Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: c6c81cc2-e384-40b8-acba-53cd695b482d

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Investigação para Mestres

Referência: BI-23-I3N (15151-15152/2017)

Área científica genérica: Physics

Área científica específica:

Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 2 Bolsas de Investigação para Mestres no âmbito do Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação – UID/CTM/50025 com o apoio financeiro da FCT/MCTES (PIDDAC), através de fundos nacionais e quando aplicável co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional -  FEDER (POCI-01-0145-FEDER-007688) - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.

Texto do anúncio

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 2 Bolsas de Investigação para Mestres no âmbito do Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação – UID/CTM/50025 com o apoio financeiro da FCT/MCTES (PIDDAC), através de fundos nacionais e quando aplicável co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional -  FEDER (POCI-01-0145-FEDER-007688) - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, nas seguintes condições:

 

Área Científica: Fisica / Eng. Fisica

 

Requisitos de admissão: Mestrado em Física Aplicada, Engenharia Física, Eletrónica ou áreas afins. Será dada preferência aos candidatos com formação e experiência de investigação na área de optoelectrónica, especialmente em sensores de fibra ótica e sistemas de aquisição.

 

Plano de trabalhos: Os trabalhos a realizar pelos bolseiros deverão centrar-se no desenvolvimento de sistemas óticos de monitorização em aplicações de reabilitação física de pacientes, nomeadamente em: a) pela conceção e implementação de sistemas de aquisição e b) sensores de fibra ótica capazes de monitorar parâmetros como: pressão, parâmetros cardiovasculares e temperatura, para cada um dos bolseiros, respetivamente.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P em vigor

(https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT.pdf) e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio. Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica);

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório Associado I3N do Departamento de Física da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Doutor Paulo Fernando da Costa Antunes.

 

 

Duração da bolsa: As bolsas tem início previsto em agosto de 2017, com a duração de 5 meses, eventualmente renováveis até ao limite do prazo de execução do projeto.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

 

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: (a) avaliação curricular (classificação dos graus académicos, experiência prática na área de optoelectrónica, publicações e participação em projetos científicos) e (b) entrevista, com a respetiva valoração de (a) 75% e (b) 25%.

A entrevista individual poderá ser presencial ou por via eletrónica, em data a definir posteriormente pelo júri, sendo os candidatos notificados por e-mail.

Reserva-se o direito de não admitir nenhum candidato se, de entre os que se apresentem, não houver quem satisfaça os requisitos pretendidos.

 

Composição do Júri de Seleção: O júri de seleção é composto por Presidente: Doutor João de Lemos Pinto, Professor Catedrático da Universidade de Aveiro;

Vogais efetivos: Doutor Paulo Fernando da Costa AntunesInvestigador Auxiliar, e Doutora Maria de Fátima Domingues, Investigadora de Pós-doutoramento, ambos da Universidade de Aveiro;

 

Vogais suplentes: Doutora Cátia Sofia Jorge Leitão, Investigadora de Pós-doutoramento, e Margarida Maria Resende Vieira Facão, Professora Auxiliar, ambos da Universidade de Aveiro.

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final afixada em local visível e público do Departamento de Física da Universidade de Aveiro e em www.ua.pt/fis/bolsas , sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email..

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 23 de junho a 6 de julho de 2017.

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura, acompanhada dos seguintes documentos Curriculum Vitae datado e assinado do candidato, cópia dos comprovativos dos elementos mencionados no CV, cópia de certidão de final de curso e respectivas notas.

As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, durante o período 09:00-12:30 e das 14:00-16:15 na secretaria do Departamento de Física, remetidas por correio para a/o (Marta Teixeira) Departamento de Física; Universidade de Aveiro; Campus Universitário de Santiago; 3810-183 Aveiro, ou por e-mail para marta.m@ua.pt, com a referência da bolsa no assunto.

 

 Universidade de Aveiro, 07 de junho de 2017

 

 

 




Número de vagas: 2

Tipo de contrato: Informação não disponível

País: Portugal

Localidade: Aveiro

Instituição de acolhimento: Universidade de Aveiro


Data limite de candidatura: 06 July 2017
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Universidade de Aveiro - Departamento de Física

Endereço:
Campus Universitário de Santiago
Aveiro - 3810-193 Aveiro
Portugal

Email: fisica@ua.pt

Website: http://www.ua.pt/fis

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio