Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: ca61295d-caaa-4100-918d-7da6f33fb07a

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Investigação para Mestres

Referência: IPC/JCV_RS/23/2017

Área científica genérica: Engineering

Área científica específica: Materials Engineering

Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestres no âmbito das atividades de investigação do Instituto de Polímeros e Compósitos da Universidade do Minho e membro do Laboratório Associado I3N – Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação – CTM/50025 código da operação POCI-01-0145-FEDER-007688, COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), com o apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais.

Texto do anúncio

UNIVERSIDADE DO MINHO

Referência: IPC/JCV_RS/23/2017

 

Anúncio para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestres

No âmbito das atividades de investigação do Instituto de Polímeros e Compósitos (IPC) da Universidade do Minho e membro do Laboratório Associado I3N – Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação.

 

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestres no âmbito das atividades de investigação do Instituto de Polímeros e Compósitos da Universidade do Minho e membro do Laboratório Associado I3N – Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação – CTM/50025 código da operação POCI-01-0145-FEDER-007688, COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), com o apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais, nas seguintes condições:

 

Área Científica: Ciência e Engenharia de Polímeros e Compósitos/Engenharia de Materiais

1.  Requisitos de Admissão: Os(As) candidatos(as) à Bolsa de Investigação Científica (BI) deverão preferencialmente satisfazer os seguintes requisitos:

- Mestrado em Engenharia de Polímeros (ou equivalente);

- Os candidatos devem possuir conhecimentos sólidos sobre o processo de moldação por injeção de peças plásticas, modelação do enchimento de peças plásticas em moldes, simulação por elementos finitos da deformação de peças plásticas sujeitas a diferentes solicitações mecânicas, realização de ensaios experimentais (nomeadamente medição de brilho, medição de rugosidade, e técnicas de microscopia);

- Será dada prioridade a candidatos com experiência relevante em ferramentas CAE nomeadamente Autodesk Moldflow Insight (AMI), e preparação de amostras para diversas técnicas de ensaios laboratoriais relevantes.

2.  Plano de Trabalhos: Este projeto pretende desenvolver ferramentas e abordagens para prever algumas das principais características estéticas (brilho e cor) de peças moldadas, que normalmente são difíceis de garantir durante a fase de design/projeto. Esta abordagem deverá ser aplicável a situações em que as peças são utilizadas diretamente como moldadas. O foco não estará apenas nos aspetos técnicos mas tentará também acoplar propriedades mais subjetivas. O investigador deverá preparar amostras laboratoriais através de moldação por injeção, levar a cabo ensaios mecânicos e outros, analisar/interpretar resultados e propor uma explicação para os efeitos observados (nomeadamente os mecanismos que governam as propriedades), e trabalhar com índices termomecânicos para estabelecer modelos preditivos. Resultados de simulação deverão ser comparados com resultados experimentais. Deverão ser preparados relatórios técnicos em língua inglesa.

3.  Legislação e regulamentação aplicável: Lei n.º 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Cientifica); alterada pelo Decreto-Lei 202/2012 de 27 de agosto e pela Lei nº 12/2013 de 29 de janeiro de 2013; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. – em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf)

4.  Local de Trabalho: As atividades serão desenvolvidas no Instituto de Polímeros e Compósitos, Departamento de Engenharia de Polímeros, Campus de Azurém.

5.  Duração da Bolsa: A bolsa terá a duração de 5 meses, com início previsto em 01 de agosto 2017, eventualmente renovável de acordo com a execução do projeto.

6.  Valor do subsídio de manutenção mensal: o montante da bolsa corresponde a € 980, conforme tabela de valores das Bolsas de Investigação (Mestres) atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no país. (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). O pagamento será efetuado mensalmente por transferência bancária. Outros benefícios: Reembolso do Seguro Social Voluntário, correspondente ao 1º Escalão da base de incidência contributiva, e Seguro de Acidentes Pessoais.

7.  Métodos de Seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: 1) avaliação curricular com a ponderação de 50 % (nomeadamente a média final de curso e a área de formação); 2) experiência comprovada na área do projeto com a ponderação de 50 %, incluindo a experiência de publicação.

8.  Composição do Júri: o Júri é composto pelo presidente, o Professor Júlio César Machado Viana, pelos vogais efetivos os Professores Olga Machado de Sousa Carneiro e Ricardo Simões pelos vogais suplentes os Professores João Pedro Nunes e Fernando Moura Duarte.

9.  Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Departamento de Engenharia de Polímeros, sendo a ata de seriação enviada a todos os candidatos através de e-mail. O Investigador Responsável reserva-se ao direito de não atribuir a Bolsa em concurso, em função do resultado de avaliação das candidaturas e da sua adequação aos objetivos do projeto.

10.  Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto entre os dias 14 e 27 de julho 2017. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes. As candidaturas deverão ser enviadas por e-mail para o seguinte endereço rsimoes@dep.uminho.pt ou remetidas por correio para o seguinte endereço:

Universidade do Minho

Departamento de Engenharia de Polímeros

Instituto de Polímeros e Compósitos

A/C Prof. Ricardo Simões

Campus de Azurém

4800-058 Guimarães

Telefone: 253 510 337




Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: Guimarães

Instituição de acolhimento: Universidade do Minho


Data limite de candidatura: 27 July 2017
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Universidade do Minho - Departamento de Engenharia de Polímeros (DEP) - Instituto de Polímeros e Compósitos (IPC)

Endereço:
Departamento de Engenharia de Polímeros
Guimarães - 4800-058 GUIMARÃES
Portugal

Email: patricia.cavaco@dep.uminho.pt

Website: indisponível

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio