Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: 22f9eb5c-9cb0-4e5a-95e7-aa0c285a0423

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
BI(M) FAPESP 2014/19793-3 - sistemas micelares

Referência: BI(M) FAPESP 2014/19793-3 - sistemas micelares

Área científica genérica: Technology

Área científica específica: Biotechnology

Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (Mestre) no âmbito do projeto FAPESP/19793/2014 Otimização e aumento de escala de processos com líquidos iónicos como nova ferramenta de purificação da proteína verde fluorescente recombinante produzida por Escherichia coli”, do Laboratório Associado CICECO e financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES, nas seguintes condições:



Texto do anúncio

Área Científica: Biotecnologia, ou áreas afins

Requisitos de admissão: Mestrado em Biotecnologia ou áreas afins, com média igual ou superior a 15 valores e experiência de investigação no uso de sistemas micelares de duas fases aquosas.

 

Plano de trabalhos: O uso de sistemas micelares de duas fases aquosas tem-se mostrado promissor na purificação de diversas proteínas. Estes representam uma nova e mais sustentável alternativa aos processos de purificação convencionais, sendo as suas aplicações extremamente variadas.

Pretende-se no âmbito desta bolsa efetuar o estudo integrado de diferentes sistemas micelares de duas fases aquosas como técnicas de purificação da proteína verde fluorescente. A bateria de sistemas micelares de duas fases aquosas será definida pelo uso e conjugação de surfatantes não-iónicos com sais ou solventes eutécticos (funcionando estes como eletrólitos) ou outros compostos tensioativos, inclusive solventes eutécticos (funcionando estes como co-surfatantes). Solventes eutécticos podem igualmente ser usados para separar e purificar uma grande variedade de biomoléculas.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica - https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro.phtml.pt); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. aprovado pelo Regulamento nº 339/2015, de 17 de junho de 2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf); e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Química da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Professor João Araújo Pereira Coutinho.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 6 meses, sendo eventualmente renovável até ao limite do projecto.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular com a respetiva valoração de:

1)      Habilitações literárias e média de licenciatura (50%)

    Média de mestrado+licenciatura                                                                                       (0-5 valores)

2)      Atividade científica desenvolvida anteriormente (50%)

    Experiência laboratorial na aplicação de sistemas micelares                                    (0-5 valores)

 

Composição do Júri de Selecção: Prof. João Araújo Pereira Coutinho (presidente), Doutora Sónia Patrícia Marques Ventura (vogal), Doutora Mara Guadalupe Freire Martins (vogal).

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Departamento de Química da Universidade de Aveiro, sendo o candidato aprovado notificado através de correio eletrónico.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 11 de Abril a 26 de Abril de 2017

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio por correio eletrónico dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico para Prof. Doutor João Araújo Pereira Coutinho, para o endereço jcoutinho@ua.pt.


Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Informação não disponível

País: Portugal

Localidade: Aveiro

Instituição de acolhimento: Universidade de Aveiro


Data limite de candidatura: 26 April 2017
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: CICECO - Aveiro Institute of Materials | Universidade de Aveiro

Endereço:
Campus Universitário de Santiago
Aveiro - 3810–193
Portugal

Email: ciceco@ua.pt

Website: http://www.ciceco.ua.pt/

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio