Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: f095fa73-52c2-4e58-b474-2ab6841f5cee

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Iniciação Cientifica

Referência: BIC-37-I3N (17445/17360)

Área científica genérica: Physics

Área científica específica:

Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 2 Bolsas de Iniciação Científica (BIC) no âmbito do Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação – UID/CTM/50025 com o apoio financeiro da FCT/MCTES (PIDDAC), através de fundos nacionais e quando aplicável co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional -  FEDER (POCI-01-0145-FEDER-007688), no âmbito do Acordo de Parceria COMPETE  PT2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.

Texto do anúncio

 

Ref. BIC-37-I3N (17445/17360)

 

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 2 Bolsas de Iniciação Científica (BIC) no âmbito do Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação – UID/CTM/50025 com o apoio financeiro da FCT/MCTES (PIDDAC), através de fundos nacionais e quando aplicável co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional -  FEDER (POCI-01-0145-FEDER-007688), no âmbito do Acordo de Parceria COMPETE  PT2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, nas seguintes condições:

 

Área Científica: Física Computacional

 

Requisitos de admissão: Estudantes    inscritos    pela    primeira    vez    num    1.º    ciclo    do   ensino   superior    ou    em    mestrado    integrado nas áreas de Engenharia Física, Engenharia  Computacional e áreas afins; aproveitamento muito bom em pelo menos duas disciplinas desenvolvendo competências computacionais; será dada preferência a candidatos com conhecimentos comprováveis na área da inteligência artificial.

 

Plano de trabalhos: O objetivo do projeto consiste em desenvolver e validar algoritmos de inteligência artificial desenvolvidos pelo investigador responsável por este projeto (modelos de frustração celular), com vista a estendê-los para desempenhar tarefas de classificação e clustering de dados. Pretendem-se desenvolver dois tipos de tarefas. De um lado, programar alterações aos algoritmos existentes de forma a desempenharem as novas funções. De outro, implementar um conjunto de outros algoritmos existentes na literatura, tais como máquinas de vetores de suporte, algoritmos de florestas aleatórias, ou redes neuronais da última geração, de forma a avaliar a qualidade dos algoritmos desenvolvidos.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P em vigor.

Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica);

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no pólo de Aveiro do Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Professor Fernão Vistulo de Abreu.

 

Duração das bolsas: A bolsa terá à duração de 4 meses, com início previsto em Setembro de 2017, eventualmente renovável até ao limite do prazo de execução do projeto.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 385, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

 

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular; avaliação de competências computacionais; entrevista; carta de motivação, com a respetiva valoração de 15%, 25%, 30%, 30%.

Composição do Júri de Seleção: Professores Doutores Fernão Rodrigues Vistulo de Abreu, Ricardo Guimarães Assis Dias e João Filipe Calapez de Albuquerque Veloso.

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, disponível em www.ua.pt/fis/bolsas sendo os candidatos aprovados notificados através de email.

 

 

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 13 a 26 de julho 2017.

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: curriculum vitae, carta de motivação, cópia de inscrição em ano letivo corrente e outros documentos que o candidato considere relevantes para atestar as suas competências. 

 

 

Universidade de Aveiro,  28 de junho de 2017




Número de vagas: 2

Tipo de contrato: Informação não disponível

País: Portugal

Localidade: Aveiro

Instituição de acolhimento: Universidade de Aveiro


Data limite de candidatura: 26 July 2017
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Universidade de Aveiro - Departamento de Física

Endereço:
Campus Universitário de Santiago
Aveiro - 3810-193 Aveiro
Portugal

Email: fisica@ua.pt

Website: http://www.ua.pt/fis

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio