Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: 8be34a22-060a-44dd-8002-e24c63c0b714

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Investigação - Doutor (M/F)

Referência: FLUP | 1 Bolsa de Investigação - Doutor | Petrus Hispanus

Área científica genérica: Philosophy

Área científica específica:

Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação – Doutor, no âmbito do projeto “Edição Crítica e Estudo das Obras Atribuídas a Petrus Hispanus – 1” (PTDC/MHC-FIL/0216/2014), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia com fundos nacionais no âmbito do Projeto 3599 - Promover a Produção Científica, o Desenvolvimento Tecnológico e a Inovação (não cofinanciado).

Texto do anúncio

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação – Doutor, no âmbito do projeto “Edição Crítica e Estudo das Obras Atribuídas a Petrus Hispanus – 1” (PTDC/MHC-FIL/0216/2014), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia com fundos nacionais no âmbito do Projeto 3599 - Promover a Produção Científica, o Desenvolvimento Tecnológico e a Inovação (não cofinanciado), nas seguintes condições:

1.    Área científica: Filosofia

2.    Requisitos de Admissão

Podem candidatar-se todos os indivíduos maiores, detentores dos seguintes requisitos que deverão ser comprovados documentalmente:
a.    Doutoramento em Filosofia, ou em Estudos Clássicos, ou em áreas afins;
b.    Formação e conhecimento aprofundado de grego e latim;
c.    Apresentação de um projeto de investigação sobre Petrus Hispanus, envolvendo o estudo do autor, a revisão do texto das edições críticas em curso no projeto e a identificação de fontes;

Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira terá de ser reconhecida por instituição de ensino superior portuguesa, nos termos do disposto no Decreto-Lei n.º 341/2007, publicado no Diário da República, 1.ª série, n.º 197, de 12 de outubro, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data do termo do prazo para a candidatura.

3.    Plano de Trabalhos

O/A bolseiro/a desenvolverá trabalho de colaboração na revisão filológica e identificação de fontes nas edições críticas em curso no projeto, bem como o seu próprio projeto de investigação, assim como trabalho de apoio à organização da atividade de investigação do projeto acima referido, no âmbito do qual decorrerá a sua atividade, colaborando também em todas as tarefas organizativas e de relatório próprias do projeto de investigação.

4.    Legislação e Regulamentação aplicável

Estatuto do Bolseiro de Investigação Cientifica, aprovado pela Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, na redação atualmente em vigor e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt).

5.    Local de Trabalho

O trabalho será desenvolvido na FLUP, sob a orientação científica do Professor Doutor José Meirinhos, Investigador Principal do projeto.

6.    Duração da Bolsa

1 ano, prorrogável no máximo até 6 meses, em regime de exclusividade, com início previsível a 1 de novembro de 2017.

7.    Valor do Subsidio de Manutenção Mensal

O montante da bolsa corresponde a 1495,00€, conforme a tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I. P., no País (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). O pagamento será realizado pela FLUP por transferência bancária. Além deste subsídio, o/a bolseiro/a será abrangido por um seguro de acidentes pessoais.

9.  Métodos de Seleção:

A seriação dos bolseiros é realizada por avaliação curricular (70%) e do projeto de investigação (30%), envolvendo as dimensões quantitativa e qualitativa.
Na avaliação curricular são consideradas as seguintes vertentes: 1) Formação académica (20%); 2) Experiência de investigação e publicações (20%); 3) Experiência no âmbito de projetos e/ou de atividades científicas (10%); 4) Conhecimento de línguas clássicas, incluindo grego e latim (20%).
No projeto de investigação são consideradas as seguintes vertentes: 5) Consistência e fundamentação científica (15%); 6) Adequação ao projeto no qual a bolsa se insere e contributo inovador para o conhecimento do autor (15%).

Com base na lista de seriação final será constituída uma lista de reserva, a qual será utilizada no caso de desistência do/a candidato/a classificado em primeiro lugar. Na eventualidade de nenhum dos candidatos demonstrar possuir o perfil indicado para a realização do plano de trabalhos o júri reserva-se o direito de não atribuir a bolsa a concurso.

10.  Composição do Júri de Seleção:

Presidente – José Francisco Preto Meirinhos, Investigador Responsável/Doutorado, Prof. Catedrático da FLUP;
1ª vogal efetivo – Celia López Alcalde, Doutorada, Investigadora do Instituto de Filosofia da U.P.;
2º vogal efetivo – João Carlos Martins Rebalde, Doutorado, Investigador do Instituto de Filosofia da U.P.;
1ª vogal suplente – Paula Oliveira e Silva, Doutorada, Professora Auxiliar da FLUP;
2ª vogal efetivo – Joana Serrado, Doutorada, investigadora do Instituto de Filosofia da U.P.

11.  Forma de Publicitação/Notificação de Resultados:

Os resultados finais da avaliação serão divulgados através do envio de ata(s) via correspondência registada para a morada indicada pelos/as candidatos/as no CV/Carta de Motivação.

12.  Forma de Apresentação das Candidaturas e Prazo de Candidatura:

As candidaturas deverão ser formalizadas, obrigatoriamente, através de e-mail para a Unidade de Planeamento, Contratação e Desenvolvimento do Serviço de Recursos Humanos do Centro de Recursos e Serviços Comuns da Universidade do Porto através do endereço eletrónico candidaturasrh@sp.up.pt com conhecimento para ifilosofia@letras.up.pt de 27 de setembro a 11 de outubro, indicando a refª do projeto “FLUP | 1BI-D |Petrus Hispanus” acompanhadas da seguinte documentação, de apresentação obrigatória:
a.    Carta de motivação dirigida ao Investigador Principal do projeto;
b.    Curriculum Vitae, especificando todos os elementos relevantes para avaliação da formação filológica, experiência académica e de investigação;
c.    Projeto de investigação;
d.    Cópia do(s) Certificado(s) de Habilitações;
e.    Comprovativos da experiência exigida;
f.    Quaisquer documentos que os candidatos entendam ser relevantes para apreciação do seu mérito.

Os documentos submetidos deverão ser nomeados com o primeiro e último nome do/a candidato/a e não exceder os 5MB no seu conjunto.


Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: Porto

Instituição de acolhimento: Faculdade de Letras da Universidade do Porto


Data limite de candidatura: 11 October 2017
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Universidade do Porto - Reitoria

Endereço:
Praça Gomes Teixeira
Porto - 4099-002
Portugal

Email: recrutamentorh@sp.up.pt

Website: http://sigarra.up.pt/up/web_page.inicial

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio