Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: 0179daa2-64df-4ced-8bee-5419ad691e95

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
BOLSA PARA MESTRE

Referência: BI_UEvora_UID/HIS/04209/2013

Área científica genérica: History

Área científica específica:

Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de duas Bolsas de Investigação, no âmbito da unidade HIS/04209 - Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com a Universidade de Évora, Instituição Participante – através do G.I. -  CEHFCi_UE , com o apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais.

Texto do anúncio

 

Perfil de candidatura - Evidenciar sólida e articulada formação na área científica de História, com especial enfoque para uma visão interdisciplinar de forma a englobar agendas de História da Ciência Contemporânea.

Área Científica: Ciências Sociais e Humanas, com preferência na área de História – História da Ciência

 

Requisitos de admissão:

Os candidatos têm de possuir o grau de Mestre e estarem diretamente envolvidos em trabalho de formação em programa de doutoramento enquadrado pela unidade de I&D.

 

 

São consideradas condições gerais de preferência

Os candidatos deverão estar formalmente inseridos em planos de trabalho de investigação conducente à obtenção do grau de Doutor em área científica do Grupo de Investigação Ciência – CEHFCi da Universidade de Évora. Esse plano deverá preferencialmente incidir sobre práticas, dinâmicas e instituições científicas século XIX e XX em Portugal.

 

Plano de trabalhos: Os candidatos deverão estar na fase final de uma investigação conducente à obtenção do grau de Doutor em História e Filosofia da Ciência, programa enquadrado pelo IHC – Grupo de Investigação: Ciência, Estudos de História, Filosofia e Cultura Científica da Universidade de Évora (CEHFCi_UE), devendo participar ativa e regularmente nas atividades desenvolvidas no contexto da unidade IHC e do G.I.  

 

Legislação e regulamentação aplicável (regime de atividade): a bolsa é atribuída ao abrigo da Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor, www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf.

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido sob a tutela do Instituto de História Contemporânea, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, no Grupo Ciência, Estudos de História, Filosofia e Cultura Científica da Universidade de Évora (CEHFCi_UE) da Universidade de Évora, sob a orientação científica da Coordenador do Grupo de Investigação, Maria de Fátima Nunes, Professora Catedrática da U.E. 

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 3 meses, com início em Outubro de 2017, (Outubro/Novembro/Dezembro) não sendo renovável, vigorando até final do Projeto Estratégico UID/HIS/04209/2013 .

 

Condições financeiras da bolsa (remuneração): O montante da bolsa corresponde a € 980,00 (B.I. com grau de Mestre) conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), sendo os pagamentos efetuados mensalmente, através de transferência bancária, a partir da Universidade de Évora. A entidade financiadora suportará também o valor correspondente ao seguro social voluntário – 1º escalão.

 

Métodos de seleção:

1. Mérito académico (25%)

2. Experiência de investigação (20%),

3. Projeto de trabalho e carta de motivação (25%),

4. Entrevista obrigatória (30%).

 

As entrevistas, a realizar nas instalações da Universidade de Évora – IHC-CEHFCi – Palácio do Vimioso, destinam-se a aferir as perspetivas de integração na dinâmica científica do Grupo de Investigação e da Unidade e no doutoramento relacionado com o G.I.

 

Composição do Júri de Seleção:

 

Presidente de Júri:

Maria de Fátima Nunes – Professora Catedrática, Universidade de Évora, IHC-CEHFCi-U.E.

Vogais:

- José Pedro Sousa Dias, Professor Associado, Diretor do Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC-UL), IHC-CEHFCi.

- Sara Albuquerque, BPD/FCT - IHC-CEHFCi-U.E.

Suplentes:

- Ana Cristina Martins, BPD/FCT / IHC-CEHFCi-U., IHC-CEHFCi-U.E.

- Ricardo Castro, BGCT (Bolseiro Gestão, Ciência e Tecnologia) / IHC-FCSH-UNL

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, através de mensagem electrónica.

Nos termos do direito de audiência prévia dos interessados, o projeto de Classificação Final será anunciado através de mensagem de correio electrónico a todos os interessados.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 11 de setembro a 22 de setembro de 2017.

 

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura onde o/a candidato/a explicará porque considera ter o perfil adequado à Bolsa em concurso e à instituição promotora da mesma: IHC-FCSH/UNL, acompanhada dos seguintes documentos:

 

- Curriculum Vitae atualizado e detalhado;

- Cópia do Certificado de Habilitações;

- Projeto de investigação (max. 1500 palavras);

- Carta de motivação

- Cópia da Tese de Mestrado (ou indicação de repositório) e um ou mais textos científicos produzidos pelo candidato em formato digital;

- Outros elementos que o(a)s candidato(a)s considerem relevantes para o processo de seleção.

 

As candidaturas deverão ser remetidas por mail para:

mfn@uevora.pt  e   cehfc@uevora.pt


Número de vagas: 2

Tipo de contrato: Contrato a termo certo

País: Portugal

Localidade: Évora

Instituição de acolhimento: Universidade de Évora


Data limite de candidatura: 22 September 2017
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Universidade de Évora - UE

Endereço:
Largo dos Colegiais 2
Évora - 7004-516 Évora
Portugal

Email: mfn@uevora.pt

Website: http://www.uevora.pt/

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio