Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: a14fb721-df26-4851-bed1-6c9f9c0baaf2

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
1 Bolsa de Investigação (BI) para licenciado/a

Referência: FCSH / IPRI / Os Grupos de Interesse no Sistema Político Português / 1 BI licenciado/a

Área científica genérica: Political sciences

Área científica específica:

Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa para Atividades de I&D a realizar por estudantes de mestrado, mestrado integrado ou por licenciados e mestres no âmbito do projeto “Os Grupos de Interesse no Sistema Político Português” (IPRI-NOVA), financiado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, nas seguintes condições:

Texto do anúncio

Área Científica: Ciência Política

Requisitos de admissão:
• Licenciatura em Ciência Política, Sociologia, Psicologia, ou áreas afins;
• Domínio falado e escrito das línguas portuguesa e inglesa.

São considerados fatores preferenciais:
• Experiência prévia de investigação nas áreas de grupos de interesse, representação política ou políticas públicas, seja através de projetos, comunicações e/ou publicações;
• Experiência no uso dos métodos quantitativos (inquéritos, tratamento e análise de dados) e qualitativos (realização de entrevistas, análise de conteúdo de textos políticos).

Plano de trabalhos:
1) Recolha de dados sobre visibilidade dos grupos de interesse na imprensa (Expresso, Público e Diário de Notícias) entre 1976 e 2019. O objetivo final é a construção de uma base de dados com as notícias relativas aos principais grupos de interesse, utilizando um codebook previamente elaborado para o efeito.
2) Apoio ao planeamento e à realização de um inquérito à população sobre o papel dos grupos de interesse. O objetivo é recolher dados da opinião pública aplicando um questionário previamente elaborado sobre este objeto de estudo.
3) Apoio à recolha e análise de dados sobre o papel dos grupos de interesse no parlamento, considerando os debates parlamentares realizados no período democrático.

Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. - em vigor

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no IPRI-NOVA da NOVA FCSH, sob a orientação científica do Professor Doutor Marco Lisi.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em 1 de março de 2020.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 798, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular (100%). O júri reserva-se o direito de realizar entrevistas para esclarecer aspetos da candidatura nos casos em que julgue necessário.

Composição do Júri de Seleção:
Marco Lisi (presidente)
Enrico Borghetto (vogal)
Rui Branco (vogal)

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final afixada em local visível e público do IPRI-NOVA, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 10 a 21 de fevereiro de 2020.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:
(i) curriculum vitae e contactos pessoais (incluindo número de telefone); (ii) cópia do(s) certificado(s) de habilitações (com as notas das unidades curriculares discriminadas); (iii) certificados de cursos de análise de dados quantitativos e/ou qualitativos com discriminação da instituição onde fora feitos, a sua duração e as notas obtidas; (iv) declarações comprovativas da experiência de investigação (locais onde teve lugar, investigadores responsáveis, duração); (v) carta de apresentação detalhando a experiência anterior da/o candidata/o e motivação para se candidatar a esta bolsa.

As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, durante o período 10h-18h, para Av. de Berna, 26C Lisboa - 1069-061 Portugal, ou remetidas por email para ipri@fcsh.unl.pt, com o assunto «Candidatura Projeto GRIP-FFMS».


Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Temporário

País: Portugal

Localidade: Lisboa

Instituição de acolhimento: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas


Data limite de candidatura: 21 February 2020
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Endereço:
Av. de Berna, 26 C
Lisboa - 1069-061
Portugal

Email: ipri@fcsh.unl.pt

Website: http://www.fcsh.unl.pt

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio