Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: ff422066-5a8f-4fe0-9913-fff5d706f817

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Investigação - Mestre

Referência: UMInho/BI-M/UNARQ/EHCB/abril_2017

Área científica genérica: History

Área científica específica: Archaeology

Resumo do anúncio:

ANÚNCIO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSA DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de investigação científica no âmbito do projeto “Estudo Histórico da Cidade de Braga” / UAUM, cofinanciado pela Universidade do Minho. Podem concorrer Mestres no Domínio das Ciências Biológicas.



Texto do anúncio

ANÚNCIO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSA DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de investigação científica no âmbito do projeto “Estudo Histórico da Cidade de Braga” / UAUM, cofinanciado pela Universidade do Minho, nas seguintes condições:

1. Área Científica: Arqueobotânica - Arqueologia


2. Requisitos de admissão: Poder-se-ão candidatar à Bolsa Mestres no Domínio das Ciências Biológicas, com experiência de participação em projetos de investigação em Arqueobotânica. Dar-se-á preferência a candidatos com Licenciatura em Biologia e experiência demonstrada na realização de estudos de madeiras carbonizadas provenientes de contextos arqueológicos, designadamente através da autoria/coautoria de relatórios e/ou publicações científicas no domínio da antracologia.

3. Plano de trabalhos: Com o objetivo de caracterizar e sistematizar os contextos funerários da chamada Necrópole da Via XVII, em Braga, o plano de trabalhos consistirá em: 1) triar frações leves resultantes da flutuação de amostras sedimentares recolhidas em contexto de escavação arqueológica; 2) efetuar o diagnóstico taxonómico de madeiras carbonizadas aí detetadas, incluindo a realização de análises quantitativas; 3) Carregamento de dados no SIAUA (sistema de informação arqueológica da Unidade de Arqueologia); 4) proceder à interpretação e divulgação dos resultados obtidos, em colaboração com outros membros do projeto.

No final deverá elaborar-se um relatório com toda a informação recolhida e processada ao longo do trabalho.

4. Legislação e regulamentação aplicável: A bolsa é atribuída ao abrigo do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº40/2004, de 18 de Agosto e alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012 de 27 de agosto, com as alterações introduzidas pelos Decretos-Lei nº 89/2013 de 9 de julho, Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de outubro e Lei nº 12/2013 de 29 de janeiro, e pelo Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia I.P. em vigor.

5. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido na Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho, Braga e no laboratório 1.36, sito no Edifício FC4 da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, sob a orientação científica conjunta do Doutor Luís Fernando de Oliveira Fontes e do Doutor João Pedro Vicente Tereso.

6. Duração da bolsa: A Bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em maio de 2017, em regime de exclusividade. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 12 meses.

7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 980,00 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País. O pagamento será mensal. (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt).

Outros benefícios: Reembolso do Seguro Social Voluntário, correspondente ao 1º Escalão da base de incidência contributiva (opcional) e Seguro de Grupo de Acidentes Pessoais.

8. Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar terão por base os elementos e ponderações seguintes: Formação Académica (20%); Experiência Profissional no domínio da Arqueobotânica (70%); Publicações no domínio da Antracologia (10%).

Nos casos em que ocorrerem Entrevistas, a valoração da Entrevista terá o peso de 50%, sendo a restante classificação obtida pelo resultado ponderado das três componentes referidas no parágrafo anterior.

Caso o perfil dos candidatos não se revele adequado, os elementos do júri reservam-se o direito de não admissão dos candidatos.

9. Composição do Júri de Seleção: Presidente do Júri: Luís Fernando de Oliveira Fontes. Vogais efetivos: Maria Manuela Martins e José Luiz Meireles Batista. Vogais Suplentes: Maria do Carmo Franco Ribeiro e Helena Paula Carvalho.

10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, afixada em local visível e público da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho, Avenida Central, 100 – Edifício dos Congregados, Braga, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através de correio eletrónico.

11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 7 A 21 de abril DE 2017.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae detalhado, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.


As candidaturas poderão ser entregues, pessoalmente, durante o período das 9 às 12h e das 14 às 17h, na Secretaria da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho, Av. Central, 100 – Edifício dos Congregados, 4710-229, remetidas por correio para a mesma instituição e morada, dirigidas ao Presidente do Júri, Doutor Luís Fernando de Oliveira Fontes, ou por correio eletrónico para os seguintes endereços: lfontes@uaum.uminho.pt, sec@uaum.uminho.pt, devendo ser descriminado no assunto: candidatura a bolsa: Ref. UAUM2017-01



Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: Braga

Instituição de acolhimento: BI_M/UNARQ/UMinho


Data limite de candidatura: 21 April 2017
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Universidade do Minho - Direcção de Recursos Humanos

Endereço:
Largo do Paço
Braga - 4704-553
Portugal

Email: bolsas@adm.uminho.pt

Website: indisponível

3. Habilitações académicas
3. Required education Level

Grau: Mestrado no Domínio das Ciências Biológicas
Domínio científico: Biological sciences
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio