Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: 9fb39900-760d-4616-b966-edfc1c9a4a99

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Técnico de Investigação (BTI)

Referência: BTI/CICPRIS/1/2017

Área científica genérica: Political sciences

Área científica específica: Science and society

Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Técnico de Investigação (BTI) para Licenciado(a) em Ciências Sociais ou áreas afins, para o CICPRIS - Centro de Investigação em Ciência Política, Relações Internacionais e Segurança da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia/MCTES, ref.ª UID/CPO/04563/2013, no âmbito do programa de recuperação da UI&D.



Texto do anúncio

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Técnico de Investigação (BTI) para Licenciado(a) em Ciência Politica ou áreas afins, para o CICPRIS - Centro de Investigação em Ciência Política, Relações Internacionais e Segurança da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia/MCTES, ref.ª UID/CPO/04563/2013, no âmbito do programa de recuperação da UI&D.

Requisitos de admissão: O presente edital para a contração de um(a) bolseiro(a) BTI define como requisitos de admissão: 1) Licenciatura em Ciência Política ou áreas afins; 2) Experiência de atividades de investigação e elaboração de relatórios; 3) Conhecimentos na utilização de softwares de análise de dados para as Ciências Sociais; 4) Experiência de submissão de projetos a concursos de financiamento em plataformas digitais; 5) Experiência em funções de divulgação científica, nomeadamente em plataformas online e elaboração de newsletters; 6) Experiência em organização de eventos científicos, como colóquios, conferências e similares; 7) Domínio de línguas estrangeiras, em particular o inglês.

Fatores preferenciais: experiência anterior nas funções requeridas;  autonomia e evidências do interesse pela investigação, organização e divulgação da ciência; competências de línguas orais e escritas.

Plano de trabalhos: Apoio nas tarefas de organização da Unidade de I&D CICPRIS, nomeadamente: Apoio aos Programas de Investigação "Movimentos Autárquicos não Partidários” e “Segurança Pública versus Segurança Privada”, em particular na recolha de informação e processamento em bases de dados; Atualização de informação e comunicação interna sobre eventos científicos;  Apoio na submissão de candidaturas de projetos da UI&D CICPRIS a concursos de financiamento; Organização de eventos científicos, como colóquios, conferências e similares; Edição eletrónica, gestão de sítios de Internet, de newsletters e edição de conteúdos multimédia; Apoio às atividades de promoção e divulgação da produção científica da UI&D CICPRIS; Recolha de informação junto dos investigadores para a elaboração de relatórios ou planos de atividade.

 Legislação e regulamentação aplicável: Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., aprovado pelo Regulamento n.º 234/2012, publicado na II Série do Diário da República, de 25 de junho de 2012, alterado e republicado pelo Regulamento n.º 326/2013, publicado na II Série do Diário da República, de 27 de julho de 2013, e alterado pelo Regulamento n.º 339/2015, publicado na II Série do Diário da República, de 17 de junho de 2015.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido nas instalações do CICPRIS - Centro de Investigação em Ciência Política, Relações Internacionais e Segurança da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, na sala de bolseiros da C.0.17, sob a orientação científica do Professor Doutor João de Almeida Santos, Coordenador Científico da UI&D.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em 1 de junho de 2017. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 12 meses.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €745,00, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), acrescido do montante relativo ao primeiro escalão do regime de Seguro Social Voluntário. A periodicidade do pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: i) Mérito do curriculum vitae do candidato – 25% ; ii) Experiência em atividades de investigação – 20%, iii) Experiência em comunicação e divulgação da ciência – 15%, ii)  Carta de motivação – 20%; iv) Domínio oral e escrito de línguas estrangeiras – 20%. Em caso de empate nos candidatos com melhor classificação, a seleção do bolseiro a contratar terá por base uma entrevista. O júri poderá não atribuir a bolsa se a qualidade dos candidatos for inferior à requerida.

Composição do Júri de Seleção: 1 - Presidente: Professor Doutor João de Almeida Santos (CICPRIS-ULHT); 2 - Vogal efetivo: Professor Doutor Sergio Vieira da Silva (CICPRIS-ULHT); 3 - Vogal efetivo: Professor Doutor Fernando Campos (CICPRIS-ULHT); vogal suplente: Professora Doutora Fernanda Neutel (CICPRIS-ULHT); 4. Professor suplente: Professor Paulo Mendes Pinto. 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada alfabeticamente afixada na vitrina exterior à porta das instalações do CICPRIS, na C.017, largo principal do campus da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, sita no Campo Grande, n.º 376, em Lisboa, e afixada no website do CICPRIS, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através de e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 17 de abril a 3 de maio de 2017. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do formulário de candidatura acompanhado dos seguintes documentos: a) Curriculum Vitae pormenorizado; b) cópia do certificado de habilitações; c) cópia de comprovativos de formação complementar e de outros eventos mencionados no currículo; d) carta de motivação; e) outros elementos considerados relevantes para a adequada apreciação da candidatura. As candidaturas podem ser remetidas preferencialmente por correio eletrónico para cicpris@ulusofona.pt e f1314@ulusofona.pt; ou por correio dirigido ao Presidente do Júri do concurso, para o endereço: CICPRIS - Centro de Investigação em Ciência Política, Relações Internacionais e Segurança, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, Campo Grande, 376,  Edificio C – sala C1.18 - 1749-024 Lisboa, Portugal.




Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Temporário

País: Portugal

Localidade: Lisboa

Instituição de acolhimento: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa


Data limite de candidatura: 03 May 2017
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: CICPRIS - Centro de Investigação em Ciência Política, Relações Internacionais e Segurança

Endereço:
Campo Grande, 376
Lisboa - 1749-024
Portugal

Email: cicpris@ulusofona.pt

Website: http://cicpris.ulusofona.pt/pt/apresentacao/

3. Habilitações académicas
3. Required education Level

Grau: Licenciatura em Ciência Política ou áreas afins
Domínio científico: Not available
4. Línguas exigidas
4. Required languages

Língua: Portuguese
Prioridade Elevada
Leitura: Língua materna
Escrita: Língua materna
Compreensão: Língua materna
Conversação: Língua materna
Língua: English
Prioridade Elevada
Leitura: Bom
Escrita: Bom
Compreensão: Bom
Conversação: Bom
Língua: French
Prioridade Média
Leitura: Bom
Escrita: Básico
Compreensão: Bom
Conversação: Bom
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience

Domínio cient. genérico: Not available
Domínio cient. específico:
Anos de experiência: 2 anos