Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: 066a11bf-b612-4187-a741-10bf6e61e137

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
1 Bolsa de Iniciação à Investigação para Licenciando ou Mestrando

Referência: FCSH / CETAPS / UIDB/04097/2020 / 1 Bolsa de Iniciação à Investigação

Área científica genérica: Not available

Área científica específica:

Resumo do anúncio:

Resumo do anúncio: Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Iniciação à Investigação para estudante de licenciatura ou de mestrado no âmbito do Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS) com a referência UIDB/04097/2020, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC), nas seguintes condições:

Texto do anúncio

Área científica genérica: Estudos Literários
Área científica específica: Anglophone Cultures and History

Requisitos de admissibilidade: Estar inscrito/a e a frequentar uma Licenciatura ou um Mestrado na área das Línguas Estrangeiras e/ou Tradução.

Plano de Trabalhos: Participar nos projetos principais da área temática de investigação “Anglophone Cultures and History”, nas suas atividades científicas e editoriais e na organização de eventos científicos.

Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. - em vigor. https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no âmbito do Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação científica da Prof.ª Doutora Gabriela Gândara Terenas.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 9 meses, com início previsto em dezembro de 2020, não sendo renovável.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 416,12 EUR, pago mensalmente e por transferência bancária, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o/a candidato/a opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais.

Métodos de seleção: A avaliação tem em conta o mérito do candidato e do plano de trabalhos apresentado.
As candidaturas consideradas admissíveis serão pontuadas numa escala de 0 (zero) a 200 (duzentos) em cada um dos seguintes critérios de avaliação:
Critério A – Mérito do Candidato, com o peso de 80 % na classificação final global da candidatura, avaliado através do seguinte item: Curriculum Vitae;
Critério B – Mérito do Plano de trabalhos, com o peso de 20 % na classificação final global da candidatura.
Para efeitos da decisão sobre a concessão de bolsas, os candidatos serão ordenados de acordo com a média ponderada da classificação obtida em cada um dos dois critérios, traduzida pela seguinte fórmula:
Classificação final = (80% A) + (20% B)
Para efeitos de desempate, a ordenação dos candidatos será efetuada com base nas classificações atribuídas a cada um dos critérios de avaliação pela seguinte ordem de precedência: critério B; critério A.

Composição do Júri de Seleção:
Presidente: Professor Doutor Carlos Ceia, NOVA FCSH, Coordenador do CETAPS e coordenador da área de investigação “TEALS” do CETAPS;
1.º Vogal efetivo: Prof.ª Doutora Gabriela Gândara Terenas, NOVA FCSH, coordenadora da área de investigação “Anglophone Cultures and History” do CETAPS e investigadora da área “Anglo-Portuguese Studies”;
2.º Vogal efetivo: Prof.ª Doutora Maria Zulmira Castanheira, NOVA FCSH, coordenadora da área de investigação “Anglo-Portuguese Studies” do CETAPS;
1.º Vogal suplente: Prof.ª Doutora Ana Matos, NOVA FCSH, investigadora da área de investigação “TEALS” do CETAPS e convener do strand “Intercultural Studies in Second Language Education”;
2.º Vogal suplente: Prof.ª Doutora Teresa Botelho, NOVA FCSH, investigadora da área de investigação “Mapping Utopianisms” do CETAPS e convener do strand “American Intersections”.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão comunicados a todos/as os/as candidatos/as através de correio eletrónico, de acordo com o artigo 12º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I.P. As atas do processo de seleção serão disponibilizadas para consulta pública.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 11 a 24 de novembro de 2020. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:
1. Certificado de inscrição em Licenciatura ou Mestrado; no caso dos Mestrandos, deverão enviar, além do certificado de inscrição no Mestrado, o diploma de Licenciatura com conversão da classificação final para a escala portuguesa, no caso dos diplomas estrangeiros, sob pena de exclusão do concurso;
2. Curriculum Vitae;
3. Plano de trabalhos sumário, justificando a integração na área de investigação a que se candidata.

No caso de graus académicos obtidos em instituições de ensino superior estrangeiras, é necessária a apresentação do reconhecimento dos graus obtidos, de acordo com o DL Nº 66/2018, de 16 de agosto; ou, em falta do reconhecimento no momento de candidatura, declaração sob compromisso de honra de que fará esse reconhecimento antes da contratualização da Bolsa em caso de ser o/a candidato/a selecionada/o.

Não obstante, é obrigatória a apresentação do reconhecimento até ao momento de contratualização da bolsa.

As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico para cetaps@fcsh.unl.pt com o assunto “BII Anglophone Cultures and History”.


Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Temporário

País: Portugal

Localidade: Lisboa

Instituição de acolhimento: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas


Data limite de candidatura: 24 November 2020
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Endereço:
Av. de Berna, 26 C
Lisboa - 1069-061
Portugal

Email: cetaps@fcsh.unl.pt

Website: http://www.fcsh.unl.pt

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio