Texto do anúncio
Área Científica: Química
Requisitos de admissão: Podem candidatar-se a este concurso todos os detentores do grau de Doutor em Ciências ou Engenharias, com preferência pelas áreas de Química, Engenharia Química, Física, Ciência ou Engenharia dos Materiais.
Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira terá de ser reconhecida por instituição de ensino superior portuguesa, nos termos do disposto no artigo 25.º do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, que aprova o regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de Ensino Superior, atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, e da alínea e) do n.º2 do artigo 4º do Decreto-Lei nº 60/2018, de 03 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data do ato de contratação.
São elegíveis os candidatos que cumpram o disposto na alínea b) do n.º 1 e no n.º 2 do artigo 2.º do Estatuto do Bolseiro de Investigação, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto, e ainda o regime estabelecido no artigo 7.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Plano de trabalhos: O principal foco desta bolsa de investigação está centrado nas atividades previstas para a Tarefa 6 do projeto, nomeadamente, na realização de simulações de dinâmica molecular clássica, utilizando modelos coarse-graining e uma nova partícula reativa de sílica, do processo de síntese de sílicas mesoporosas periódicas. Pretende-se i) analisar o efeito das condições iniciais, concentrações dos reagentes, temperatura e pH de soluções aquosas de um tensioativo catiónico e sílica monomérica no tipo de material obtido no processo de síntese e ii) compreender o mecanismo da formação do molde de tensioativo. Para a realização destas tarefas serão necessários conhecimentos avançados de técnicas de simulação molecular, experiência prévia no estudo de materiais de sílica e capacidade de trabalho em ambiente multidisciplinar.
Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto; Regulamento n.º 950/2019, de 29 de novembro, publicado em Diário da República n.º 241, 2.ª Série, de 16 de dezembro (Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I.P.); Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto (Regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de ensino superior atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras).
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, Departamento de Química da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Doutor José R. B. Gomes (CICECO, Universidade de Aveiro) e do Doutor Germán Pérez-Sánchez (CICECO, Universidade de Aveiro).
Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 6 (seis) meses, com início previsto em Junho de 2021, eventualmente renovável até ao limite do prazo de execução do projeto.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 1 616,00, conforme tabela de valores de subsídios mensais de manutenção, fixados no anexo I do Regulamento n.º 950/2019.
Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: i) avaliação curricular, ii) experiência prévia na área e iii) entrevista, com a valoração pontual de 8, 7 e 5, respetivamente. Só serão chamados a entrevista os candidatos que obtiverem classificação superior a 10 pontos no somatório da avaliação aos critérios i) e ii).
Composição do Júri de Seleção: Doutor José R. B. Gomes (Universidade de Aveiro, presidente do júri), Doutor Germán Pérez-Sánchez (Universidade de Aveiro, vogal efetivo), Doutor Tiago L. P. Galvão (Universidade de Aveiro, vogal efetivo), Doutor Filipe Figueiredo (Universidade de Aveiro, vogal suplente) e Doutor Alexandre Bastos (Universidade de Aveiro, vogal suplente).
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 29 de Março de 2021 a 15 de Abril de 2021, sendo apenas admitidas candidaturas dentro do prazo estabelecido.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:
- curriculum vitae (datado e assinado);
- cópia do(s) certificado(s) de habilitações (detalhados);
- cópias dos trabalhos científicos publicados;
- cópia do Bilhete de Identidade e/ou Cartão de Cidadão.
Cartas de referência serão consideradas no processo de avaliação mas não são obrigatórias. Deverá também indicar o endereço de correio eletrónico para o qual, por essa indicação, aceita ser notificado para todos os efeitos no âmbito deste procedimento.
As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico para “jrgomes (at) ua.pt”.
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada por nota final obtida afixada na página web da Universidade, no prazo máximo de 90 dias úteis após data final de submissão de candidatura, e o candidato(a) aprovado(a) notificado através correio eletrónico, sendo fixado para efeito de audiência prévia de interessados o prazo de 10 dias úteis, previsto pelo Código do Procedimento Administrativo. No final do prazo fixado para audiência dos interessados e, no caso de ausência de qualquer resposta dos mesmos, a lista de seriação de candidatos converter-se-á em definitiva. Da decisão final, os candidatos podem interpor reclamação no prazo de 15 dias úteis, ou recurso para o órgão executivo máximo da entidade financiadora no prazo de 30 dias úteis após a notificação de decisão final, de acordo com o previsto no artigo 12.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
|