Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: bd66daea-ef78-42fd-b5b7-654d7f88cf99

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Investigação-Mestre

Referência: BI_Mestre|BaSEIB Clinical Trial

Área científica genérica: Not available

Área científica específica:

Resumo do anúncio:

BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (M/F)

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação, no âmbito do projeto de I&D denominado “BaSEIB Clinical Trial - Bariatric Surgery and Exercise Intervention Bone Trial”, com o apoio financeiro da FCT/MCT através de fundos nacionais e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade”, com a referência POCI-01-0145-FEDER-016707


Texto do anúncio

BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (M/F)

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação, no âmbito do projeto de I&D denominado “BaSEIB Clinical Trial - Bariatric Surgery and Exercise Intervention Bone Trial”, com o apoio financeiro da FCT/MCT através de fundos nacionais e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade”, com a referência POCI-01-0145-FEDER-016707, nas seguintes condições:

Área Científica: Atividade física e Saúde

Requisitos de admissão: Grau de Mestre em Atividade Física e Saúde ou equivalente.

Condições de preferência:

 1. Participação em projetos de investigação na área atividade física e saúde;

 2.  Possuir experiência de avaliação, prescrição e liderança de sessões de exercício físico com pacientes submetidos a cirurgia bariátrica;

 3. Competência comprovada na utilização de técnicas laboratoriais (preparação de amostras para ensaios de imunoabsorção enzimática, ergoespirometria, dinamómetria isocinética, absorciometria radiológica de dupla energia);

4. Domínio de processamento e análise de dados nos programas informáticos Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) ™; ActiLife™ e Centre Point da Actigraph™;

 5. Publicações científicas (artigos, resumos) em revistas peer-reviewed;

6. Comunicações em encontros científicos com conteúdo relacionado ao contexto da obesidade e do exercício em pacientes submetido a cirurgia bariátrica;

7. Domínio da língua inglesa.

Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira terá de ser reconhecida por instituição de ensino superior portuguesa, nos termos do disposto no Decreto-Lei n.º 341/2007, publicado no Diário da República, 1.ª série, n.º 197, de 12 de outubro, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data do termo do prazo para a candidatura.

Plano de trabalhos: As atividades a desenvolver abrangerão as diversas tarefas da pesquisa previstas no âmbito do projeto, designadamente: i) o processamento de amostras biológicas e determinações bioquímicas por ensaios de imunoabsorção enzimática (ELISA); ii) aplicação, tratamento e análise de dados de questionários alimentares; iii) avaliação de densidade mineral óssea e composição corporal por absorciometria radiológica de dupla energia; iv) avaliação da capacidade cardiorrespiratória por ergospirometria; v) avaliação da força muscular por dinamometria isocinética; vi) avaliação de tratamento e análise de dados de acelerómetros para avaliação de atividade física diária; vii) organização e liderança de sessões de exercício físico com doentes previamente submetidos a cirurgia bariátrica.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, na sua redação atual, que aprova o Estatuto do Bolseiro de Investigação, disponível em: http://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatuto bolseiro.phtml.pt, Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I.P, aprovado pelo Regulamento nº 339/2015, de 17 de junho, disponível em: http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt e Regulamento de Bolsas da Universidade do Porto.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, sob a orientação científica dos Professores Doutores Hélder Rui Martins Fonseca e José Manuel Fernandes de Oliveira.

Duração da bolsa e Regime de Atividade: a bolsa, a realizar em regime de exclusividade, terá a duração de 11 meses, com início previsto em dezembro de 2017.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980,00, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País. (www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). O pagamento será efetuado por transferência bancária.

Métodos de seleção:

Os critérios de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular, com valoração de 40% para as habilitações académicas e 60% para o grau de satisfação dos requisitos relativos a conhecimentos e experiência anterior, nomeadamente os enunciados nas condições de preferência.

Com base na lista de seriação final será constituída uma lista de reserva, a qual será utilizada para a eventual contratação de novos bolseiros no âmbito do presente projeto ou no caso de desistência do/a candidato/a classificado em primeiro lugar.

Na eventualidade de nenhum dos candidatos demonstrar possuir o perfil indicado para a realização do plano de trabalhos o júri reserva-se o direito de não atribuir a bolsa a concurso.

Composição do Júri de Seleção:

Presidente - Prof. Doutor Hélder Rui Martins Fonseca

1º vogal efetivo -  Prof. Doutor José Manuel Fernandes de Oliveira

2º vogal efetivo - Prof. Doutor Jorge Augusto Pinto da Silva Mota

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Toda a informação relevante será publicitada no site da Universidade do Porto http://www.up.pt, em Notícias e Media/Notícias/Recrutamentos e os candidatos serão notificados da decisão do júri por notificação em correio registado.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 27 de outubro a 13 de novembro de 2017.      

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através de email para joliveira@fade.up.pt e hfonseca@fade.up.pt, com a indicação do projeto (BaSEIB Clinical Trial) e acompanhadas dos seguintes documentos: carta de motivação, certificados comprovativos das habilitações académicas, curriculum vitae detalhado, comprovativos da experiência exigida e outros documentos considerados relevantes pelo candidato.




Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: Porto

Instituição de acolhimento: Faculdade de Desporto da Universidade do Porto


Data limite de candidatura: 13 November 2017
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Universidade do Porto - Reitoria

Endereço:
Praça Gomes Teixeira
Porto - 4099-002
Portugal

Email: recrutamentorh@sp.up.pt

Website: http://sigarra.up.pt/up/web_page.inicial

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio