Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: d9586363-2288-49e6-a4fe-c943faa80a3f

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
BI | GAS2MAT-DNPSENS - Química

Referência: BI | GAS2MAT-DNPSENS - Química

Área científica genérica: Not available

Área científica específica:

Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto FCT “Espécies de CO2 formadas à superfície de materiais porosos para aplicações ambientais caracterizadas por RMN de polarização nuclear dinâmica” com a referência PTDC/QUI-QFI/28747/2017 (GAS2MAT-DNPSENS - POCI-01-0145-FEDER-028747), com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia/MCTES, através de fundos nacionais e, quando aplicável, cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do novo acordo de parceria PT2020, nas seguintes condições:



Texto do anúncio

Área Científica: Química


Requisitos de admissão: Estudantes inscritos em doutoramento ou mestres em Química, Engª química, Bioquímica, biotecnologia (ou áreas afins), inscritos em cursos não conferentes de grau académico integrados no projeto educativo de uma instituição de ensino superior. Os destinatários da bolsa deverão ter obtido uma média geral ponderada igual ou superior a 16 valores e ter experiência comprovada em trabalho de laboratório em pelo menos dois dos seguintes temas: i) caracterização estrutural de sistemas biomoleculares por técnicas de dispersão de neutrões ou técnicas de RMN; ii) preparação/síntese de biomateriais ou materiais bioinspirados; iii) captura de CO2 por técnicas de adsorção.

Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira terá de ser reconhecida por instituição de ensino superior portuguesa, nos termos do disposto no artigo 25.º do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, que aprova o regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de Ensino Superior, atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, e da alínea e) do n.º2 do artigo 4.º do Decreto-Lei nº 60/2018, de 03 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data do ato de contratação.

São elegíveis os candidatos que cumpram o disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 2.º do Estatuto do Bolseiro de Investigação, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto, e ainda os n.os 1 e 2 do artigo 6.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

 

Plano de trabalhos:

Contexto:

A emissão de CO2 continua a aumentar a cada ano tendo recentemente atingido um valor anual de 34 650 milhões de toneladas. Apesar de diversos processos existentes para redução (captação e sequestração) da emissão de CO2 (ex: pré-combustão, pós-combustão de gases de combustão) estes implicam elevados custos energéticos e métodos com efeitos tóxicos para o ambiente devido ao uso de absorventes à base de aminas líquidas corrosivas e libertadoras de agentes carcinogénicos quando degradadas. Apesar dos avanços feitos recentemente em tecnologias de captura de CO2, ainda é difícil entender a nível atomístico a natureza da interação entre gás e material adsorvente e chegar a um material com as propriedades desejáveis (capacidade de adsorção e separação de CO2 em misturas de grande impacto industrial (CO2/N2, CO2/CH4, CO2/H2), cinética de adsorção, regenerabilidade do adsorvente, etc) para que se torne num material adaptável a tecnologias economicamente viáveis para a remoção de CO2.

É daqui que advém a iniciativa do grupo em querer explorar materiais alternativos e mais sustentáveis na resposta a este desafio. Apesar das múltiplas aplicações na utilização de materiais adsorventes inorgânicos para captação seletiva de CO2, o uso de biomassas à base de sacarídeos é uma fonte de captura de CO2 pouco dispendiosa e praticamente inexplorada em que os mecanismos de fisi- e quimissorção de CO2 permanecem ainda desconhecidos. Para chegar ao adsorvente candidato ideal, para captura de CO2, é primeiro necessário entender a nível atómico a natureza das interações intermoleculares gás-sólido. Este projeto ambiciona por isso dar respostas fundamentais a este desafio, utilizando uma abordagem multidisciplinar em que bio(químicos) trabalharão conjuntamente com espectroscopistas, engenheiros e cientistas computacionais.

 

O que vai investigar e como?

Este projeto terá como objetivo entender a nível molecular a estrutura de vários biopolímeros na presença e ausência de diversos gases adsorvidos utilizando técnicas analíticas sofisticadas, como espectroscopia de RMN de sólidos; métodos termogravimétricos/calorimétricos acoplados a espectroscopia vibracional e espectrometria de massa; métodos computacionais entre outros. O candidato selecionado explorará o uso de novos biomateriais adsorventes ‘verdes’ à base de sacarídeos derivados de resíduos biológicos e estará ativamente envolvido na otimização e caracterização destes sistemas em parceria com os restantes elementos da equipa.

O candidato terá a oportunidade de colaborar com centros científicos estrangeiros especializados para testar a admissão separada e em simultâneo de vários gases que simulem a composição de gases de combustão, para o estudo dos biomateriais que apresentem melhores potencialidades para a captura seletiva de CO2 em misturas gasosas sob condições próximas das industriais. Este projeto será desenvolvido em sinergia com a ERC Consolidator Grant, atribuída ao Dr. Luís Mafra (Unveiling CO2 chemisorption mechanisms in solid adsorbents via surface-enhanced ex(in)-situ NMR)

 

Objetivos principais:

- Estudar os mecanismos de fisi- e quimissorção de CO2 nos diferentes biomateriais e relacionar as propriedades do bioadsorvente (ex: seletividade, capacidade, de adsorção e de regeneração, etc) com a especiação de CO2 na superfície destes bioadsorventes.

- Avaliar a possibilidade de preparação de um material com melhor custo/benefício.

- Estudar de que forma varia a capacidade de adsorção de CO2 com o tipo de modificação química realizadas nos biomateriais. E qual a origem molecular para a variação da eficiência de captura de CO2 com a presença de outros gases contaminantes?

- Quais as gamas de pressão e temperatura para as quais um determinado material é estável? Qual a influência da humidade, muitas vezes presente em misturas gasosas industriais?

 

Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto; Regulamento n.º 950/2019, de 29 de novembro, publicado em Diário da República, n.º 241, 2.ª Série, de 16 de dezembro (Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I.P.); Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto (Regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de ensino superior atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras).

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, Departamento de Química, Universidade de Aveiro, sob a orientação científica da Doutora Mariana Sardo, do Doutor Ildefonso Marín e do Doutor Luís Mafra.

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em novembro de 2020, eventualmente renovável até ao limite do prazo de execução do projeto.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €1 064,00, conforme tabela de valores de subsídios mensais de manutenção, fixados no anexo I do Regulamento n.º 950/2019.


Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: a) classificação e adequação da formação académica (60%); 2) experiência de investigação numa área relacionada com o plano de trabalhos (20 a 40%); c) resultado de possível entrevista aos 3 melhores candidatos, caso se considere relevante (valoração 0 ou 20%). Os membros do júri reservam a opção de não preencher a vaga no caso de nenhum candidato preencher os requisitos de admissão.


Composição do Júri de Seleção: Dra. Mariana Sardo (Presidente do Júri), Doutor Ildefonso Marín (vogal), Dr. Luís Mafra (vogal), e Doutora Filipa Sousa (suplente) e Doutor Manuel Salom (suplente).


Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 28 de outubro a 10 de novembro de 2020 sendo apenas admitidas candidaturas dentro do prazo estabelecido.   

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: curriculum vitae, datado e assinado pelo(a) candidato(a), certificados de habilitações de todos os graus académicos, outros documentos que o(a) candidato(a) considere relevantes para a candidatura. Deverá também indicar o endereço de correio eletrónico para o qual, por essa indicação, aceita ser notificado para todos os efeitos no âmbito deste procedimento.

As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico para msardo@ua.pt.


Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada por nota final obtida afixada na página web da Universidade, no prazo máximo de 90 dias úteis após data final de submissão de candidatura, e o candidato(a) aprovado(a) notificado através correio eletrónico, sendo fixado para efeito de audiência prévia de interessados o prazo de 10 dias úteis, previsto pelo Código do Procedimento Administrativo. No final do prazo fixado para audiência dos interessados e, no caso de ausência de qualquer resposta dos mesmos, a lista de seriação de candidatos converter-se-á em definitiva. Da decisão final, os candidatos podem interpor reclamação no prazo de 15 dias úteis, ou recurso para o órgão executivo máximo da entidade financiadora no prazo de 30 dias úteis após a notificação de decisão final, de acordo com o previsto no artigo 12.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

 




Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Informação não disponível

País: Portugal

Localidade: Aveiro

Instituição de acolhimento: Universidade de Aveiro


Data limite de candidatura: 10 November 2020
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: CICECO - Aveiro Institute of Materials | Universidade de Aveiro

Endereço:
Campus Universitário de Santiago
Aveiro - 3810–193
Portugal

Email: ciceco@ua.pt

Website: http://www.ciceco.ua.pt/

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio