios de seleção 

Para além da média final de Licenciatura e Mestrado dos candidatos serão valorizados os seguintes aspetos – experiência de trabalho de investigação em aquacultura, aquaponia e/ou hidroponia; experiência de trabalho com equipamentos para medição de parâmetros físico-químicos e nutrientes em águas marinhas e/ou salobras; internacionalização; capacidade de trabalho em equipas multidisciplinares; e indicadores de produtividade científica, tais como comunicações em congressos científicos, artigos científicos e outras.

 

Os critérios de seleção serão os seguintes, com a respetiva valorização: 

 

       Avaliação curricular - habilitações literárias: média final de Licenciatura: 15-16/17-18/19-20, [05/10/20 pontos] e média final de Mestrado: 18/19/20 [05/10/20 pontos],

       Experiência de trabalho em aquacultura, aquaponia e/ou hidroponia [até 15 pontos],

       Experiência de trabalho com equipamentos para medição de parâmetros físico-químicos e nutrientes em águas marinhas e/ou salobras [até 15 pontos],

       Internacionalização [até 10 pontos],

       Capacidade de trabalho em equipas multidisciplinares [até 10 pontos],

       Indicadores de produtividade científicas [até 10 pontos].

 

O júri convocará os três primeiros candidatos melhor pontuados para uma entrevista, que será pontuada em 100 pontos, caso a distância pontual entre o primeiro e o segundo e terceiro classificados seja inferior a 10 pontos. A entrevista terá uma ponderação de 40% na determinação da classificação final (CF), sendo a CF obtida e acordo com a seguinte fórmula CF = 60% pontuação inicial de seleção + 40% avaliação da entrevista.

 

8. Composição do Júri de Seleção 

O júri responsável pela seleção será constituído por:              

       Presidente do júri – Doutor Ricardo Calado

       Vogais – Doutora Ana Lillebø e Professora Doutora Maria do Rosário Domingues

       Suplente – Professor Doutor Pedro Domingues

 

9. Duração da bolsa 

A bolsa terá a duração de 6 meses, com inicio previsto a 01 de março de 2019, em regime de exclusividade, conforme regulamento de formação avançada de recursos humanos da FCT e regulamento de bolsas de investigação científica da FCT, eventualmente renovável até final do projeto.

 

10. Valor do subsídio de manutenção mensal 

O montante da bolsa corresponde a 980 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).

O Bolseiro usufruirá de um seguro de acidentes de trabalho e, caso não se encontrem abrangidos por qualquer regime de proteção social, podem assegurar o exercício do direito à segurança social mediante adesão ao regime do seguro social voluntário, nos termos previstos no Decreto-Lei n.º 40/89, de 1 de fevereiro.

A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

 

11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas

O concurso encontra-se aberto de 22 de janeiro a 05 de fevereiro de 2019. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente por email, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

       Carta de motivação e apresentação (incluindo endereço de email);

       Curriculum vitae (com identificação de acordo com Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão);

       Cópia(s) do(s) certificado(s) de habilitações (incluindo a média de Licenciatura e Mestrado); 

       Documento comprovativo de outros graus, quando aplicável;

       Cópia de publicações relevantes no âmbito das funções a desempenhar;

       Outros documentos que suportem a informação do CV dos candidatos.

 

As candidaturas devem ser remetidas ao Doutor Ricardo Calado, Departamento de Biologia, Universidade de Aveiro, Campus de Santiago, 3810-193 Aveiro, através de correio eletrónico, para rjcalado@ua.pt (incluir no campo “Assunto”: Bolsa 024517 ValorMar UA-PPS2). Os candidatos devem certificar-se que recebem email de resposta à sua candidatura, confirmando a receção da mesma.

 

12. Forma de publicitação/notificação dos resultados

O resultado do processo de seleção será divulgado através de envio de email aos candidatos, e publicação de listagem ordenada afixada no Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.

Após a divulgação dos resultados os candidatos devem considerar-se, desde logo, notificados para, querendo, se pronunciarem em sede de audiência prévia no prazo máximo de 10 dias úteis após aquela data. No término deste prazo o candidato selecionado deve considerar-se convocado para iniciar a bolsa.

 

Universidade de aveiro, 07/01/2018




Número de vagas: 1

Tipo de contrato: A definir

País: Portugal

Localidade: Aveiro

Instituição de acolhimento: Universidade de Aveiro/Centro de Estudos do Ambiente e do Mar


Data limite de candidatura: 05 February 2019
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Universidade de Aveiro - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar

Endereço:
Campus Universitário de Santiago
Aveiro - 3810-193 AVEIRO
Portugal

Email: rjcalado@ua.pt

Website: http://www.cesam.ua.pt

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio