Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: ae2f989f-d6ed-406c-bda7-c2103e2a10d1

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
BI(M) | POCI-01-0145-FEDER-030463

Referência: BI(M) | POCI-01-0145-FEDER-030463

Área científica genérica: Not available

Área científica específica:

Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (Mestre) no âmbito do projeto “AllNat – Utilização de solventes eutécticos de origem natural na extração de compostos bioativos de resíduos de plantas” (POCI-01-0145-FEDER-030463), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), nas seguintes condições:



Texto do anúncio

Área Científica: Engenharia Química, ou áreas afins.

 

Requisitos de admissão: Mestrado Integrado em Engenharia Química ou Licenciatura + Mestrado em Engenharia Química ou áreas afins, com média igual ou superior a 16 valores e experiência de investigação na extração de compostos bioativos de plantas.

 

Plano de trabalhos: O trabalho a ser desenvolvido enquadra-se no âmbito das atividades 6 e 7 do Projeto relacionadas com a Pré-concentração dos extratos e seu fracionamento:

Os extratos são misturas complexas que contêm moléculas de grande polaridade, em que os compostos fenólicos estão diluídos na solução aquosa DES. É necessário desenvolver um processo de pré-concentração desses compostos utilizando o particionamento de solvente. Duas estratégias diferentes serão testadas: 1-Extração com um solvente orgânico. Acetato de etila ou 1-butanol serão testados para originar uma fase líquida não miscível com a solução aquosa de DES original. 2-Formação de um sistema bifásico aquoso. De acordo com o conteúdo de água e composição do DES selecionado, o SAB será preparado pelo, de preferência, adicionando água+acetonitrilo, água + álcool ou água + polímero (e, se necessário, um sal) para a fase aquosa do DES. Em ambos os casos, estudos de equilíbrios de fase serão executados para avaliar a formação de duas fases líquidas estáveis

 

 

Legislação e regulamentação aplicável: A bolsa é atribuída ao abrigo da Lei nº40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) na sua atual redação; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2018.pdf) e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, Departamento de Química. Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Professor João A. P. Coutinho

 

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em setembro de 2019, eventualmente renovável até ao final do projeto.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 989,70 conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

 

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão a avaliação (Av.) curricular dos candidatos com a respetiva valoração de:

1) Habilitações literárias e média de licenciatura (50%)

Média de mestrado+licenciatura (0-5 valores)

2) Atividade científica desenvolvida anteriormente (50%)

Experiência na extração de compostos bioativos de plantas (0-5 valores)

 

Caso o júri assim o entenda poderão ser feitas entrevistas aos 3 candidatos melhor classificados sendo então a classificação atribuída como

 

Av.Final = 0.2 * Av. entrevista + 0.8 * Av. curricular

 

Composição do Júri de Seleção: Prof. João Araújo Pereira Coutinho (presidente), Doutora Mara Guadalupe Freire Martins (vogal), e Prof. Sónia Patrícia Marques Ventura (vogal)

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente afixada em local visível e público do(a) Departamento de Química da Universidade de Aveiro, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de correio eletrónico.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 24 de Junho a 05 de Julho de 2019.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum vitae, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico para o Prof. João A. P. Coutinho no endereço jcoutinho@ua.pt




Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Informação não disponível

País: Portugal

Localidade: Aveiro

Instituição de acolhimento: Universidade de Aveiro


Data limite de candidatura: 05 July 2019
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: CICECO - Aveiro Institute of Materials | Universidade de Aveiro

Endereço:
Campus Universitário de Santiago
Aveiro - 3810–193
Portugal

Email: ciceco@ua.pt

Website: http://www.ciceco.ua.pt/

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio