Texto do anúncio
Área Científica: Engenharia Física ou áreas afins.
Requisitos de admissão: Estudantes inscritos em mestrado ou mestrado integrado em Engenharia Física ou áreas afins, com a classificação mínima de 16 valores e conhecimentos de algoritmos numéricos para processamento de imagens óticas.
São requisitos preferenciais:
A fim de contribuir para os objetivos deste projeto, espera-se que o bolseiro a ser contratado tenha demonstrado experiência em:
I) Estudo das propriedades óticas de materiais processados na forma de filmes.
II) Conhecimentos de microscopia híper espetral
III) Criação de algoritmos em MatLab para aquisição e análise de propriedades óticas para aplicação em chaves criptográficas
Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira terá de ser reconhecida por instituição de ensino superior portuguesa, nos termos do disposto no artigo 25.º do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, que aprova o regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de Ensino Superior, atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, e da alínea e) do n.º2 do artigo 4.º do Decreto-Lei nº 60/2018, de 03 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data do ato de contratação.
São elegíveis os candidatos que cumpram o disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 2.º do Estatuto do Bolseiro de Investigação, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto, e ainda os n.os 1 e 2 do artigo 6.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Plano de trabalhos: O bolseiro a ser contratado executará tarefas de caracterização ótica por espectroscopia de luminescência e microscopia híper espetral de filmes baseados em materiais híbridos orgânicos-inorgânicos modificados por iões lantanídeos. As imagens adquiridas serão processadas através d a criação de algoritmos em MatLab para aplicação em chaves criptográficas.
Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto; Regulamento n.º 950/2019, de 29 de novembro, publicado em Diário da República, n.º 241, 2.ª Série, de 16 de dezembro (Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I.P.); Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto (Regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de ensino superior atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras).
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro e no CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica Professora Doutora Maria Rute Ferreira André e do Professor Doutor Paulo Sérgio de Brito André.
Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 6 meses, com início previsto em março de 2021, eventualmente renovável por igual período.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €805,98, conforme tabela de valores de subsídios mensais de manutenção, visível em http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores, fixados no anexo I do Regulamento n.º 950/2019.
Métodos de seleção: A avaliação das candidaturas basear-se-á na avaliação curricular dos candidatos e eventualmente numa entrevista individual que poderá ser feita caso o júri ache necessário. A avaliação curricular será realizada de acordo com os seguintes critérios:
· Habilitações académicas e Curriculum vitae (50%);
· Experiência profissional relevante no âmbito do perfil indicado (50%);
Valoração de avaliação curricular (100%) ou, caso o júri entenda necessário, será realizada uma entrevista aos 2 melhores candidatos com a respetiva valoração de avaliação curricular (70%) + entrevista (30%).
Composição do Júri de Seleção: Professora Doutora Maria Rute de Amorim e Sá Ferreira André, (Presidente), Professor Doutor Luis Dias Carlos e Professor Doutor Paulo Sérgio de Brito André (vogais efetivos), e Professor Doutor Carlos António Delgado Sousa Brites e Doutor Lianshe Fu (vogais suplentes)
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 18 de fevereiro a 03 de março de 2021, sendo apenas admitidas candidaturas dentro do prazo estabelecido.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:
· Curriculum vitae do candidato;
· Certificados de habilitações, de formação complementar e de experiência profissional, e outros documentos comprovativos considerados relevantes.
Deverá também indicar o endereço de correio eletrónico para o qual, por essa indicação, aceita ser notificado para todos os efeitos no âmbito deste procedimento.
As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico para: rferreira@ua.pt
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada por pontuação final obtida afixada na página web da Universidade, no prazo máximo de 90 dias úteis após data final de submissão de candidatura, e o candidato(a) aprovado(a) notificado através correio eletrónico, sendo fixado para efeito de audiência prévia de interessados o prazo de 10 dias úteis, previsto pelo Código do Procedimento Administrativo. No final do prazo fixado para audiência dos interessados e, no caso de ausência de qualquer resposta dos mesmos, a lista de seriação de candidatos converter-se-á em definitiva. Da decisão final, os candidatos podem interpor reclamação no prazo de 15 dias úteis, ou recurso para o órgão executivo máximo da entidade financiadora no prazo de 30 dias úteis após a notificação de decisão final, de acordo com o previsto no artigo 12.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
|