Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: 60be7622-f927-4775-a7a8-0af188bd9c5b

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Investigação Mestre

Referência: REQUIMTE 2019-61

Área científica genérica: Chemistry

Área científica específica:

Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação Mestre, no âmbito do projeto com a referência PTDC/QUI-QFI/31689/2017 RDB-TS: Uma base de dados de reações químicas baseadas em informação de estados de transição derivados de cálculos quânticos, financiado por Fundos Nacionais através da FCT/MCTES e Fundos FEDER através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização - COMPETE 2020 (POCI-01-0145-FEDER-031689), na instituição REQUIMTE.

Texto do anúncio

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação Mestre, no âmbito do projeto com a referência PTDC/QUI-QFI/31689/2017 RDB-TS: Uma base de dados de reações químicas baseadas em informação de estados de transição derivados de cálculos quânticos, financiado por Fundos Nacionais através da FCT/MCTES e Fundos FEDER através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização - COMPETE 2020 (POCI-01-0145-FEDER-031689), na instituição REQUIMTE, nas seguintes condições:

 

Área Científica: Química

Área Científica Específica: Química Computacional

Requisitos de admissão: Os candidatos devem possuir grau de mestre em Química, Bioquímica, Ciências Farmacêuticas, informática ou áreas afins.

Fator preferencial: Experiência em modelação molecular ou simulações computacionais e programação em PHP, HTML, CSS e bases de dados.

 

Plano de trabalhos: O plano de trabalhos foca-se no desenvolvimento de uma plataforma web que será utilizada para apresentar, procurar e manipular dados relativos a estados de transição. O projeto envolve as seguintes tarefas: i) criação de uma base de dados onde possam ser armazenados dados referentes a estruturas de estados de transição; ii) criação de um formato universal para o armazenamento destes dados; iii) Desenvolvimento de um site web interativo para a apresentação e procurar nos dados presentes na base de dados.

 

Legislação e regulamentação aplicável: a bolsa é atribuída ao abrigo da Lei nº40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor  http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2018.pdf.

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido na unidade de investigação UCIBIO, no grupo BioSIM, no Departamento de Biomedicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, sob a orientação científica do Doutor Nuno Cerqueira e do Doutor Sérgio F. Sousa.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 6 meses, eventualmente renovável por um período adicional de 6 meses, perfazendo uma duração máxima da bolsa de 12 meses, com início previsto para  Outubro de 2019.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 989,70 Euros, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o respetivo pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.

 

Métodos de selecção: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: i) Área científica de formação e sua classificação  – 20% (classificação de 0-20); ii) Prática de investigação científica – 40% (classificação de 0-20); Será bonificada a experiência de desenvolvimento de páginas web  em 50% relativamente à classificação atribuída. iii) Publicações e comunicações científicas e sua relevância – 40% (classificação de 0-20). O júri poderá eventualmente decidir efetuar entrevistas presenciais a candidatos(as) selecionados(as) para a seriação final, sendo que nesta situação a entrevista terá um peso de 25%.

 

Composição do Júri de Selecção: Doutor Nuno Cerqueira (Presidente), Doutor Sérgio Sousa (Vogal), Professor Doutor Pedro Silva (Vogal), Professor Doutor André Melo (Vogal Suplente).

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de afixação nas instalações da Instituição, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

 

Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 14/08/2019 a 28/08/2019.

Forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: carta de motivação; curriculum vitae; certificados de habilitações; outros documentos considerados relevantes.

As candidaturas devem ser formalizadas através de email enviado para bolsas@iceta.up.pt, contendo obrigatoriamente em assunto a referência a que se candidata (Referência REQUIMTE 2019-61), sob pena de exclusão da candidatura.

 




Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: PORTO

Instituição de acolhimento: Requimte


Data limite de candidatura: 28 August 2019
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: REQUIMTE - Rede de Quimica e Tecnologia

Endereço:
Apartado 55141
Porto - 4050-994 Porto
Portugal

Email: bolsas@iceta.up.pt

Website: http://www.requimte.pt/laqv/concursos-abertos-open-calls

3. Habilitações académicas
3. Required education Level

Grau: Mestrado
Domínio científico: Chemistry
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio