Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: 48fb4bef-e45d-4d65-a03a-e188e4baf637

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
BI(M) | CERN/FIS-PAR/0005/2017

Referência: BI(M) | CERN/FIS-PAR/0005/2017

Área científica genérica: Physics

Área científica específica:

Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (Mestre), no âmbito do projeto FCT intitulado “PORTUGAL no ISOLDE: Investigação em Física de Materiais e Nuclear com Isótopos e Técnicas Radioativas (Refª. CERN/FIS-PAR/0005/2017), financiado por fundos nacionais através da FCT/MEC nas seguintes condições:



Texto do anúncio

Área Científica: Física

Requisitos de admissão: Mestre na área de Física, Engenharia Física e afins. Deverá ter interesse na modelização computacional e estudo de materiais. O candidato deverá ter capacidades de comunicação em português e inglês.

Para este trabalho é desejável que o candidato possua conhecimentos em física do estado sólido, de materiais, e computacional. Será valorizada a experiência prévia nestas áreas, e particularmente em cálculos atomísticos de primeiros-princípios usando teoria de funcionais de densidade. O candidato irá trabalhar num grupo de investigação abrangente com experiência em técnicas experimentais e teóricas na caracterização de materiais, pelo que boas capacidades de comunicação são requeridas.

 Plano de trabalhos: Os objetivos particulares a atingir pelo bolseiro serão os seguintes:

- O trabalho consistirá principalmente no uso de métodos computacionais para a modelização de diferentes configurações atómicas, e o estudo de propriedades de interesse incluindo por exemplo: estabilidade de estruturas e defeitos pontuais; eletrónicas; magnéticas; ferroelétricas; dinâmicas, e hiperfinas (estas últimas diretamente medidas com as técnicas experimentais no CERN). Sistemas de interesse poderão envolver materiais sólidos magnéticos, ferroelétricos, multiferróicos, entre outros.

- Outra tarefa será a análise de interpretação de dados experimentais de correlações angulares perturbadas obtidos no CERN, determinando os valores das propriedades hiperfinas em estudo.

- O trabalho será desenvolvido na Universidade de Aveiro, mas poderá envolver idas ao ISOLDE-CERN, para realização de experiências de caracterização de amostras utilizando isótopos radioativos (correlações angulares perturbadas), que permitem o estudo de fenómenos à escala atómica. 

- Com base nas tarefas acima referidas e em colaboração com a equipa, o candidato deverá escrever comunicações e artigos científicos em inglês para publicação em revistas internacionais.

Legislação e regulamentação aplicável: A bolsa é atribuída ao abrigo da Lei nº40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) na sua atual redação; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2018.pdf) e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório Associado CICECO – Insituto de Materiais de Aveiro, na Universidade de Aveiro (com uma possíveis idas ao CERN durante 1-2 semanas para participação em experiências) sob a orientação científica do Doutor João Nuno Santos Gonçalves.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 11 meses, com início previsto para março.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 980 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de transferência bancária, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de seleção: O principal critério de avaliação das candidaturas será a avaliação do currículo. As componentes a avaliar serão: desempenho académico (50 pts.), experiência anterior (30 pts.) e motivação (20 pts.). Será feita eventualmente uma entrevista aos primeiros (no máximo três) classificados, com a valoração pontual de 20 pts.

Composição do Júri de Seleção: - Doutor João Nuno Santos Gonçalves (Presidente do Júri), Professor Doutor Vítor Brás Sequeira Amaral e Doutor João Cunha de Sequeira Amaral.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente afixada em local visível e público do Laboratório Associado CICECO, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 14 de fevereiro a 27 de fevereiro de 2019.

Das candidaturas deverão constar os seguintes documentos:

- Formulário de candidatura, disponível no sítio da Divisão de Recursos Humanos, em http://www.ua.pt/drh, em Bolseiros/Modelo de Candidatura.

- Curriculum vitae.

- Cópia do(s) certificado(s) de habilitações detalhados.

- Cópias de artigos.

- Cópia do Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão/Passaporte.

- Carta de motivação.

 

As candidaturas deverão ser enviadas por e-mail para joaonsg@ua.pt, indicando como assunto “bolsa para projeto CERN/FIS-PAR/0005/2017”.




Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Informação não disponível

País: Portugal

Localidade: Aveiro

Instituição de acolhimento: Universidade de Aveiro


Data limite de candidatura: 27 February 2019
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: CICECO - Aveiro Institute of Materials | Universidade de Aveiro

Endereço:
Campus Universitário de Santiago
Aveiro - 3810–193
Portugal

Email: ciceco@ua.pt

Website: http://www.ciceco.ua.pt/

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio