Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: 78b9efc8-2e41-4e5d-a89f-9c2d2b120200

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
BIPD | UIDB/50011/2020 - Ciência e Engenharia de Materiais

Referência: BIPD | UIDB/50011/2020 - Ciência e Engenharia de Materiais

Área científica genérica: Not available

Área científica específica:

Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação Pós-Doutoral no âmbito do projeto CICECO-Aveiro Institute of Materials, Ref. UIDB/50011/2020, com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia/MCTES, no âmbito do novo acordo de parceria PT2020, nas seguintes condições:



Texto do anúncio

Área Científica: Ciência e Engenharia de Materiais


Requisitos de admissão: O candidato deve possuir o grau de doutoramento em Ciência e Engenharia de Materiais. O grau de doutor tem que ter sido obtido nos três anos anteriores à data de submissão da candidatura à bolsa. Deve ter experiência na preparação e caracterização de vidros à base de silicato de lítio e, em particular, no estabelecimento de correlações entre composição-estrutura-propriedades dos vidros. O candidato deve ter mais de 10 publicações científicas em revistas internacionais revisadas por pares no respetivo campo, e possuir experiência em modelação matemática dos sistemas de vidro, bem como um bom domínio na área da programação, de preferência na linguagem (C ++ / python).

São elegíveis os candidatos que cumpram o disposto na alínea b) do n.º 1 e no n.º 2 do artigo 2.º do Estatuto do Bolseiro de Investigação, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto, e ainda o regime estabelecido no artigo 7.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira terá de ser reconhecida por instituição de ensino superior portuguesa, nos termos do disposto no artigo 25.º do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, que aprova o regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de Ensino Superior, atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, e da alínea e) do n.º2 do artigo 4º do Decreto-Lei nº 60/2018, de 03 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data do ato de contratação.

 

Plano de trabalhos: O projeto visa o desenvolvimento de vidros condutores de iónicos para serem usados como eletrólitos sólidos para baterias de iões de lítio. O trabalho será realizado com vidros à base de silicato de lítio. Várias composições dos vidros, envolvendo os componentes Li2O, SiO2, K2O, Al2O3, P2O5, V2O5 etc., serão preparadas e testadas. A estrutura de vidro será sondada pelas técnicas de RMN, FTIR e XPS. O comportamento como condutor iónico será estudado por espectroscopia de impedância. A modelagem matemática da estrutura de vidro será realizada para desenvolver correlações entre composição-estrutura-propriedades dos vidros.


Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto; Regulamento n.º 950/2019, de 29 de novembro, publicado em Diário da República n.º 241, 2.ª Série, de 16 de dezembro (Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I.P.); Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto (Regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de ensino superior atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras).

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica, CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Professor José Maria da Fonte Ferreira.


Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 4 meses, com início previsto em março de 2020, eventualmente renovável até ao limite do prazo de execução do projeto.


Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €1 600,00, conforme tabela de valores de subsídios mensais de manutenção, fixados no anexo I do Regulamento n.º 950/2019.


Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: entrevista e avaliação curricular. A entrevista visa aquilatar acerca da eventual experiência de investigação dos candidatos nos tópicos de interesse e terá uma valoração de 60%, sendo os restantes 40% atribuídos à avaliação curricular. Se nenhum candidato reunir os requisitos mínimos julgados necessários, a bolsa não será atribuída.

 

Composição do Júri de Seleção: O júri será presidido pelo Prof. José Maria de Fonte Ferreira, e contará com a Prof. Isabel Margarida Miranda Salvado, e o Dr. Hugo Alexandre Gonçalves da Rocha Fernandes, como vogais efetivos, e com o Prof. Pedro Manuel Quintanilha Mantas e o Dr. Luis Mafra como vogais suplentes.


Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 17 a 28 de fevereiro de 2020, sendo apenas admitidas candidaturas dentro do prazo estabelecido.  

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes. Deverá também indicar o endereço de correio eletrónico para o qual, por essa indicação, aceita ser notificado para todos os efeitos no âmbito deste procedimento.

As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico para jmf@ua.pt. 


Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada por ordem alfabética afixada na página web da Universidade, no prazo máximo de 5 dias úteis após data final de submissão de candidatura, e o candidato(a) aprovado(a) notificado através correio eletrónico, sendo fixado para efeito de audiência prévia de interessados o prazo de 10 dias úteis, previsto pelo Código do Procedimento Administrativo. No final do prazo fixado para audiência dos interessados e, no caso de ausência de qualquer resposta dos mesmos, a lista de seriação de candidatos converter-se-á em definitiva. Da decisão final, os candidatos podem interpor reclamação no prazo de 15 dias úteis, ou recurso para o órgão executivo máximo da entidade financiadora no prazo de 30 dias úteis após a notificação de decisão final, de acordo com o previsto no artigo 12.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia.




Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Informação não disponível

País: Portugal

Localidade: Aveiro

Instituição de acolhimento: Universidade de Aveiro


Data limite de candidatura: 28 February 2020
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: CICECO - Aveiro Institute of Materials | Universidade de Aveiro

Endereço:
Campus Universitário de Santiago
Aveiro - 3810–193
Portugal

Email: ciceco@ua.pt

Website: http://www.ciceco.ua.pt/

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio