Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: f5526c7e-0923-4db5-a2fc-9087aca1cb96

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Investigação para Mestre

Referência: BIM: PTDC/EMS-TEC/3263/2014

Área científica genérica: Biological sciences

Área científica específica:

Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (Mestre) no âmbito do projeto n.º 016574 (POCI-01-0145-FEDER-016574 e PTDC/EMS-TEC/3263/2014), com a designação “ARCADELIKE – Development of a physiological collagen architecture in engineered tissue cartilage through a combined approach of mechanical stimulus with anisotropic fibrous scaffolds on a bioreactor environment”, que tem o Centro de Neurociências e Biologia Celular de Coimbra (CNC) como Instituição Participante, na sequência da candidatura apresentada ao Programa Operacional Competitividade e Internacionalização apoiada pelo FEDER e por fundos nacionais, nos termos do aviso para apresentação de candidatura n.º 04/SAICT/2015, cujo financiamento foi aprovado pela Comissão Diretiva do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, na sua componente FEDER, e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. e homologada pela Tutela, na componente nacional, nas seguintes condições:

Área Científica: Ciências da Vida ou da Saúde, Ciências Farmacêuticas e afins.

Requisitos de admissão: detentores de mestrado em Ciências da Vida ou da Saúde, Ciências Farmacêuticas ou áreas afins, com vertente experimental.



Texto do anúncio

Plano de trabalhos: O projecto visa a optimização de processos de produção in vitro de cartilagem hialina para reparação de lesões da cartilagem articular através da combinação de estímulos mecânicos e de scaffolds anisotrópicos que suportem a cultura tridimensional de condrócitos humanos e estimulem a síntese de matriz extracelular. O trabalho envolverá todos os passos necessários à preparação das construções tridimensionais de condrócitos humanos e à sua cultura em condições estáticas e sob estimulação mecânica, bem como a análise da matriz produzida e do estado funcional dos condrócitos nessas construções ao longo do tempo.

 

Regime de atividade: A atribuição da bolsa não gera nem titula uma relação de natureza jurídico-legal, é exercida em regime de dedicação exclusiva e é atribuído ao bolseiro o Estatuto de Bolseiro da UC, conforme o disposto na legislação e regulamentação aplicáveis.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., e Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, nas suas atuais redações

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CNC.IBILI - Centro de Neurociências e Biologia Celular, Universidade de Coimbra, Polo III, sob orientação científica da Doutora Alexandrina Ferreira Mendes.

 

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores) e será pago por transferência bancária.

 

Métodos de seleção: Avaliação curricular, considerando a) o mérito absoluto do curriculum vitae (30% - escala de 0-100), sendo especialmente valorizados a classificação de licenciatura e mestrado ou mestrado integrado, a autoria de artigos científicos publicados em revistas ISI e comunicações em congressos e o domínio comprovado da língua inglesa, e b) a adequabilidade do perfil às actividades a desenvolver, nomeadamente tendo em conta a experiência em isolamento e cultura de células humanas, nomeadamente de condrócitos articulares, métodos e técnicas de biologia celular e molecular e técnicas de preparação e coloração histológicas e imunohistológicas e microscopia óptica e confocal. O júri reserva-se o direito de realizar entrevistas, se necessário via skipe, aos 3 candidatos mais bem posicionados.

 

Composição do Júri de Seleção: Professora Doutora Alexandrina Ferreira Mendes (Presidente), professora Doutora Teresa Cruz Rosete (vogal) e Doutora Ana Cristina Silva (vogal).

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação e selecção serão comunicados a todos os candidatos através de e-mail.

Informações complementares: Os resultados da avaliação serão divulgados até 90 dias úteis a contar da data limite de submissão de candidaturas, através de envio de comunicação aos candidatos, via correio eletrónico. Após a divulgação dos resultados, os candidatos serão notificados para, caso pretendam, se pronunciarem em sede de audiência prévia no prazo máximo de 10 dias úteis após aquela data. Findo este prazo, o candidato selecionado terá de declarar, por escrito, a sua aceitação e comunicar a data do início efetivo da bolsa. Salvo apresentação de justificação atendível, a falta da declaração dentro do prazo referido equivale a renúncia à bolsa. Em caso de renúncia ou desistência do candidato selecionado, será notificado o candidato imediatamente melhor classificado.

Prazo e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 22 de Setembro a 6 de Outubro de 2017.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, Carta de motivação em inglês, Certificados de Habilitações e nomes e contactos de duas referências.

As candidaturas deverão ser remetidas por correio electrónico, num documento pdf único, para Alexandrina Ferreira Mendes, Universidade de Coimbra, email: afmendes@ff.uc.pt




Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: Coimbra

Instituição de acolhimento: Centro de Neurociencias e Biologia Celular


Data limite de candidatura: 06 October 2017
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Centro de Neurociências e Biologia Celular

Endereço:
Rua larga, FMUC, 1ºPiso
Coimbra - 3004-517
Portugal

Email: afmendes@ff.uc.pt

Website: http://www.cnbc.pt/

3. Habilitações académicas
3. Required education Level

Grau: Detentores de mestrado em Ciências da Vida ou da Saúde, Ciências Farmacêuticas ou áreas afins
Domínio científico: Biological sciences
4. Línguas exigidas
4. Required languages

Língua: English
Prioridade Elevada
Leitura: Excelente
Escrita: Excelente
Compreensão: Excelente
Conversação: Excelente
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio