Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: 5d8023b7-5007-471d-beb6-8d4be2cd4ba1

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Investigação para Licenciado no âmbito projeto “Avaliação de sistemas aéreos inteligentes de baixo-custo para mapeamento 3D da superfície do terreno – Altitud3” do Centro de Estudos Geográficos - Instituto de Geografia e Ordenamento do Território.

Referência: ALTITD3-BI-LIC-2019

Área científica genérica: Geography

Área científica específica:

Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto entre os dias 8 a 19 de Julho de 2019, concurso para atribuir uma bolsa de investigação para Licenciado, no âmbito do projeto Avaliação de sistemas aéreos inteligentes de baixo-custo para mapeamento 3D da superfície do terreno – Altitud3 - PTDC/EAM-REM/30475/2017", financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. (PIDACC)

Texto do anúncio

i. DESCRIÇÃO DO OBJETO DA BOLSA

O bolseiro colaborará com a equipa do projeto Altitud3 no desenvolvimento de tarefas relacionadas com o mapeamento de muito alta resolução com veículos aéreos não tripulados. Os trabalhos versarão especialmente a região da serra da Estrela e, em particular, geossítios selecionados no quadro do Aspiring Geopark Estrela. Além dos levantamentos de pormenor, serão realizados modelos tridimensionais e planos de gestão dos geossítios. O trabalho deverá ter como resultado a realização de uma dissertação de mestrado.

ii. DURAÇÃO E REGIME DE ATIVIDADE

A bolsa tem a duração de 12 meses, com início programado para o princípio de agosto de 2019, em regime de exclusividade. O contrato poderá ser renovado até à data de conclusão do projeto.

Legislação e regulamentação aplicável: A bolsa é conforme o Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2018.pdf) e o Estatuto de Bolseiro de Investigação Científica (Lei nº 40/2004, de 18 de Agosto, alterada e republicada pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de Agosto), Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Lisboa (Diário da República n.º 102, 2ª série, de 28 de Maio de 2014) e de acordo com a legislação e normas em vigor.

iii. DESTINATÁRIOS

A este concurso poder-se-ão candidatar licenciados em geografia. Pretende-se um(a) candidato(a) com bom nível de conhecimentos científicos na área da deteção remota e Sistemas de Informação Geográfica, com experiência de trabalho em regiões de montanha, com experiência na utilização de QGIS, PIX4D e ENVI e com experiência de voo com veículos autónomos não-tripulados de asa-fixa, com domínio da língua portuguesa e inglesa. O/A candidato/a deverá ter capacidade de planear, organizar, definir prioridades, solucionar problemas e concluir tarefas, integridade, espírito de iniciativa, autonomia e competências interpessoais. O candidato deverá frequentar um curso de mestrado sobre o tema do projeto, de modo a que possa concluir a sua dissertação integrada no projeto no final da bolsa, no ano letivo de 2019/2020. O candidato deverá estar disponível para a realização de trabalho de campo na região da serra da Estrela, com a possibilidade de permanência durante períodos longos na região.

iv. REMUNERAÇÃO

O subsídio mensal a conceder será estabelecido de acordo com a tabela da FCT relativa às Bolsas de investigação, no valor de 752,38€ (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

v. APRESENTAÇÃO DAS CANDIDATURAS

v.1. Prazos

Serão apenas admitidas candidaturas recebidas por email entre os dias 8 a 19 de Julho de 2019, correspondendo a um prazo de dez dias úteis após a publicação deste anúncio.

v.2. Documentos de candidatura

As candidaturas deverão ser acompanhadas da seguinte documentação:

a. Carta de motivação;

b. Documentos comprovativos de que o candidato reúne as condições exigíveis para o tipo de bolsa a que concorre, nomeadamente os certificados de habilitações;

c. Curriculum Vitæ do candidato;

d. Outros documentos considerados relevantes para a candidatura.

e. Declaração de prévio consentimento para comunicação por meios electrónicos (disponível em www.ceg.ulisboa.pt).

v.3. Entrega da candidatura.

As candidaturas devem ser enviadas em suporte digital para o seguinte email: ceg@campus.ul.pt dirigidas ao Presidente do Júri, devidamente identificadas e acompanhadas da documentação necessária, com a referência: ALTITD3-BI-LIC-2019

vi. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada com base nos seguintes critérios:

- Curriculum vitæ do candidato (A – até um máximo de 8 valores);

- Experiência de trabalho em Sistemas de Informação Geográfica (B – até um máximo de 4 valores);

- Experiência de modelação com PIX4D (C – até um máximo de 4 valores);

- Motivação do candidato para a tarefa (D – até um máximo de 4 valores);

A ausência de experiência em voo, cartografia e modelação usando veículos aéreos não-tripulados, e/ou a impossibilidade de conclusão de uma dissertação de mestrado sobre o tema do projeto no ano letivo de 2019/2020, são critérios de exclusão do concurso.

O júri pode, caso entenda necessário, convocar os candidatos colocados nas 3 primeiras posições para uma entrevista, sendo que, neste caso, a entrevista tem um peso de 30% a acumular à pontuação obtida na primeira fase de seleção, que entrará com um peso de 70%. A realização de entrevista, decorrerá em data e hora a comunicar oportunamente aos candidatos.

vii. JÚRI DE SELEÇÃO

O júri de seleção das candidaturas da presente bolsa é composto pelos seguintes elementos:

- Professor Doutor Gonçalo Vieira (Presidente);

- Professora Doutora Carla Mora (1.º Vogal);

- Professor Doutor Pedro Pina (2.º Vogal).

viii. PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATURAS

Os resultados da avaliação das candidaturas serão divulgados até 10 dias após a realização dos procedimentos de seleção, mediante Projeto de lista ordenada que será afixada nos locais de estilo, publicitada na página eletrónica do Centro de Estudos Geográficos (www.ceg.ulisboa.pt) e comunicada por email aos candidatos. Do projeto de lista de classificação final podem os candidatos reclamar no prazo de 10 dias úteis contados a partir da sua afixação / publicitação.


Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Temporário

País: Portugal

Localidade: Lisboa

Instituição de acolhimento: Centro de Estudos Geográficos


Data limite de candidatura: 19 July 2019
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa

Endereço:
Centro de Estudos Geográficos - IGOT-ULisboa - Edifício IGOT - Rua Branca Edmée Marques
Lisboa - 1600-276 Lisboa
Portugal

Email: ceg@campus.ul.pt

Website: http://www.ceg.ulisboa.pt

3. Habilitações académicas
3. Required education Level

Grau: Licenciado
Domínio científico: Geography
4. Línguas exigidas
4. Required languages

Língua: English
Prioridade Média
Leitura: Excelente
Escrita: Bom
Compreensão: Bom
Conversação: Excelente
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio