Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: 5a48747f-58b1-4111-94b9-44f3e0c3954f

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Pós Doutoramento

Referência: C4_MP_D1-b

Área científica genérica: Computer science

Área científica específica:

Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Pós-Doutoramento (BPD) no âmbito do Programa Integrado de IC&DT “C4 – Centro de Competências em Cloud Computing”, cofinanciado, através do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica – Programas Integrados de IC&DT, pelo Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020) e a União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), decorrendo no Departamento de Informática da Universidade da Beira Interior, Covilhã, nas seguintes condições:



Texto do anúncio

Área Científica: Ciências da Computação

1. Objetivo da atividade: Desenho de ferramentas de predição para a codificação das novas modalidades de imagem (plenotica, nuvem de pontos, holográfica, HDR) explorando a correlação entre imagens que podem resultar de fotos tiradas de diferentes pontos de vista, com diferentes câmaras, distâncias focais, etc.

2. Requisitos de admissão: Os candidatos devem possuir um Doutoramento em Ciências da Computação, ou Engenharia Informática, ou Engenharia Elétrica e de Computação, ou qualificações similares, com experiência em codificação de imagens/vídeos e qualidade de experiência multimédia.

3. Plano de trabalho: Desenho e implementação de um método codificação de imagens plenotica e holográfica baseados na cloud, que permita um bom desempenho do codificador em relação ao tempo de codificação, do débito e do QoE. Estudo do impacto que este deslocamento de serviços na cloud poderá trazer para o QoE e para a gestão do QoE. Em particular, o candidato selecionado irá participar no desenvolvimento das seguintes tarefas: (1) Desenho e implementação de um modelo de representação do vídeo/imagem que permita um bom desempenho do codificador quer em relação ao tempo de codificação, ao débito e ao QoE.  (2) Introduzir o conceito de QoE para a compreensão e gestão da qualidade de serviços na cloud. Identificar os desafios técnicos emergentes do deslocamento de serviços multimédia para a nuvem, com impacto para o QoE e para a gestão do QoE. Fornecer casos de uso concretos no domínio dos serviços multimédia. (3) Elaboração de relatórios e artigos científicos e divulgação dos resultados em eventos científicos nacionais e internacionais.

4. Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica aprovado pela Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, na sua redação atual, bem como o Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia I.P. (FCT) em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2018.pdf ).

5. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Informática da Universidade da Beira Interior sob a orientação científica da Doutora Manuela Pereira e co-orientação do Doutor António Pinheiro.

6. Duração e regime de atividade: A bolsa terá à duração de 24 meses, com início previsto em janeiro de 2019, não podendo ultrapassar a data de fim do projeto aprovada em sede de decisão (30/11/2020). Se a mesma vier a ser prorrogada o contrato de bolsa poderá ser renovado, mediante parecer favorável do Orientador, até ao máximo de 24 meses.

A atividade decorrerá em regime de dedicação exclusiva, conforme o Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

7. Condições financeiras da Bolsa: Remuneração de acordo com a tabela de valores de bolsas de formação avançada atribuída pela FCT, I.P no País, no valor mensal de 1495€ (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

O pagamento da bolsa será feito com periodicidade mensal, através de transferência bancária.

Ao valor da bolsa acresce o seguro social voluntário, caso o candidato opte pela adesão ao mesmo, bem como o seguro de acidentes pessoais.

8. Critérios de Seleção: Os métodos de seleção a serem utilizados serão compostos por 2 fases de avaliação, de acordo com o seguinte: 1ª fase - Avaliação curricular; 2ª fase - Entrevista, que pode ser realizada via videoconferência.

A avaliação na 1ª fase inclui os seguintes critérios: Desempenho académico, (40%); Adequação do perfil dos candidatos ao projeto com base na experiência de trabalho relevante nas tarefas descritas no plano de trabalho (60%); Fluência oral e escrita em Inglês (10%). 

Os 3 candidatos que apresentarem as pontuações mais altas após a 1ª fase passarão para a 2ª fase.

Para a avaliação final, cada uma das fases de avaliação tem uma avaliação de 50%.

9. Composição do Júri de Seleção: As candidaturas serão apreciadas por um júri composto por: Prof. Doutor Manuela Pereira (Presidente do júri); Prof Doutor António Pinheiro e Prof. Doutor Elsa Fonseca (Membros efetivos); Prof Doutor Paulo Fiadeiro (Membro substituto).

10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada, por nota final obtida, afixada em local visível e público da Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através de correio eletrónico.

11. Candidaturas: Os candidatos deverão enviar uma carta de motivação, Curriculum Vitae detalhado, cópia(s) do(s) Certificado(s) de Habilitações, carta(s) de recomendação e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

12. Prazo e receção de candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 27/02/2019 a 12/03/2019 (até às 24:00h).

As candidaturas devem ser formalizadas através do envio de um email de candidatura, com o assunto “C4_MP_D1-b Application”, acompanhado dos seguintes documentos em formato .pdf (obrigatório): Carta de motivação, Curriculum vitae, cópia do (s) certificado (s) de habilitações, dados do cartão do cidadão (validade, número de identificação civil, número de identificação fiscal) ou do Passaporte e outros documentos comprovativos considerados relevantes.
As candidaturas devem ser enviadas para mpereira@di.ubi.pt. ou em alternativa para a morada:

Universidade da Beira Interior

Departamento de Informática
Rua Marquês d'Ávila e Bolama
6201-001 Covilhã, Portugal


Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Temporário

País: Portugal

Localidade: Covilhã

Instituição de acolhimento: Universidade da Beira Interior


Data limite de candidatura: 12 March 2019
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Universidade da Beira Interior - Gabinete de Investigação e Desenvolvimento

Endereço:
Convento de Santo António
Covilhã - 6201-001 Covilhã
Portugal

Email: camisao@ubi.pt

Website: http://www.ubi.pt

3. Habilitações académicas
3. Required education Level

Grau: Doutoramento em Ciências da Computação, ou Engenharia Informática, ou Engenharia Elétrica e de Computação, ou qualificações similares.
Domínio científico: Computer science
4. Línguas exigidas
4. Required languages

Língua: English
Prioridade Elevada
Leitura: Bom
Escrita: Bom
Compreensão: Bom
Conversação: Bom
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio