Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: b0d16992-748d-47c4-9727-90254fa46094

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
1 Bolsa de Investigação - Mestre

Referência: Bolsa de Investigação - Mestre, no âmbito do projeto Generation.Mobi, com referência POCI-01-0247-FEDER-017369.

Área científica genérica: Engineering

Área científica específica:

Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação - Mestre, no âmbito do projeto Generation.Mobi, com referência POCI-01-0247-FEDER-017369, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI).



Texto do anúncio

Área Científica: Serviços de Mobilidade Inteligente baseados em dados geo-referenciados

Requisitos de admissão:

§  Habilitação de grau de mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Informática, ou área afim;

§  Experiência em bases de dados (preferência para postGIS e/ou pgSQL), desenvolvimento de serviços REST e aplicações web, e software backend de suporte;

§  Bons conhecimentos de programação, preferência python e/ou C/C++, e flexibilidade de ferramentas;

§  Bons conhecimentos de inglês, escrito e falado;

§  Ser auto-motivado e capaz de trabalhar em equipa.

§  Mostrar iniciativa na resolução de problemas.

 

Plano de trabalhos: Desenvolvimento de aplicação para roteamento com base em preferências do utilizador e usando informação de uma cidade inteligente sobre condições históricas e atuais de tráfego. Criação de com uma aplicação que integre fórum web para ciclistas com informação em tempo-real e histórica sobre o tráfego, rotas preferenciais, e mapeamento de locais difíceis. Desenvolvimento de aplicação web para permitir geração de datasets filtrados de acordo com critérios geográficos e temporais.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto, alterada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto, e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 09 de julho (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia, em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf) e Regulamento de Bolsas da Universidade do Porto.

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sob a orientação científica da Professora Doutora Ana Cristina Costa Aguiar.

 

Duração da bolsa e Regime de Atividade: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em julho 2017, ou o mais cedo possível após esta data, em regime de exclusividade. O contrato será eventualmente renovado em função da avaliação de desempenho, mas não excedendo a duração máxima do projeto.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante mensal da bolsa corresponde a 980,00 EUR, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). O pagamento será efetuado por transferência bancária.

 

Métodos de seleção:

§  Mestrado em área relevante (1-5), - 5 pontos; com média final igual ou superior a 15/20 valores – 4 pontos; com média final igual ou superior a 14/20 valores – 3 pontos; com média final igual ou superior a 13/20 valores – 2 pontos; com média final inferior a 13/20 ou formação académica em áreas não consideradas afins – 1 ponto.

§  Experiência prévia em desenvolvimento de serviços REST, aplicações web, bases de dados, algoritmos de extração de informação, programação (1-5, 1 ponto por cada).

§  Trabalho prévio em equipas de investigação na área de transportes inteligentes (1-5) - 5 pontos; em área afim – 3 pontos; noutra área - 1 ponto.

§  Proficiência em Inglês escrita e oral (1-5), excelente - 5 pontos; razoável - 4 pontos; sem conhecimento - 1 ponto.

§  Interação pessoal (1-5): capacidade de se exprimir claramente e corretamente, capacidade de interpretação e compreensão, abertura a ideias novas e interação em equipa – 5 pontos; Interação pessoal razoável – 4 pontos; Sem Interação pessoal – 1 ponto.

Após análise da documentação submetida, o júri poderá solicitar entrevista aos 2 melhores classificados na avaliação curricular.

 

Composição da Comissão de Seleção:

Presidente: Professora Doutora Ana Cristina Costa Aguiar, Professor Auxiliar da FEUP

Vogal Efetivo: Professor Doutor Pedro Miguel Alves Brandão, Professor Auxiliar da FCUP

Vogal Efetivo: Prof. Doutor Luís Miguel Pinho de Almeida, Professor Associado da FEUP

Vogal Suplente: Professor Doutor Rui Pedro de Magalhães Claro Prior, Professor Auxiliar da FCUP

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados da avaliação serão divulgados através de correio registado. Para o efeito deve ser indicada a morada completa no processo de candidatura.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

O concurso encontra-se aberto, para apresentação de candidaturas, no período de 22/05/2017 a 30/06/2017. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através de email, com indicação da referência do projeto no assunto, da seguinte forma: FEUP – Projeto Generation.MobiBI Mestre –– Processamento de dados geo-referenciados - para recursoshumanos@fe.up.pt, Prof. Ana Cristina Costa Aguiar ana.aguiar@fe.up.pt , e Elimary Silva, elimary.silva@lx.it.pt, acompanhadas dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, Copia da Certidão de Grau de Mestre e outros documentos comprovativos relevantes.




Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: Porto

Instituição de acolhimento: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto


Data limite de candidatura: 30 June 2017
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Endereço:
Rua Dr. Roberto Frias, s/n
Porto - 4200-465
Portugal

Email: recursoshumanos@fe.up.pt

Website: http://www.fe.up.pt

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio