Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: cf39c141-5ad1-4e90-94f5-a602ab651c3d

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
1 Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia (BGCT) Licenciado

Referência: FCSH / IHC / UID/HIS/04209/2013 / 1 BGCT Licenciado

Área científica genérica: Not available

Área científica específica:

Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia para Licenciado no âmbito da unidade UID/HIS/04209/2013 – Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com o apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais, nas seguintes condições:

Texto do anúncio

Área Científica: qualquer área científica

Requisitos de admissão:
- grau de Licenciatura em qualquer área científica, concluído à data de encerramento do concurso;
- conhecimento perfeito da língua portuguesa e conhecimentos avançados da língua inglesa (compreensão/redação/leitura e conversação);
- domínio das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na óptica do utilizador;
- experiência comprovada de participação como gestor/a em projetos de investigação, nomeadamente programa estratégico de unidades de I&D;
- capacidade de planeamento e organização;
- sentido de responsabilidade e capacidade de comunicação e integração em equipas de trabalho;
- bons conhecimentos do Sistema Científico e Tecnológico Nacional e Programa(s) Quadro associado(s).

Plano de trabalhos: A/o bolseira/o integrará a equipa do Instituto de História Contemporânea apoiando a realização e o acompanhamento de todas as atividades desenvolvidas nesta Unidade de Investigação, ficando responsável pela planificação, gestão e execução financeira dos programas de financiamento e projetos nacionais e europeus; a organização e tramitação dos procedimentos em geral no âmbito de projetos de I&D financiados; a organização, validação e submissão de despesas de projetos de I&D financiados a nível nacional e europeu e o acompanhamento dos procedimentos de contabilidade, em relação direta com a direção do Instituto e em articulação com os serviços da FCSH – Divisão de Apoio à Investigação (DAI) e da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Será também responsável pela gestão do correio electrónico do Instituto de História Contemporânea e de toda a correspondência; sendo ainda co-responsável pela organização das atividades do Instituto como seminários, colóquios, reuniões, workshops e outros. A/o bolseira/o caberá igualmente a função de assessoria à direção do IHC.

Objectivos: apoiar a direção e os investigadores na gestão de todas as atividades de investigação desenvolvidas no âmbito do Instituto de História Contemporânea.

Legislação e regulamentação aplicável (regime de atividade): a bolsa é atribuída ao abrigo da Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor. www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação científica do Presidente da Direcção do Instituto e Coordenador da Unidade de Investigação, Professor Doutor Pedro Aires Oliveira.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de doze meses, com início previsto em Outubro de 2017. O contrato de bolsa poderá ser renovado.

Condições financeiras da bolsa (remuneração): O montante da bolsa corresponderá a um valor 1245€, consoante a formação académica e experiências profissionais, com pagamento mensal, de cordo com a tabela de valores das bolsas de investigação atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), estando também previsto o pagamento de seguro de acidentes pessoais e seguro social voluntário.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: (A) Formação académica (avaliação curricular – 20 %); (B) Experiência profissional (avaliação curricular – 30 %); (C) Motivação (carta de motivação - 20%). Todos os parâmetros serão valorados numa escala de zero a vinte valores.

Apenas os cinco melhores candidatos que obtiveram pontuação igual ou superior a 9,50 valores selecionados à luz critérios A, B e C transitarão para a fase final de avaliação - uma entrevista, a realizar nas instalações do IHC-FCSH, destinada a aferir a adequação do perfil às tarefas propostas, bem como os conhecimentos de língua inglesa do candidato e o seu conhecimento do sistema científico em que está inserida a Unidade de Investigação. A entrevista terá uma ponderação de 30 % na nota final obtida pelos candidatos.

Composição do Júri de Seleção:
Presidente: Prof. Doutor Pedro Aires Oliveira, IHC-FCSH/NOVA;
1ª Vogal Efetiva: Professora Doutora Maria de Fátima Nunes, IHC- CEHFCi-UÉvora;
2º Vogal Efetivo: Prof. Doutor José Neves, IHC-FCSH/UNL;
Vogal suplente: Doutor Ricardo Castro, IHC-FCSH/UNL.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida enviada por mensagem electrónica. Nos termos do direito de audiência prévia dos interessados, o projeto de Classificação Final será anunciado através de mensagem de correio electrónico a todos os interessados.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 28 de Agosto a 10 de Setembro de 2017. As entrevistas realizar-se-ão no dia 14 de Setembro de 2017.

As candidaturas devem ser remetidas, obrigatoriamente, para a morada eletrónica ihc.concursos@fcsh.unl.pt, com a referência “Candidatura ao concurso para atribuição de uma BGCT_IHC_assessoria de direcção”, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos em versão pdf: Curriculum Vitae, certificado(s) de habilitações, carta de motivação e outros documentos comprovativos considerados relevantes (caso apresentem cartas de referência, as mesmas serão levadas em conta na avaliação do parâmetro experiência profissional).


Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Temporário

País: Portugal

Localidade: Lisboa

Instituição de acolhimento: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas


Data limite de candidatura: 10 September 2017
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Endereço:
Av. de Berna, 26 C
Lisboa - 1069-061
Portugal

Email: ihc.concursos@fcsh.unl.pt

Website: http://www.fcsh.unl.pt

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio