Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: f32f184d-65bb-4a9d-8879-e8725d0b08cc

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Investigação (Mestre)

Referência: WJCR/029/BI/2019

Área científica genérica: Psychological sciences

Área científica específica: Psychology

Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso com a referência WJCR/029/BI/2019 para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação (Mestre) no âmbito das atividades do Centro de Investigação William James, com a referência UID/4810, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia - FCT


Texto do anúncio

Encontra-se aberto concurso com a referência WJCR/029/BI/2019 para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação (Mestre) no âmbito das atividades do Centro de Investigação William James, com a referência UID/04810, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia - FCT.

Área Científica: Psicologia

Requisitos de admissão:
Mestrado em Psicologia. Valoriza-se experiência prévia em investigação, no domínio da Psicologia Cognitiva e Experimental nomeadamente na recolha de dados em contexto laboratorial. São fatores preferenciais conhecimentos avançados na recolha de medidas psicofisiológicas (i.e., electromiografia; Mindware system) e na programação e recolha de movimento ocular (EyeLink 1000 plus) bem como proficiência nos respetivos programas de análise (BioLab, Experiment Builder e DataViewer, respectivamente). Conhecimentos na elaboração de bases de dados e de análise estatística. Domínio da língua inglesa falada e escrita e competência em revisões sistemáticas de literatura.

Plano de trabalhos:
Uma parte considerável do trabalho consistirá em dar apoio aos estudos em curso a decorrer, nomeadamente na recolha e tratamento de dados. Haverá oportunidade para contribuir activamente para todo o processo de investigação, desde ajudar a pensar as hipóteses e a desenhar os estudos, até colaborar (e ter respectiva co-autoria) em artigos resultantes. Neste sentido, esta é uma oportunidade para jovens investigadores que desejem desenvolver as suas competências científicas e o seu currículo académico.

Legislação e regulamentação aplicável:
Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, alterada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto; Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf).


Local de trabalho: 
O trabalho será desenvolvido no Centro de Investigação William James, no ISPA – Instituto Universitário, e eventualmente noutros locais necessários à execução do plano de trabalhos, sob a orientação científica do Prof. Gün R. Semin.

Duração da bolsa:
A bolsa terá a duração de 12 meses, eventualmente renovável por períodos idênticos até ao limite máximo permitido pela sua tipologia e condicionada à disponibilidade do financiamento, com início previsto em janeiro 2020.

Valor do subsídio de manutenção mensal:
O montante da bolsa corresponde a 989,70€ , conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (www.fct.pt/apoios/bolsas/valores) que será paga mensalmente por transferência bancária. O Bolseiro usufruirá de um seguro de acidentes pessoal e, caso não se encontrem abrangidos por qualquer regime de proteção social, podem assegurar o exercício do direito à segurança social mediante adesão ao regime do seguro social voluntário, nos termos previstos no Decreto-Lei n.º 40/89, de 1 de Fevereiro).

Métodos de seleção:
Para a seriação dos candidatos serão aplicados os seguintes critérios:

Numa primeira fase, a seriação dos candidatos será realizada com base na avaliação curricular, que terá em conta os seguintes critérios, classificados numa escala de 1 a 5, cada com uma ponderação respetiva:
i)         classificação final de mestrado (20%),   
ii)        experiência prévia em recolha de dados em contexto laboratorial e conhecimentos aprofundados na recolha de medidas psicofisiológicas e movimento ocular (60%),
iii)       curriculum vitae e carta de motivação (20%).
Caso se mostre necessário, poderão ser entrevistados os 3 candidatos melhor posicionados, sendo que nesta situação, a ponderação será de avaliação curricular (60%) e entrevista de seleção (40%). A entrevista aos candidatos avaliará cada candidato nos seguintes domínios: Conhecimentos específicos para o perfil indicado, de acordo com os fatores preferenciais; Motivação, dinamismo e visão estratégica do candidato; Capacidade de comunicação oral e escrita da língua inglesa; Organização e estruturação dos conteúdos apresentados ao longo da entrevista.

Na eventualidade de nenhum dos candidatos possuir o perfil indicado para a realização do plano de trabalhos o júri reserva-se o direito de não atribuir a bolsa a concurso.

Composição do Júri de Seleção:
Professor Doutor Gün Semin (Presidente do Júri); Professora Doutora Manuela Veríssimo (vogal efetivo); Professor Doutor António J. Santos (vogal efetivo).

Forma de publicitação/notificação dos resultados:
Todos os candidatos serão notificados através de correio eletrónico. Uma vez notificados, caso desejem, os candidatos têm dez dias úteis para se pronunciarem. Decorrido este prazo, o candidato/a selecionado dispõe de dez dias úteis para aceitar, por escrito, a bolsa atribuída, sob pena de, não sendo invocado motivo atendível dentro do referido prazo, tal equivaler a renúncia ou desistência da bolsa.

Em caso de renúncia ou desistência por parte do/a candidato/a selecionado/a, o júri reserva-se no direito de notificar e atribuir a bolsa a concurso, o/a(s) candidato/a(s) classificado/a(s) no(s) lugar(es) subsequente(s), se aplicável, e de acordo com a lista de seriação final.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:
O concurso encontra-se aberto no período de 03/12/2019 a 17/12/2019. As candidaturas devem ser formalizadas, sob pena de não admissão a concurso em caso de incumprimento, através do envio de Curriculum Vitae detalhado, cópia de Certificado de Habilitações, e Carta de Motivação. As candidaturas deverão indicar no campo do Assunto a referência  WJCR/029/BI/2019 do concurso e serem remetidas por correio eletrónico para concursos-cgi@ispa.pt  e cgi-candidaturas@ispa.pt. Podem ser excluídos de admissão ao concurso os candidatos que formalizem incorretamente a sua candidatura ou que não comprovem os requisitos exigidos no presente concurso. O Júri reserva-se o direito de exigir a qualquer candidato, em caso de dúvida, a apresentação de documentos comprovativos das suas declarações.



Número de vagas: 1

Tipo de contrato:

País: Portugal

Localidade: Lisboa

Instituição de acolhimento: ISPA - Instituto Universitário


Data limite de candidatura: 17 December 2019
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Vazio
3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio