Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: 16520dcf-250d-45f3-a520-0c6c3a6fc102

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Investigação - Mestre

Referência: BI Mestre - Aveiro - NETDIAMOND

Área científica genérica: Chemistry

Área científica específica: Biochemistry

Resumo do anúncio:

ATRIBUIÇÃO DE BOLSA DE INVESTIGAÇÃO DE MESTRE

No âmbito no âmbito do projeto de investigação PAC “NETDIAMOND” (POCI-01-0145-FEDER-016385).

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de Investigação de Mestre no âmbito do projeto PAC "NETDIAMOND - Novos alvos na insuficiência cardíaca diastólica: das comorbilidades à medicina personalizada”, financiado pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização - COMPETE 2020 e por Fundos Nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto POCI-01-0145-FEDER- 016385.

Texto do anúncio

ATRIBUIÇÃO DE BOLSA DE INVESTIGAÇÃO DE MESTRE

No âmbito no âmbito do projeto de investigação PAC “NETDIAMOND” (POCI-01-0145-FEDER-016385).

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de Investigação de Mestre no âmbito do projeto PAC "NETDIAMOND - Novos alvos na insuficiência cardíaca diastólica: das comorbilidades à medicina personalizada”, financiado pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização - COMPETE 2020 e por Fundos Nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto POCI-01-0145-FEDER- 016385, nas seguintes condições:

0. Cargo: Bolsa de Investigação de Mestre

1. Área científica: Química Alimentar e Bioquímica

2. Requisitos de admissão: Pretende-se Mestre em Química, Bioquímica, Biotecnologia, Engenharia Alimentar, Engenharia Agroalimentar ou em áreas afins, com média final mínima de licenciatura e mestrado de 15 valores. Excecionalmente, poderão ser admitidos candidatos com média final de licenciatura e/ou mestrado inferiores às mencionadas, mas cujo currículo demonstre adequada preparação científica de base para o desenvolvimento do projeto.

3. Parâmetros de avaliação: Para além da média final de licenciatura e mestrado dos candidatos, serão valorizados os seguintes aspetos – experiência prévia em desenvolvimento de produtos alimentares funcionais; análise química de alimentos, em particular de componentes bioativos através de métodos analíticos e avaliação de propriedades bioativas; indicadores de produtividade científica como comunicações em congressos científicos e artigos científicos em revistas internacionais indexadas (ISI). As candidaturas serão avaliadas tendo em conta o mérito do candidato e o seu currículo, podendo haver recurso por parte do júri a uma entrevista onde se avaliará a capacidade de comunicação e os conhecimentos adquiridos com os trabalhos já realizados.

4. Plano de trabalhos: O trabalho a efetuar pelo bolseiro visa o desenvolvimento de formulações de alimentos funcionais de consumo alargado, enriquecidos em compostos bioativos provenientes de algas marinhas, vegetais e/ou frutas, com impacto no controle de condições de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.

5. Legislação e regulamentação aplicável: A bolsa será em regime de exclusividade, conforme o Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de Agosto e Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf), e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

6. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido na Unidade de Investigação Química Orgânica, Produtos Naturais e Agroalimentares (QOPNA), no Departamento de Química da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica dos Doutores Susana M. Cardoso e Manuel António Coimbra Rodrigues Silva.

7. Duração das bolsas: A bolsa terá a duração de 12 meses (renovável por períodos iguais ou diferentes até ao final do projeto), com início previsto em 13 de fevereiro de 2017.

8. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante das bolsas corresponde a 980 € mensais, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento das bolsas é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

9. Métodos de seleção: O método de seleção a utilizar basear-se-á na avaliação curricular, de acordo com os parâmetros de avaliação atrás referidos dando-se particular atenção à adequação do currículo dos candidatos ao projeto (80%) e média final de licenciatura (Lic) e mestrado (Mest) [20% de (0,5Lic+0,5Mest)]. Caso o júri entenda necessário, serão selecionados os 3 melhores classificados na avaliação curricular para entrevista, sendo que neste caso a avaliação curricular valerá 60% e a entrevista 40%.

10. Composição do júri de seleção: Presidente: Doutor Artur M. S. Silva (Professor Catedrático da Universidade de Aveiro), Vogais efetivos: Doutora Susana M. Cardoso (Investigadora de Pós-doutoramento da Universidade de Aveiro) e Doutor Manuel António Coimbra Rodrigues Silva (Professor Associado com Agregação da Universidade de Aveiro); Vogais Suplentes: Doutor Mário Q. Simões (Professor Auxiliar da Universidade de Aveiro) e Doutora Diana C. G. A. Pinto (Professora Auxiliar da Universidade de Aveiro). 

11. Forma de publicitação/notificação dos resultados: O resultado do processo de seleção será divulgado através de envio de informação escrita (email) aos candidatos.

12. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 10 a 23 de janeiro de 2017.

13. Apresentação de candidaturas: As candidaturas deverão ser feitas por email para Doutor Artur M. S. Silva (artur.silva@ua.pt), Departamento de Química, Universidade de Aveiro, 3810-193 AVEIRO.

As candidaturas devem ser acompanhadas dos seguintes documentos: curriculum vitae, certificados de habilitações, incluindo a média de licenciatura e de mestrado (ou mestrado integrado); documento comprovativo de outros graus, quando aplicável; cópia de artigos científicos e de resumos de comunicações apresentadas em congressos; carta de motivação e apresentação (incluindo endereço de email); fotocópia do bilhete de identidade ou cartão de cidadão; outros documentos que suportem a experiência dos candidatos.

Universidade de Aveiro, 22 de dezembro de 2016

 




Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Temporário

País: Portugal

Localidade: Aveiro

Instituição de acolhimento: QOPNA/Universidade de Aveiro


Data limite de candidatura: 23 January 2017
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Unidade de Investigação Química Orgânica - Universidade de Aveiro

Endereço:
Dep. de Química
Aveiro - 3810-193
Portugal

Email: artur.silva@ua.pt

Website: http://www.ua.pt/qopna/

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio