Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: 1100c542-fdd5-4186-aa2c-a330bba3707f

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
02 Bolsas de Iniciação à Investigação

Referência: BII_CFUL_jun20

Área científica genérica: Philosophy

Área científica específica:

Resumo do anúncio:

Concurso para a atribuição de 2 Bolsas de Iniciação à Investigação no âmbito do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (CFUL), financiada por fundos nacionais através da FCT/MCTES

Texto do anúncio

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 2 Bolsas de Iniciação à Investigação no âmbito do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (CFUL), financiada por fundos nacionais através da FCT/MCTES, nas seguintes condições:

 

Área Científica: Filosofia

 

Requisitos de admissão e condições de elegibilidade:

O candidato deverá estar inscrito no curso de Mestrado em Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e pretender desenvolver actividades de investigação, visando o início da sua formação científica, integrado num dos grupos de investigação do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.

 

São elegíveis para atribuição da bolsa:
a) Cidadãos nacionais ou cidadãos de outros Estados membros da União Europeia;
b) Cidadãos de Estados terceiros;
c) Apátridas;
d) Beneficiários do estatuto de refugiado político.

 

Plano de trabalhos:

O bolseiro deverá (i) seguir as recomendações do seu orientador científico e desenvolver com diligência as actividades necessárias à realização do projeto de investigação apresentado com a candidatura, enquadrado numa das seguintes áreas de estudo: (a) história da filosofia, (b) filosofia analítica ou (c) filosofia prática; e (ii) participar activa e empenhadamente nas actividades do grupo de investigação do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa em que venha a ficar integrado.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto, pelo Decreto-Lei n.º 89/2013, de 9 de julho, pelo Decreto-Lei n.º 233/2012, de 29 de outubro e pela Lei n.º 12/2013, de 29 de janeiro); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP – em vigor (2019) e Regulamento de Bolsas da Universidade de Lisboa, aprovado pela FCT,I.P, publicado por Despacho nº 6977/2015, no Diário da República, 2ª série, nº 120, de 23 de Junho e alterado e republicado por Despacho nº 3146/2019, no Diário da República, 2ª série, nº 57, de 21 de Março.

Local de exercício da actividade: As actividades relacionadas com a bolsa de investigação serão desenvolvidas no Centro de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sob supervisão do seu Director e do orientador científico do mestrado.

 

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em Setembro de 2020. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 12 meses.

Na sequência do procedimento para a atribuição da Bolsa,  se a lista de ordenação final, devidamente homologada, contiver um número de candidatos aprovados superior ao do número de Bolsas a ocupar, é sempre constituída uma reserva de recrutamento interna, a qual é utilizada no prazo máximo de 18 meses contados da data da homologação da lista de ordenação final, quando haja necessidade de ocupação por desistência do/a bolseiro/a.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 412,00€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (ver anexo I do Regulamento). As bolsas serão pagas mensalmente por transferência bancária. A este valor acresce o Seguro Social Voluntário, se aplicável, correspondente ao 1º escalão, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o Seguro de Acidentes Pessoais.

Também será concedido um subsídio de propina no equivalente ao montante anual de 1.200,00€ em vigor na FLUL.

O desempenho de funções a título de bolseiro é efetuado em regime de dedicação exclusiva, ao abrigo do Artº. 5º do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica.

 

Métodos de selecção: Os métodos de selecção a utilizar serão a avaliação do mérito do candidato (critério A) e do plano de trabalhos apresentado (critério B).

O mérito do candidato (critério A), com a ponderação de 70%, será avaliado segundo três subcritérios:

A1. Percurso académico (que reflecte as classificações dos graus académicos), com ponderação de 60% do mérito do candidato;

A2. Currículo Pessoal (que reflecte o percurso científico, profissional e académico, quando aplicável), com ponderação de 30% do mérito do candidato;

A3. Carta de motivação, com ponderação de 10% do mérito do candidato.

O mérito do plano de trabalhos (critério B), com a ponderação de 30%, será avaliado de acordo com o seguinte critério:

B. Definição clara das questões a investigar (enquadradas numa das áreas de estudo: (a) história da filosofia, (b) filosofia analítica ou (c) filosofia prática), dos objectivos a atingir, da metodologia a seguir e de um cronograma.

 

Composição do Júri de Selecção:

Presidente: Doutora Filipa Maria Oliveira de Almeida Afonso, Investigadora da FLUL

Vogais:

Doutor Domingos José Matos Sousa Faria, Investigador da FLUL

Doutor Ricardo Mendoza-Canales, Investigador da FLUL

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de projecto de lista ordenada, afixada em local visível e público do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, e publicitada na página electrónica da FLUL domiciliada na Internet (https://www.letras.ulisboa.pt/pt/investigacao/bolsas-flul).

Os resultados finais da avaliação serão divulgados até 90 dias úteis após a data limite de submissão de candidaturas.

Do projecto de lista de classificação final podem os candidatos reclamar no prazo de 10 dias úteis contados da sua afixação/publicitação.

A decisão final será tomada no prazo máximo de 60 dias úteis após a conclusão da audiência prévia de interessados.

O candidato aprovado será notificado através de e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 09 a 22 de julho de 2020.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

(a) Certificado de habilitações;

(b) Comprovativo da inscrição no curso de mestrado em Filosofia da FLUL;

(c) Curriculum vitae;

(d) Carta de motivação;

(e) Projecto de investigação, em se definam as questões a investigar, os objectivos, a metodologia e um cronograma (com máximo de 2.500 palavras).

 

Nenhum documento que devesse ter sido submetido em candidatura pode ser apresentado após o prazo fixado para o efeito no aviso de abertura.

 

Os documentos comprovativos da titularidade de graus académicos e diplomas, ou do respectivo reconhecimento quando tenham sido atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, podem ser dispensados em fase de candidatura aos apoios em causa, sendo substituídos por declaração de honra do candidato (minuta em anexo), ocorrendo a verificação dessa condição apenas em fase de contratualização da bolsa.

 

Em fase de candidatura, será suficiente que os candidatos comprovem que satisfazem as condições necessárias para se inscreverem nos ciclos de estudos conducentes à obtenção do grau académico ou em cursos não conferentes de grau académico. Em fase de contratualização de bolsa será necessário apresentar comprovativo de inscrição. 

 

 

As candidaturas poderão ser entregues, pessoalmente, durante o período 9-13h ou 14-17h, na morada a seguir indicada, remetidas por correio para o Centro de Filosofia, Faculdade de Letras, Alameda da Universidade, 1600-214 Lisboa, ou em processo digital enviado por correio electrónico para c.filosofia@letras.ulisboa.pt.

 

 

ANEXO

DECLARAÇÃO

 

Eu,                    (indicar nome)                             , por minha honra declaro que sou detentor/a do grau académico de                    (Licenciado/Mestre/Doutor)                             concedido por                    (indicar instituição que emitirá o diploma), comprometendo-me a entregar documento comprovativo da titularidade deste grau académico em fase de contratualização de bolsa, se for seleccionado/a.

________________, ____ de ____________________ de __________.

                                                           O/A Candidato/a

                                                                                 ________________________________

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DECLARATION

I,                 (indicate name)                , by my honor declare that I hold the academic degree of (Bachelor/ Master / Doctor) granted by   (indicate the institution that will issue the diploma)  . I hereby promise to provide proof of this degree in the contracting phase of this scholarship, if selected.

________________, ____ ________________ _________.

                                                     The Applicant

                                                                                                            ______________________________




Número de vagas: 2

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: Lisboa

Instituição de acolhimento: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa


Data limite de candidatura: 22 July 2020
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Endereço:
Alameda da Universidade, Cid. Universitária
Lisboa - 1600-214 Lisboa
Portugal

Email: drh@letras.ulisboa.pt

Website: http://www.letras.ulisboa.pt

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio