Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: 1c2c7a30-28c6-4d8c-b27a-9dd92393258d

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Investigação (BI)

Referência: i.FILM/17921/BI-MARE

Área científica genérica: Technology

Área científica específica: Biotechnology

Resumo do anúncio:

O Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), através do Instituto de Investigação, Desenvolvimento e Estudos Avançados (INDEA), no âmbito do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE-IPLeiria), abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do projeto "i.FILM – Multifunctional films for intelligent and active applications (copromoção n.º 17921)", na área da Biotecnologia, com a duração de 12 meses, eventualmente renováveis até à data de términus do projeto.

Texto do anúncio

O Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), através do Instituto de Investigação, Desenvolvimento e Estudos Avançados (INDEA), no âmbito do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE-IPLeiria), abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI), nos seguintes termos:

Título do projeto: i.FILM – Multifunctional films for intelligent and active applications (copromoção n.º 17921).

Coordenador do projeto e da bolsa: Susana Maria da Silva Agostinho Bernardino.

Área científica da bolsa: Biotecnologia.

Tipo de bolsa: Bolsa de Investigação (BI).

Fins: Utilização industrial de extratos funcionais de macroalgas edíveis em embalagens ativas e inteligentes com aplicação em produtos alimentares com vista ao aumento do tempo de prateleira.

Objeto: Identificação e caracterização de bioatividades (antimicrobianas, antioxidantes, entre outras) de macroalgas edíveis com potencial para aplicação em filmes termoplásticos ultra finos laminados com superfícies funcionais através de nanofibras/nanopartículas para posterior utilização em embalagens ativas e e/ou inteligentes na área alimentar.

Duração da bolsa: 12 meses, eventualmente renováveis até ao términus do projeto, com início previsto em fevereiro de 2017.

Objetivos a atingir pelo candidato: Identificar macroalgas edíveis que possuam elevado poder antioxidante e antimicrobiano. Realizar ensaios analíticos e selecionar as que apresentarem maior bioatividade. Caracterizar macroalgas e extratos, assim como os produtos alimentares em estudo ao longo do tempo, relativamente a macro e micronutrientes e previsão do tempo de prateleira dos produtos teste, análise sensorial e estudo de mercado. Publicação dos resultados.

Destinatários: Titulares de licenciatura em Engenharia Alimentar ou em áreas afins e titulares de mestrado em Biotecnologia.

Perfil desejado: Será dada preferência a candidatos com experiência no manuseamento de equipamentos analíticos (GC/HPLC/AA) e na obtenção de extratos e avaliação de bioatividades: antimicrobiana, antioxidante, entre outras, bem como experiência na área alimentar. Elevado grau de autonomia, forte motivação para o trabalho laboratorial e para trabalhar em equipa.

Local de desenvolvimento dos trabalhos: Edifício CETEMARES, Peniche.

Entidade financiadora: Cofinanciado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Programa Portugal 2020, através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.

Componentes financeiras da bolsa: Subsídio mensal de manutenção, no valor de €980,00, de acordo com o Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. (www.fct.pt/apoios/bolsas/valores) e com o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica do IPLeiria.

Periodicidade: Mensal.

Modo de pagamento da bolsa: Cheque ou transferência bancária.

Regime de atividade: Exclusividade, de acordo com a regulamentação aplicável.

Avaliação das candidaturas: A avaliação das candidaturas será feita mediante análise curricular e eventual entrevista, tendo em consideração o perfil desejado e os critérios de avaliação definidos.

Critérios de avaliação: a) Habilitação Académica (HA): adequação da área da licenciatura e mestrado; média das classificações finais da licenciatura e mestrado; b) Experiência Profissional/Académica na área do projeto (EPA); c) Conhecimentos específicos (CE): experiência comprovada por indicadores na área do projeto; sendo a nota final (NF) = [HA*0,3 + EPA*0,2 + CE*0,5]. Se o júri decidir por deliberação fundamentada, os dois primeiros classificados na análise curricular serão convidados para uma entrevista (ENT), sendo a nota final com entrevista (NFE) = [NF*0,6 + ENT*0,4]. Os critérios de avaliação e seriação constam de ata elaborada pelo júri, que poderá ser consultada mediante pedido dos interessados.

Júri: O júri responsável pela avaliação das candidaturas será constituído pelos Professores Doutores: Susana Maria da Silva Agostinho Bernardino (presidente), Susana Luísa da Custódia Machado Mendes e Rui Manuel Maneta Ganhão (vogais efetivos); Marco Filipe Loureiro Lemos e Raúl José Silvério Bernardino (vogais suplentes).

Renovação da bolsa: Nos termos do artigo 19.º do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica do IPLeiria.

Prazo de candidatura: 12 a 26 de janeiro de 2017.

Formalização da candidatura:

Formulário de Candidatura, devidamente preenchido e assinado, disponível em www.ipleiria.pt, acompanhado da seguinte documentação:

a) Documentos comprovativos de que reúne as condições exigíveis para o tipo de bolsa a concurso, nomeadamente;

- Documento comprovativo das habilitações académicas exigidas (com média final e classificação das disciplinas realizadas);

- Documento comprovativo das habilitações profissionais (incluindo ações de formação, especializações, seminários, entre outros);

b) Curriculum Vitae detalhado, datado e assinado;

c) Fotocópia do Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão;

d) Qualquer outro documento que considere relevante para a apreciação da candidatura.

Envio de candidaturas: As candidaturas poderão ser entregues pessoalmente na ESTM; ou remetidas por correio para Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar – Campus 4, Santuário Nossa Senhora dos Remédios, 2520-641 Peniche (em carta registada com aviso de receção, expedida até ao termo do prazo fixado); ou enviadas por e-mail para mare@ipleiria.pt.

Divulgação dos resultados: Até 5 dias úteis após a realização dos métodos de seleção, mediante envio de e-mail com recibo de entrega ou notificação pessoal aos candidatos.

Modelo de contrato de bolsa e de relatórios finais: Modelos aprovados pelo Instituto Politécnico de Leiria.

Regime de informação e publicidade dos financiamentos concedidos: Nos termos do artigo 22.º do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica do IPLeiria.

Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação, aprovado pela Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, publicada na I Série-A do DR n.º 194, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, publicado na 1.ª série do DR n.º 165, de 27 de agosto, pela Lei n.º 12/2013, publicada na 1.ª série do DR n.º 20, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei n.º 89/2013, de 9 de julho, publicado na 1.ª série do DR n.º 130; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P. em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf); Regulamento de Bolsas de Investigação Científica do Instituto Politécnico de Leiria, Regulamento n.º 39/2005, publicado na 2.ª série do DR n.º 97, de 19 de maio, com as alterações introduzidas pelo Despacho n.º 3163/2009, publicado na 2.ª série do DR n.º 16, de 23 de janeiro; Despacho n.º 238/2011, publicado na 2.ª série do DR n.º 3, de 5 de janeiro e Despacho n.º 13700/2011, publicado na 2.ª série do DR n.º 196, de 12 de outubro.

Leiria, 12 de janeiro de 2017.

O Presidente do IPLeiria

Nuno André Oliveira Mangas Pereira


Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: Peniche

Instituição de acolhimento: Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria)


Data limite de candidatura: 26 January 2017
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Instituto Politécnico de Leiria

Endereço:
Rua General Norton de Matos
Leiria - 2411-901
Portugal

Email: ipleiria@ipleiria.pt

Website: http://www.ipleiria.pt

3. Habilitações académicas
3. Required education Level

Grau: Licenciatura em Engenharia Alimentar ou em áreas afins e Mestrado em Biotecnologia
Domínio científico: Biological sciences
4. Línguas exigidas
4. Required languages

Língua: Portuguese
Prioridade Elevada
Leitura: Excelente
Escrita: Excelente
Compreensão: Excelente
Conversação: Excelente
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio