Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: d1c327d4-4690-4ccb-a54d-5112ecc849f5

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa De Investigação - Mestre

Referência:

ICVS_BI_2017_012



Área científica genérica: Neurosciences

Área científica específica:

Resumo do anúncio:

O Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS), unidade de I&D da Medicina (EM), da Universidade do Minho e membro do Laboratório Associado ICVS/3B’s, abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI-Mestre) no âmbito do Projeto Papel das células da glia no processo neurodegenerativo na doença de Machado-Joseph”- POCI-01-0145-FEDER-016818 (PTDC/NEU-NMC/3648/2014) financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, FCT I.P. e co-financiado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) do Portugal 2020, com o apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).



Texto do anúncio

Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS)

ICVS/3B’s – Laboratório Associado

Anúncio para atribuição de 1 Bolsas de Investigação (BI- Mestre)

 

Referência: ICVS_BI_2017_012

 

O Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS), unidade de I&D da Medicina (EM), da Universidade do Minho e membro do Laboratório Associado ICVS/3B’s, abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI-Mestre) no âmbito do Projeto Papel das células da glia no processo neurodegenerativo na doença de Machado-Joseph”- POCI-01-0145-FEDER-016818 (PTDC/NEU-NMC/3648/2014) financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, FCT I.P. e co-financiado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) do Portugal 2020, com o apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) nas condições abaixo indicadas:

 

Área Científica:

Neurociências

 

Requisitos de admissão

Podem candidatar-se detentores do grau de Mestre em Genética Molecular, Bioquímica, Biologia Aplicada, Medicina Molecular e áreas afins. É desejável experiência de investigação na área das Neurociências, bem como competência prática na utilização de ferramentas de biologia molecular e celular, microscopia avançada, e análise de comportamento de modelos animais.

 

Plano de Trabalhos

O/A bolseiro/a irá participar na análise de células neuronais e da glia e suas interações num modelo animal da doença de Machado-Joseph, recorrendo a metodologias de separação celular, cultura e co-cultura de células primárias, estudos funcionais e de viabilidade e quantificação da expressão de genes e proteínas candidatas, bem como estudos do transcriptoma, proteoma e secretoma dessas células.

 

Legislação e regulamentação aplicável

As bolsas são atribuídas ao abrigo do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº40/2004, de 18 de Agosto e alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012 de 27 de agosto, com as alterações introduzidas pelos Decretos-Lei nº 89/2013 de 9 de julho, Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de outubro e Lei nº 12/2013 de 29 de janeiro, e pelo Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt).

 

Local de trabalho

O trabalho será desenvolvido no Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde da Escola de Medicina da Universidade do Minho, no Campus de Gualtar em Braga, sob a orientação científica da Doutora Patrícia Maciel.

 

Duração e Regime de Atividade

Duração de 12 meses, eventualmente renovável, até ao limite máximo de 24 meses, após validação positiva, com início previsto para agosto de 2017, até à duração máxima do projeto, ou seja, 30 de junho de 2019. As atividades serão desenvolvidas em regime de exclusividade, conforme regulamento de formação avançada de recursos humanos da FCT.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal

O montante das bolsas de investigação corresponde a 980€ (Mestre) por cada bolsa, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). O pagamento da bolsa será efetuado mensalmente através de transferência bancária.

Outros benefícios: Reembolso do Seguro Social Voluntário, correspondente ao 1º Escalão da base de incidência contributiva e Seguro de Grupo de Acidentes Pessoais.

 

Métodos de Seleção

Os métodos de seleção aplicáveis serão a avaliação curricular (AC) e a entrevista de seleção (E).

A entrevista de seleção apenas será realizada aos/às 3(três) candidatos/as com melhor classificação na avaliação curricular.

A avaliação final será obtida tendo em conta as seguintes ponderações: avaliação curricular (AC, 50%), entrevista (E, 50%).

Os critérios, e respetivas ponderações, para cada um dos métodos indicados (AC e E) são em seguida discriminados.

A Avaliação Curricular(AC) terá uma ponderação de 50%, distribuída pelos seguintes parâmetros:

AC1) Avaliação do perfil académico/curriculum vitae do/a candidato/a (ponderação de 25%);

AC2) Experiência em investigação científica clínica com relevância e de acordo com o planto de trabalhos (ponderação de 25%).

A Entrevista(E) terá uma ponderação de 50%, distribuída pelos seguintes parâmetros:

E1) Avaliação da experiência profissional relevante demonstrada pelo/a candidato/a para o exercício de funções na vaga a concurso (ponderação de 25%);

E2) Competências interpessoais aferindo a motivação para o desempenho das funções e o sentido crítico do/a candidato/a (ponderação 25%).

Os membros do Júri reservam-se o direito de não atribuir a bolsa no caso de não se apresentarem a concurso candidatos/as com perfil adequado.

 

Composição do Júri de Seleção

Presidente – Doutora Patrícia Maciel; Vogais – Doutora Andreia Castro e Doutor Carlos Bessa; Suplentes – Doutor Fernanda Marques, Doutor João Oliveira.

Em caso de impedimento, o presidente do Júri será substituído por um vogal efetivo.

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados

Os resultados finais da avaliação serão comunicados por e-mail.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas

O concurso encontra-se aberto entre o período de 8 de junho a 23 de junho de 2017, inclusive.

As candidaturas deverão indicar a referência (ICVS_BI_2017_012) do concurso no campo do assunto e ser remetidas por correio eletrónico, para o endereço bolsas@med.uminho.pt, acompanhadas dos seguintes documentos obrigatórios: carta de motivação, Curriculum Vitae detalhado que comprove a experiência do/a candidato/a, cópia dos certificados de habilitações, carta de referência e outros elementos que o/a candidato/a considere relevantes para apreciação.

A falta de algum dos documentos exigidos na candidatura é motivo de exclusão.

 

Política de não discriminação e de igualdade de acesso

Em cumprimento da alínea h) do artigo 9º da Constituição da República Portuguesa, a Administração Pública, enquanto entidade empregadora, promove ativamente uma política de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando escrupulosamente no sentido de evitar toda e qualquer forma de discriminação.




Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: Campus Gualtar |Braga

Instituição de acolhimento:

Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde




Data limite de candidatura: 23 June 2017
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Universidade do Minho - Instituto de  Investigação em Ciências da Vida e Saúde

Endereço:
Campus de Gualtar
Braga - 4710-057
Portugal

Email: bolsas@med.uminho.pt

Website: indisponível

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio