Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: adc2b46e-326a-4892-982c-537ec1c4d281

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Pós-Doutoramento

Referência: Bolsa UBI_CICS_Proj_016666_B

Área científica genérica: Biological sciences

Área científica específica: Nutritional sciences

Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de pós-doutoramento no âmbito do Projeto intitulado “Obesitility – Hormonas gastro-intestinais e metabolismo testicular: mecanismos da infertilidade masculina associada à obesidade” (ref.ª POCI-01-0145-FEDER-16666 / PTDC/BIM-MET/4712/2014), financiado na sua componente FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) pelo Programa Operacional Competividade e Internacionalização (POCI-Compete 2020) e na sua componente nacional pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P., decorrendo no Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI) Covilhã

Texto do anúncio

Área Científica: Biomedicina: Metabolismo e Nutrição.

Requisitos de admissão: Podem candidatar-se a este concurso todos os indivíduos detentores do grau de Doutor ou equivalente legal em área científica relevante (Bioquímica, Química, Ciências Biomédicas, Biologia ou áreas afins).

Condições de Preferência: Dar-se-á preferência a candidatos/as com experiência laboratorial em técnicas relevantes para o desenvolvimento do projeto, nomeadamente em cultura de células, ensaios de avaliação da atividade mitocondrial e do estado de oxidação-redução celular, ensaios enzimáticos (alfa-glucosidase, lipase, óxido nítrico sintase induzível, …), técnicas de síntese de nanomateriais, técnicas cromatográficas (e outras) de análise de lípidos, proteínas e compostos fenólicos (HPLC/UV, HPLC/DAD, HPLC/MS(n), GC/MS, ESI-MS, MS/MS, Western Blotting…). Os/as candidatos/as devem estar fortemente motivados/as, e ter disponibilidade para trabalhar no estrangeiro durante períodos curtos e ter um bom domínio da língua inglesa (oral e escrita).

Plano de trabalhos: O presente trabalho tem como objetivo identificar estratégias de tratar a infertilidade em homens, actuando no eixo leptina-grelina e GLP-1. Pretende-se: 1) descobrir o papel dessas hormonas na reprodução masculina, particularmente em homens acima do peso, com obesidade ou co-morbidades; 2) determinar perfis metabólicos associados com a regulação endócrina da fertilidade masculina; 3) relacionar marcadores de risco metabólico para a obesidade (e suas co-morbidades) com a infertilidade masculina; 4) divulgar os resultados para a sociedade e alertar a população para os riscos de infertilidade associada à obesidade e co-morbidades. O bolseiro será responsável pelo estabelecimento de culturas primárias, estudos de metabolismo e bioenergética mitocondrial. O trabalho a desenvolver pelo bolseiro consistirá ainda na aplicação de técnicas de biologia molecular, enzimáticas, cromatográficas e síntese de nanomateriais, assim como tratamento estatístico dos dados e escrita de relatórios e artigos.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto, e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 09 de julho (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), bem como o Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia I.P. (FCT) em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf ).

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior sob a orientação científica do Doutor Marco G. Alves.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de seis meses ou até ao termo do projeto (aquele que ocorrer primeiro), com início previsto em 1 de abril de 2019. Não será renovável.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €1.495,00, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). O pagamento será efectuado mensalmente por transferência bancária.

 

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:

Avaliação curricular (AC), a qual, se necessário, poderá ser complementada por uma entrevista de seleção (E) aos três candidatos mais bem classificados.

A classificação na avaliação curricular será obtida consoante os fatores abaixo indicados:

a) Currículo académico, científico, técnico e profissional, e a sua adequação ao programa de trabalhos

b) Experiência laboratorial em técnicas relevantes para o desenvolvimento do projeto, nomeadamente em técnicas cromatográficas e outras de análise de lípidos, proteínas e compostos fenólicos (HPLC/UV, HPLC/DAD, HPLC/MS(n), ESI-MS, MS/MS, GC/MS, Western Blotting…).;

c) Experiência em experimentação animal;

d) Experiência em ensaios de avaliação do metabolismo celular, nomeadamente da atividade mitocondrial do estado de oxidação-redução celular e de atividades enzimáticas, e nanotecnologia;

e) Domínio da Língua Inglesa.

 

Classificação Final

Caso a Comissão de Seleção decida realizar a entrevista de seleção, a classificação final será obtida pela seguinte fórmula: 0,6 x AC + 0,4 x E. Não sendo realizada a fase de entrevista, a classificação final corresponderá à classificação atribuída na fase de avaliação curricular.

 

Composição do Júri de Seleção: As candidaturas serão apreciadas por um júri constituído por:

Presidente - Professora Doutora Branca Maria Cardoso Monteiro da Silva, Professora Associada, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade da Beira Interior;

Vogal - Professor Doutor Carlos Pedro Fontes Oliveira, Professor Afiliado, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar & Investigador no Instituto de de Investigação e Inovação em Saúde;

Vogal - Doutor Marco Aurélio Gouveia Alves, Investigador, Centro de Investigação em Ciências da Saúde, Universidade da Beira Interior

Suplente - Professor Doutor Rui Albuquerque de Carvalho, Professor Auxiliar, Departamento de Ciências da Vida, Universidade de Coimbra

Suplente - Doutora Raquel Alexandra Lages Bernardino, Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto

 

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Centro de Investigação em Ciências da Saúde, sendo os candidatos notificados da proposta de decisão através de e-mail.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período 27 de fevereiro a 14 de março de 2019.

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através de e-mail para alvesmarc@gmail.com, com conhecimento para cics@fcsaude.ubi.pt, indicando a referência “Bolsa UBI_CICS_Proj_016666_B” no assunto, e acompanhadas dos seguintes documentos:

·         Carta de motivação

·         Curriculum Vitae detalhado

·         Cópia (s) do(s) Certificado(s) de Habilitações

·         Dados do Cartão de Cidadão ou Passaporte

 




Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Contrato a termo certo

País: Portugal

Localidade: Covilhã

Instituição de acolhimento: Universidade da Beira Interior


Data limite de candidatura: 14 March 2019
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Universidade da Beira Interior - Centro de Investigação em Ciências da Saúde

Endereço:
Aveinida Infante D. Henrique
Covilhã - 6201-506 Covilhã
Portugal

Email: cics@fcsaude.ubi.pt

Website: http://www.ubi.pt

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio