Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: 6a0c1c59-25ea-47eb-adc8-d0f6ccc04ba5

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Investigação (Mestre)

Referência: FLUL_CLUL_BI_Mestre_LabFon_UID_LIN_00214_2017

Área científica genérica: Not available

Área científica específica:

Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa para atribuição de uma (1) Bolsa de Investigação para Mestre no Laboratório de Fonética e Lisbon Baby Lab, no âmbito do Projeto do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa UID/LIN/00214/2013, com o apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC).

Texto do anúncio

Encontra-se aberto concurso na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa para atribuição de uma (1) Bolsa de Investigação para Mestre no Laboratório de Fonética e Lisbon Baby Lab, no âmbito do Projeto do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa UID/LIN/00214/2013, com o apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC), nas seguintes condições:

Área Científica: Prosódia Interface entre variação, desenvolvimento da linguagem e padrões de frequência 

A bolsa destina-se a mestres com uma formação forte em fonética e fonologia, muito particularmente na área da prosódia, com uma tese de mestrado desenvolvida nesta área, e com experiência prévia nos domínios da variação prosódica, do desenvolvimento prosódico e/ou padrões de frequência na fonologia (uma combinação de dois destes três domínios é necessária). Esta experiência prévia constitui um requisito e deverá ter sido preferencialmente enquadrada em projectos de investigação no domínio científico relevante. Competências de utilização de software de edição e análise de fala, constituição e manipulação de bases de dados e gestão de back-office constituem igualmente requisitos. Competências de apoio à realização de estudos com metodologias experimentais de percepção e processamento, incluindo Eye-tracking e EEG, serão muito valorizadas.

 

Descrição da Bolsa e Objectivos a atingir pelos Candidatos:

A presente bolsa reúne dois objectivos centrais: (i) o desenvolvimento de investigação nas vertentes da variação, desenvolvimento da linguagem e padrões de frequência, designadamente promovendo as suas interfaces, no âmbito das linhas de investigação e projectos actualmente em curso no Laboratório de Fonética e Lisbon Baby Lab; (ii) o desenvolvimento de recursos, nomeadamente bases de dados, relacionados com (i).

 

Legislação e regulamentação aplicável:

Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) - http://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP – em vigor http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT.pdf republicado em anexo ao Regulamento nº 326/2013, no Diário da República, 2ª série, nº 164, de 2 de Agosto de 2013, com a redacção actual) e do Regulamento de Bolsas da Universidade de Lisboa, aprovado por despacho da FCT,I.P (Despacho nº 6984/2014, publicado no Diário da República, 2ª série, nº 102, de 28 de Maio).

 

Local de exercício da actividade:

As actividades serão desenvolvidas no Laboratório de Fonética e Lisbon Baby Lab, Centro de Linguística, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sob a orientação científica da Prof.ª Marina Vigário e da Prof.ª Sónia Frota.

 

Duração da bolsa:

A bolsa terá a duração de 3 meses, com início previsto em julho de 2017. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado durante a elegibilidade do projeto (de acordo com a legislação em vigor - Cf. Legislação e Regulamentação aplicável supra indicada).

Na sequência do procedimento para a atribuição da Bolsa,  se a lista de ordenação final, devidamente homologada, contiver um número de candidatos aprovados superior ao do número de Bolsas a ocupar, é sempre constituída uma reserva de recrutamento interna, a qual é utilizada no prazo máximo de 18 meses contados da data da homologação da lista de ordenação final, quando haja necessidade de ocupação por desistência do/a bolseiro/a.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal:

O montante mensal da bolsa corresponde a 980€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). As bolsas serão pagas mensalmente por transferência bancária. A este valor acresce o Seguro Social Voluntário, correspondente ao 1º escalão, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o Seguro de Acidentes Pessoais.

O desempenho de funções a título de bolseiro é efetuado em regime de dedicação exclusiva, ao abrigo do Artº. 5º do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica.

 

Métodos de selecção:

A selecção será realizada com base nos seguintes critérios de avaliação:


  1. Adequação e relevância da formação do candidato (55%)
  2. Experiência prévia (35%)
  3. Motivação para a candidatura a esta bolsa (10%)

 

Composição do Júri de Selecção:

 

O Júri é constituído por Marina Vigário (Presidente) e pelos vogais Sónia Frota e Marisa Cruz.

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados:

Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de projecto de lista ordenada, afixada em local visível e público no Laboratório de Fonética e Lisbon Baby Lab, Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, e publicitada na página electrónica da FLUL domiciliada na Internet (http://www.letras.ulisboa.pt/pt/investigacao/bolsas-de-investigacao/bolsas-flul ).

Do projecto de lista de classificação final podem os candidatos reclamar no prazo de 10 dias úteis contados da sua afixação/publicitação.

O candidato aprovado será notificado através de e-mail.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

O concurso encontra-se aberto no período de 18/05/2017 a 31/05/2017.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura, explicitando a motivação do candidato, acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum vitae do candidato com indicação das disciplinas e seminários relevantes para a área científica da bolsa e respectivas classificações, bem como de eventuais publicações, comunicações, acções de formação avançada, etc; certificado de licenciatura ou de mestrado; outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, durante o período das 10 às 17h no Laboratório de Fonética e Lisbon Baby Lab, ou enviadas por correio electrónico para labfon@letras.ulisboa.pt e sonia.frota@mail.telepac.pt




Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: Lisboa

Instituição de acolhimento: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa/Centro de Linguística da UL


Data limite de candidatura: 31 May 2017
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Endereço:
Alameda da Universidade, Cid. Universitária
Lisboa - 1600-214
Portugal

Email: claudia.gomes@letras.ulisboa.pt

Website: http://www.letras.ulisboa.pt

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio