Texto do anúncio
Área Científica: Química, Bioquímica, Biotecnologia ou áreas afins
Requisitos de admissão: Doutoramento em Química, Bioquímica, Biotecnologia ou áreas afins, com experiência demonstrada no desenvolvimento e caracterização química e bioquímica de produtos agroalimentares de origem vegetal e seus resíduos utilizando metodologias e técnicas de caracterização atuais. Será dada preferência a candidatos recém-doutorados (com doutoramento há menos de 3 anos).
Plano de trabalhos: Desenvolver, no âmbito de uma equipa multidisciplinar do projeto AgroForWealth, um trabalho de caracterização química e bioquímica de resíduos agroindustriais, Brassica spp., maçã e frutos vermelhos, assim como a formulação e desenvolvimento de novos produtos.
Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) na redação em vigor à data da entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto, face à norma transitória do artigo 4.º deste último diploma legal; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2018.pdf) e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Química da Universidade de Aveiro (LAQV-QOPNA), sob a orientação científica dos Doutores Manuel A. Coimbra e Sílvia M. Rocha.
Duração da bolsa: bolsa terá à duração de 3 meses (podendo ser renovada até ao fim do projeto), com início previsto em janeiro de 2020.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O O montante da bolsa corresponde a 1509,80 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).
Métodos de selecção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Análise do CV (70%) e experiência relevante para o plano de trabalhos (30%), sendo dada preferência a recém-Doutorados. Em caso de dúvida, os primeiros 3-5 candidatos serão convidados para uma entrevista; nestes casos a avaliação anterior valerá 70% e a entrevista valerá 30%. Candidatos avaliados com classificação inferior a 14 valores em 20 serão excluídos.
Composição do Júri de Seleção: Doutores Manuel A. Coimbra (Presidente), Sílvia M. Rocha e Augusto Tomé e como vogais suplentes os Doutores Armando Silvestre e Artur Silva.
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Departamento de Química da Universidade de Aveiro, sendo os candidatos notificado através de e-mail.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 20 de novembro a 19 de dezembro de 2019.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio, por e-mail, de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e outros documentos e indicadores considerados relevantes. As candidaturas deverão ser submetidas por correio eletrónico ao cuidado do Prof. Doutor Manuel A. Coimbra (mac@ua.pt) dentro do prazo estabelecido.
|