Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: e5aefcf4-5791-4a36-8643-018d6953b31b

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de investigação para estudante de mestrado (1 vaga)

Referência: UIDB/04516/2020/TRA/BIL/04

Área científica genérica: Computer science

Área científica específica:

Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma (1) Bolsa Investigação no âmbito da Unidade de Investigação NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics (NOVA LINCS) / NOVA.ID.FCT – Associação para a Investigação e Desenvolvimento da FCT, UIDB/04516/2020, com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. através de fundos nacionais.



Texto do anúncio

1. Área Científica : Engenharia Informática

2. Requisitos de admissão : Licenciatura em Engenharia Informática, dando-se preferência a candidatos com conhecimentos sólidos em Aprendizagem Automática, Interação Pessoa-Máquina e Computação Multimédia.

3. Plano de trabalhos : Desenvolver soluções de visualização analítica dos níveis de utilização das estações das bicicletas GIRA que providenciará uma caracterização dos padrões temporais dos níveis de enchimento e esvaziamento das mesmas e identificará alguns dos fatores externos que mais influenciam estes padrões. Espera-se que o estudante produza, ou contribua para: (i) um relatório de qualidade de dados; (ii) um relatório identificando os padrões espaciais, temporais e espácio-temporais mais relevantes que foram detetados assim como quais os factores mais importantes que foram identificados e que influenciam os padrões previamente identificados; (iii) um conjunto de dashboards que permitam a visualização analítica dos dados explorados e de novas versões dos dados que venham a estar disponíveis; (iv) um modelo preditor dos níveis de esvaziamento e enchimento de estações ou grupos de estações GIRA.

4. Legislação e regulamentação aplicável : Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro, pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor ( https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf ).

5. Local de trabalho : O trabalho será desenvolvido no NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics / Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica do Professor Doutor João Carlos Gomes Moura Pires.

6. Duração da bolsa : A bolsa terá à duração de 6 meses. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado dentro da vigência do projeto.

7. Valor do subsídio de manutenção mensal : O montante da bolsa corresponde a € 798 conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.

8. Métodos de seleção : será feita uma classificação, numa escala de 0 a 20, tendo em consideração a ponderação dos seguintes métodos de seleção: a) avaliação curricular (50%) e b) experiência relevante para a execução do projeto (50%).

9. Composição do Júri de Selecção :

Presidente: Professor Doutor João Carlos Gomes Moura Pires.

Vogais efetivos: Professor Doutor Fernando Pedro Reino da Silva Birra e Professor Doutor Carlos Augusto Isaac Piló Viegas Damásio.

Vogais suplentes: Professor Doutor Nuno Manuel Robalo Correia.

10. Forma de publicitação/notificação dos resultados : Os resultados finais da avaliação serão notificados, até 90 dias após a data limite para a submissão de candidaturas, através de correio eletrónico, dos resultados propostos pelo júri, tendo acesso às atas e a à lista de ordenação. Após a notificação, os candidatos terão 10 dias úteis para se pronunciarem sobre o projeto de decisão, em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. A decisão final será tomada após o decurso do período de audiência prévia, novamente notificada a todos os candidatos através de correio eletrónico, cabendo reclamação da mesma, no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de e-mail utilizado para a notificação), ou recurso, no prazo de 30 dias úteis, endereçado à Direcção da NOVA.ID.FCT através do endereço aljb@fct.unl.pt .

11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas : O concurso encontra-se aberto no período de 08/06/2020 a 23/06/2020.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, cópia do certificado de habilitações e carta de motivação. As candidaturas deverão ser enviadas por e-mail ao cuidado do Prof. João Moura Pires, para o endereço jmp@fct.unl.pt e cc nova-lincs.secretariado@fct.unl.pt, indicando a referência UIDB/04516/2020/TRA/BIL/04.




Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Informação não disponível

País: Portugal

Localidade: Caparica

Instituição de acolhimento: NOVA.id.FCT - Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT


Data limite de candidatura: 23 June 2020
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: NOVA.ID.FCT - Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT

Endereço:
Universidade Nova de Lisboa - Campus de Caparica
Caparica - 2829-516
Portugal

Email: coord@novaidfct.pt

Website: http://www.novaid.fct.unl.pt/

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio