Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: f5f1e0a4-e6d4-4a49-b849-69ba919e83f7

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
3 (três) bolsas de investigação (BI) para estudantes inscritos em mestrado

Referência: FCSH / IFILNOVA / UIDP/00183/2020 / 3 BI

Área científica genérica: Not available

Área científica específica:

Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 3 (três) bolsas de investigação, adiante designadas por BI, para a realização de atividades de I&D por estudantes inscritos em mestrado, visando a consolidação da sua formação científica através do desenvolvimento de trabalhos de investigação conducentes à obtenção do respetivo grau académico integrados ou não em projetos de I&D, nas áreas de Estética (1 bolsa), Filosofia Geral (1 bolsa) e Filosofia Política (1 bolsa), no âmbito do projeto UIDP/00183/2020 do IFILNOVA, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC), nas seguintes condições:

Texto do anúncio

Área Científica: Estética, Filosofia Geral e Filosofia Política

Requisitos de admissão: As BI destinam-se a candidatos inscritos no Curso de Mestrado em Filosofia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa nas áreas de especialização em Estética, Filosofia Geral e Filosofia Política e que pretendam desenvolver atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de mestre no IFILNOVA.

Requisitos de Admissibilidade do Candidato

Podem candidatar-se ao presente concurso:
Cidadãos nacionais ou cidadãos de outros Estados membros da União Europeia;
Cidadãos de Estados terceiros;
Apátridas;
Cidadãos beneficiários do estatuto de refugiado político.

Para concorrer a Bolsa de Investigação para Mestre é necessário:
Ser licenciado na área de Filosofia ou em áreas consideradas afins;
Residir em Portugal de forma permanente e habitual, requisito aplicável tanto a cidadãos nacionais como a cidadãos estrangeiros.

Requisitos de Admissibilidade da Candidatura

É indispensável, sob pena de não admissão ao Concurso, anexar à candidatura os seguintes documentos:
Elementos do bilhete de identidade/cartão de cidadão/passaporte;
Curriculum vitae do candidato;
Certificados de habilitação dos graus académicos detidos, especificando obrigatoriamente a classificação final e, se possível, as classificações obtidas em todas as disciplinas realizadas, ou, em alternativa, declaração de honra do candidato em como concluiu o grau de licenciado até ao final do prazo de candidatura;
Registo de reconhecimento dos graus académicos atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras e registo da conversão da respetiva classificação final para a escala de classificação portuguesa, ou, em alternativa, declaração de honra do candidato em como obteve o reconhecimento do grau estrangeiro equivalente ao de licenciado até ao final do prazo de candidatura;
Comprovativo de inscrição no Mestrado em Filosofia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa;
Carta de motivação;
Plano de trabalho contendo objetivos (máximo 250 palavras), estado da arte (máximo 500 palavras) e descrição detalhada (máximo 750 palavras);
Carta de Recomendação;
Declaração por parte do(s) orientador(es) assumindo a responsabilidade pela supervisão do plano de trabalhos;
Redigir a candidatura e todos os documentos a ela associados, incluindo as cartas de motivação e recomendação, em língua portuguesa ou em língua inglesa.

Relativamente aos requisitos de admissibilidade acima mencionados faz-se notar o seguinte:
No caso de graus académicos atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, e por forma a garantir a aplicação do princípio da igualdade de tratamento a candidatos que detêm graus académicos estrangeiros e nacionais, é obrigatório o reconhecimento desses graus e a conversão da respetiva classificação final para a escala de classificação portuguesa.
O reconhecimento de graus académicos e diplomas estrangeiros bem como a conversão da classificação final para a escala de classificação portuguesa pode ser requerido em qualquer instituição de ensino superior pública, ou na Direção-Geral do Ensino Superior (DGES, apenas para o caso do reconhecimento automático). Relativamente a esta matéria, sugere-se a consulta do portal da DGES através do seguinte endereço: http://www.dges.gov.pt.
Só serão admitidos candidatos que tenham concluído o ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado até ao final do prazo de candidatura. Caso ainda não disponham da certidão de conclusão de curso, será aceite declaração de honra dos candidatos em como concluíram as habilitações necessárias para efeitos do concurso até ao final do prazo de candidatura. A conceção da bolsa está sempre dependente da apresentação dos comprovativos da titularidade das habilitações académicas necessárias à concessão da bolsa.

Plano de trabalhos:
O principal objetivo do Instituto de Filosofia da NOVA (IFILNOVA) é o desenvolvimento de programas de investigação focados na ação humana e na construção de valores nos planos ético, estético, político e argumentativo. De forma a cumprir este objetivo, o IFILNOVA desenvolve programas de investigação sobre o tema dos valores, em especial da normatividade das regras e da argumentação, direcionados para o estudo, desenvolvimento e investigação de teorias filosóficas e da sua aplicação às práticas e problemas sociais.
Estes programas são desenvolvidos em quatro laboratórios, que têm métodos e perspetivas diferentes: o ArgLab considera o problema dos valores da perspetiva da argumentação, da filosofia da linguagem, da epistemologia e da filosofia da mente; o CultureLab considera o problema dos valores da perspetiva da história da filosofia, da filosofia da história, da filosofia da cultura, da antropologia filosófica e da estética; o EpLab considera-o da perspetiva da ética e da filosofia política; o CineLab considera-o no quadro de uma investigação sobre a relação entre filosofia e cinema.
O plano de trabalho proposto por cada candidato deve inserir-se no âmbito dos programas desenvolvidos por um destes laboratórios.

Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. - https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Instituto de Filosofia da Nova da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação científica do(s) investigador(es) do IFILNOVA escolhidos pelos candidatos.

Duração da(s) bolsa(s): As BI destinam-se a financiar a realização, pelo bolseiro, de atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de mestre.

As atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de mestre decorrerão no IFILNOVA, o qual será a instituição de acolhimento dos bolseiros.

As atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de mestre dos bolseiros selecionados devem estar enquadradas no plano de atividades e estratégia do IFILNOVA e devem ser desenvolvidas no âmbito dos seguintes Cursos:
Curso de Mestrado em Filosofia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa – Área de Especialização em Estética (1 bolsa)
Curso de Mestrado em Filosofia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa – Área de Especialização em Filosofia Geral (1 bolsa)
Curso de Mestrado em Filosofia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa – Área de Especialização em Filosofia Política (1 bolsa)

A duração das bolsas é semestral, renovável até ao máximo de 18 meses. Com data de início prevista para outubro de 2020.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €798, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).

Métodos de seleção: A avaliação tem em conta o mérito do candidato, o mérito da carta de motivação, o mérito do plano de trabalho e a carta de recomendação.

As candidaturas consideradas admissíveis serão pontuadas numa escala de 1 a 20 valores em cada um dos seguintes critérios de avaliação:
Critério A – Mérito do candidato, com o peso de 40%
Subcritério A1 – Formação académica e classificações dos graus obtidos, com o peso de 20%
Subcritério A2 – Percurso curricular, com o peso de 20%
Critério B – Mérito da carta de motivação, com o peso de 10%
Critério C – Mérito do plano de trabalho, com o peso de 40%
Critério D – Carta de recomendação, com o peso de 10%.

Para efeitos da decisão sobre a concessão de bolsas, os candidatos serão ordenados de acordo com a média ponderada da classificação obtida em cada um dos quatro critérios, traduzida pela seguinte fórmula:
+ Classificação Final =( ×A)+( ×B)+( ×….)

Para efeitos de desempate, a ordenação dos candidatos será efetuada com base nas classificações atribuídas a cada um dos critérios de avaliação pela seguinte ordem de precedência: critério A, critério C, critério B, critério D.

Aviso importante para candidatos com diplomas emitidos por instituições de ensino superior estrangeiras:
Os candidatos com diplomas emitidos por instituições de ensino superior estrangeiras podem candidatar-se e serão avaliados com os mesmos critérios que os candidatos com diplomas emitidos por instituições portuguesas, desde que apresentem, em candidatura, prova do reconhecimento dos graus académicos e da conversão da classificação final para a escala de classificação portuguesa nos termos da legislação aplicável.

Os candidatos com diplomas estrangeiros que não apresentem prova da conversão da classificação final para a escala de classificação portuguesa serão avaliados com a classificação mínima (10 valores) no critério A1.

Em qualquer caso, os contratos de bolsa com candidatos com diplomas emitidos por instituições estrangeiras só serão celebrados mediante a apresentação da prova de reconhecimento dos graus académicos e conversão da classificação final, conforme acima indicado.

Não são elegíveis para concessão de bolsa os candidatos cuja candidatura seja avaliada com uma classificação final inferior a 16 valores.

Composição do Júri de Seleção:
Dina Serra da Luz Mendonça, IFILNOVA (Presidente)
Filipe Miguel Nobre da Silva Faria, IFILNOVA
Nuno Sérgio Machado da Fonseca, IFILNOVA
Dima Mohammed, IFILNOVA (suplente)

Os membros do júri, incluindo o presidente, não podem ser orientadores ou coorientadores de candidatos com candidaturas submetidas ao concurso.

O júri de seleção apreciará as candidaturas de acordo com os critérios de avaliação constantes do presente Aviso de Abertura de Concurso, ponderando os elementos de apreciação.

Todos os membros de júri, incluindo o presidente, estabelecem o compromisso de respeitar um conjunto de responsabilidades essenciais ao processo de avaliação, tais como os deveres da imparcialidade, da declaração de quaisquer potenciais situações de conflito de interesses e da confidencialidade. Em todos os momentos do processo de avaliação, a confidencialidade é totalmente protegida e assegurada de modo a garantir a independência de todos os pareceres produzidos.

Para cada candidatura será produzida, pelo júri, uma ficha de avaliação final onde de forma clara, coerente e consistente sejam apresentados os argumentos que conduziram às classificações atribuídas a cada um dos critérios e subcritérios de avaliação.

Das reuniões do júri de seleção será produzida ata da responsabilidade de todos os seus membros. A ata e os seus anexos devem incluir, obrigatoriamente, a seguinte informação:
Nome e afiliação de todos os membros do júri de seleção;
Identificação de todas as candidaturas excluídas e respetiva fundamentação [caso aplicável];
Metodologia adotada pelo júri para casos considerados particulares [caso aplicável];
Fichas de Avaliação Final de cada candidato;
Lista provisória de classificação e seriação dos candidatos, por ordem decrescente da classificação final, de todas as candidaturas avaliadas pelo júri;
Declarações de CDI de todos os membros do júri;
Eventuais delegações de voto e competências por motivo de ausência justificada [caso aplicável].

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados da avaliação são comunicados via e-mail para o endereço de correio eletrónico utilizado pelo candidato para remessa da candidatura/indicado na candidatura.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso está aberto entre 28 de julho de 2020 e as 24 h 00 (hora de Lisboa) de 10 de agosto de 2020.

As candidaturas e os documentos de suporte à candidatura previstos no presente Aviso de Abertura de Concurso devem ser submetidos, obrigatoriamente, por correio eletrónico enviado para ifilnova@fcsh.unl.pt.

Cada candidato poderá submeter apenas uma candidatura, sob pena de cancelamento de todas as candidaturas submetidas.

A prestação de falsas declarações ou a realização de atos de plágio por parte dos candidatos é motivo para cancelamento da candidatura sem prejuízo da adoção de outras medidas de natureza sancionatória.


Número de vagas: 3

Tipo de contrato: Temporário

País: Portugal

Localidade: Lisboa

Instituição de acolhimento: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas


Data limite de candidatura: 10 August 2020
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Endereço:
Av. de Berna, 26 C
Lisboa - 1069-061
Portugal

Email: ifilnova@fcsh.unl.pt

Website: http://www.fcsh.unl.pt

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio