Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: 237b81e1-e221-45b4-9910-ca0ec51f2a58

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Investigação (BI)

Referência: BI_Uevora_EMSO

Área científica genérica: Engineering

Área científica específica:

Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre inscrito em ciclo de estudos ou curso não conferente de grau, no âmbito EMSO-PT – European Multidisciplinary Seafloor and Water Column Observatory, refª PINFRA/022157/2016, financiado pela FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC) e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI).

Texto do anúncio

Instituto de Ciências da Terra

Edital para atribuição de Bolsa de Investigação para Mestre

 

6 de outubro de 2020

 

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre inscrito em ciclo de estudos ou curso não conferente de grau, no âmbito EMSO-PT – European Multidisciplinary Seafloor and Water Column Observatory, refª PINFRA/022157/2016, financiado pela FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC) e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), nas seguintes condições:

 

Área Científica:

Geofísica, Geologia, Física, Engenharia

 

Requisitos de admissão:

O candidato deverá possuir um curso de 2º ciclo numa das áreas científicas definidas.

São fatores preferenciais conhecimentos em Geofísica e experiência na utilização de ferramentas computacionais, designadamente, para análise e processamento de sinal sísmico em contextos de análise da fonte ou da estrutura como a tomografia sísmica; utilização de bases de dados geográficas.

 

Conforme o Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT nº950/2019 de 16 de dezembro de 2019, artigo 3º e 6º, os candidatos a BI devem cumprir como condição regra para a atribuição da bolsa, a inserção efetiva em ciclos de estudos conducentes à atribuição de graus académicos ou em cursos não conferentes de grau académico.

 

 

Plano de trabalho:

Objetivos:

O bolseiro devera´ trabalhar no âmbito do projeto EMSO-PT, participando na gestão e controlo de qualidade dos dados sísmicos produzidos pelas estações das redes sismográficas associadas ao projeto, bem como nos estudos preliminares produzidos com dados dessas estações, nomeadamente estudos de sismicidade e afinação dos modelos de velocidade. O seu trabalho decorrerá em íntima colaboração com toda a equipa do projeto que analisa os mecanismos de fonte da região alvo e desenvolve os protocolos do protótipo de alarme precoce.

 

Plano das Atividades:

A1. Gestão e controlo de qualidade de dados sísmicos armazenados em bases de dados organizadas segundo o protocolo Seiscomp.

A2. Estabelecimento e implementação de protocolos e rotinas automáticas de controlo de qualidade disseminação dos dados em rede;

A4. Colaboração em estudos de sismicidade, modelos de velocidade e fonte sísmica incluindo os dados da rede;

A5. Participação na elaboração de relatórios de progresso, publicação de artigos e atividades de divulgação do projeto.

 

Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Estatuto do Bolseiro de Investigação (Lei nº40/2004 de 18 de agosto e decreto-lei nº 123/2019 de 28 de agosto) e de acordo com a legislação e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P em vigor, regulamento nº950/2019 de 16 de dezembro de 2019, https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt  .

 

Local de trabalho: Os trabalhos serão desenvolvidos no Instituto de Ciências da Terra - Universidade de Évora, sob a orientação científica do Prof. Doutor Bento Caldeira.

 

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de seis meses, com início previsto em novembro de 2020 e com possível renovação ate´ ao final do projeto.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1.064€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no Pais (http://fct.pt/apoios/bolsas/valores ), sendo os pagamentos efetuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária.

 

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:

 

A seleção é efetuada por uma avaliação curricular em que será ponderado:

1.       Classificação académica: 30%;

2.       Publicações e outras atividades relevantes 30 %

3.       Conhecimentos nas áreas da Geofísica, Sismologia e processamento de sinal: 20%;

4.       Experiência na utilização de linguagens e ferramentas computacionais (20%)

 

Se necessário, serão realizadas entrevistas aos candidatos.

 

Composição do Júri de Seleção:

Presidente do júri: Prof. Doutor Bento António Fialho Caeiro Caldeira

Vogal Efetivo: Prof. Mourad Bezzeghoud

Vogal Efetivo: Prof. Doutor José Fernando Borges

Vogal suplente Prof. Doutor Rui Salgado

Vogal suplente Prof. Maria João Costa

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público junto ao Secretariado do Instituto de Ciências da Terra da Universidade de Évora, localizado no Colégio Luís António Verney, Rua Romão Ramalho, nº 59, 7002-554 Évora, sendo os candidatos aprovados notificados através de e-mail.

Nos termos de direito de audiência prévia dos interessados o projeto de Classificação Final será anunciado por qualquer meio escrito a todos os interessados.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período 19 a 30 de outubro de 2020.  e os resultados da seleção serão publicados até 5 de novembro de 2020.

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e qualquer outro documento comprovativo e considerado relevante para a candidatura

 

As candidaturas deverão ser remetidas por correio ou e-mail para:

Prof. Doutor Bento António Fialho Caeiro Caldeira

Departamento de Física da universidade de Évora

e-mail: bafcc@uevora.pt

 

 

NOTA: os graus académicos obtidos em países estrangeiros necessitam de registo por uma Instituição Portuguesa de acordo com o Decreto-lei no. 66/2018, de 16 de agosto e a Portaria no. 33/2019, de 25 de janeiro. A apresentação do certificado e´ obrigatória para a assinatura do contrato. Mais informação poderá´ ser obtida em: https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/reconhecimento?plid=374 .

 




Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Temporário

País: Portugal

Localidade: Évora

Instituição de acolhimento: Universidade de Évora


Data limite de candidatura: 30 October 2020
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Universidade de Évora - ICT

Endereço:
Largo dos Colegiais 2
Évora - 7004-516 Évora
Portugal

Email: bafcc@uevora.pt

Website: http://www.uevora.pt/

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio