Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: a9a93057-3597-4b74-b4d6-0e2ce52b7b5f

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Investigação (BI) para Licenciado

Referência: UIDP/04038/2020_BIL_2

Área científica genérica: Anthropology

Área científica específica:

Resumo do anúncio:

O CRIA (UIDP/04038/2020) abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado/a, financiada por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC).

O concurso encontra-se aberto de 10 a 23 de novembro de 2020.



Texto do anúncio

O CRIA (UIDP/04038/2020) abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado/a, financiada por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC).

Área Científica: Antropologia.

Requisitos de admissão:  Os candidatos devem ser detentores de licenciatura e estar inscritos em cursos não conferentes de grau académico ou em Mestrado em Antropologia, Biologia, ou área equivalente (conforme Artigo 6º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor).

Fatores preferenciais: Experiência comprovada em primatologia, antropologia ou conservação, nomeadamente no processamento e tratamento de dados empíricos. Dá-se preferência a candidatos com formação em Genética das Populações. Proficiência na leitura e escrita em língua Inglesa, e excelente conhecimento na escrita; conhecimento do Microsoft Office (ou equivalente), SPSS (ou equivalente) e softwares correntemente usados em genética de populações (Genalex, Arlequin, Structure, Fstat , entre outros ou equivalentes em ambiente R).

Plano de trabalhos: Pretende-se que o bolseiro contribua para os projetos afetos ao LAE (Laboratório de Antropologia ambiental e Ecologia comportamental) CRIA, especificamente, no âmbito do projeto “Respostas comportamentais e demográficas de primatas não-humanos a pressões antropogénicas na África Ocidental”. As tarefas deste projeto visam a análise de dados socio-ecológicos e genéticos e serão levadas a cabo pelo bolseiro(a), com supervisão dos coordenadores. O bolseiro(a) terá também um papel bastante relevante na escrita de manuscritos que contarão com forte intervenção dos coordenadores científicos do projeto.

O trabalho final deverá resultar na submissão de, no mínimo, 1 publicação a submeter em revistas indexadas.

Local de Trabalho: Laboratório de Antropologia Ambiental e Ecologia comportamental (LAE) – CRIA, na NOVA FCSH, Av de Berna, Lisboa.

Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação, aprovado pela Lei nº 40/2004 de 18 de agosto, na redação atual publicada pelo Decreto-Lei nº 123/2019 de 28 de agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. - em vigor e disponível em:

https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt

Regime de Atividade: A atribuição da bolsa não gera nem titula uma relação de natureza jurídico-laboral, é exercida em regime de dedicação exclusiva, nos termos do Estatuto do Bolseiro de Investigação.

Duração da bolsa: A bolsa tem a duração de 3 meses com início previsto para 01 de janeiro de 2021. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado por igual período, de acordo com o estipulado no ponto 4 do Artigo 6º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante corresponde a 805,98€ conforme a Tabela de subsídios mensais de manutenção do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT em vigor, disponível em  http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores. Ao valor do subsídio acresce o seguro social voluntário correspondente, caso o/a candidato/a opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais. A bolsa será paga mensalmente, através de transferência bancária.

Orientação Científica:  Professora Doutora Tânia Minhós

Métodos de seleção: Avaliação Curricular. Na avaliação curricular serão considerados: 1) os fatores preferenciais de admissão ao concurso; 2) participação em conferências e apresentação de trabalhos; publicações; e outras atividades associadas com a investigação e engajamento do público em geral; 3) carta de motivação articulando o seu percurso/ interesses com o plano de trabalhos da presente candidatura.

Júri de Seleção: Professora Doutora Tânia Minhós, Professora Doutora Amélia Frazão Moreira e Doutora Margarida Fernandes

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada, sendo todos os candidatos notificados através de email.

Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto de 10 a 23 de novembro de 2020.

Formalização de candidaturas:  As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de motivação, acompanhada dos seguintes documentos, em formato PDF: Curriculum Vitae pormenorizado, cópia dos certificados de habilitações; comprovativo de inscrição em ciclos de estudo conferentes ou não conferentes de grau académico, outros documentos comprovativos considerados relevantes, incluindo carta(s) de recomendação.

Envio de candidaturas: As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico, durante o período do concurso, para maria.seabra@cria.org.pt, colocando no assunto do email: Candidatura REF: UIDP/04038/2020_BIL_2. Candidaturas enviadas através de outro meio não serão consideradas.

 

* Graus académicos obtidos no estrangeiro necessitam de reconhecimento por uma Instituição Portuguesa de acordo com o Decreto-lei nº. 66/2018, de 16 de agosto e a Portaria nº. 33/2019, de 25 de janeiro. A apresentação do reconhecimento é obrigatória para a assinatura do contrato.

Mais informação poderá ser obtida em:

 https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/reconhecimento?plid=374.




Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Informação não disponível

País: Portugal

Localidade: Lisboa

Instituição de acolhimento: Centro em Rede de Investigação em Antropologia


Data limite de candidatura: 23 November 2020
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Centro em Rede de Investigação em Antropologia - CRIA

Endereço:
Av. das Forças Armadas, Edifício ISCTE, cacifo 237 / sala 2W2
Lisboa - 1600-083
Portugal

Email: maria.seabra@cria.org.pt

Website: http://www.cria.org.pt/

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio