Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: b8e75676-4c30-4de5-bbbf-b42a9d68b192

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Investigação

Referência: BIM-1/FoodNanoSensor/BioMark

Área científica genérica: Chemistry

Área científica específica: Biochemistry

Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Mestre, no âmbito do projeto “FoodNanoSense: compreensão do amargor e adstringência dos polifenóis presentes em alimentos para o desenvolvimento de um biosensor”, P2020-PTDC/AGR-TEC/6547/2014, POCI-01-0145-FEDER-016699.

Texto do anúncio

ANÚNCIO PARA BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO PARA MESTRE Ref.ª BIM-1/FoodNanoSense/BioMark

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Mestre, no âmbito do projeto “FoodNanoSense: compreensão do amargor e adstringência dos polifenóis presentes em alimentos para o desenvolvimento de um biosensor”, P2020-PTDC/AGR-TEC/6547/2014, POCI-01-0145-FEDER-016699, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do COMPETE2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia I.P, nas seguintes condições.

1. ÁREA CIENTÍFICA Materiais sensores, Materiais de suportes e Biossensores.

2. FORMAÇÃO ACADÉMICA E PERFIL DO CANDIDATO Grau de Mestre em área afim à área científica. Pretende-se um candidato com experiência em investigação na área (1) de dispositivos para monitorização de biomoléculas; (2) do uso de novas plataformas para estes dispositivos; e (3) da preparação de materiais sensores para biomoléculas, incluindo impressão molecular. Será dada preferência a candidatos com experiência simultânea nestas áreas.

3. DURAÇÃO E REGIME DE ATIVIDADE Bolsa com a duração de 6 meses, com início previsto para Dezembro de 2017, eventualmente renovável, até a duração máxima de 18 meses (31-05-2019),a decorrer em regime de exclusividade, conforme regulamento de formação avançada de recursos humanos da Fundação para a Ciência e Tecnologia, (FCT, http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt) e do ISEP (mais informação em http://dre.pt/pdf2sdip/2010/05/088000000/2453224536.pdf).

4. OBJETO DE ATIVIDADE / PLANO DE TRABALHOS Preparar, avaliar e aplicar novos sistemas sensores para a monitorização de características sensoriais de alimentos.

5. LEGISLAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO APLICÁVEL Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto, alterado ainda pelo Decreto-Lei n.º 233/2012, de 29 de outubro, pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro, e pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de julho; Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., aprovado pelo Regulamento nº 234/2012, publicado na II Série do Diário da República de 25 de junho de 2012, alterado e republicado pelo Regulamento nº 326/2013, publicado na II Série do Diário da República de 27 de julho de 2013 e alterado pelo Regulamento nº 339/2015, publicado na II Série do Diário da República de 17 de junho de 2015 (www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt); Regulamento de Bolsas de Formação Avançada do ISEP, aprovado pelo Regulamento nº 405/2010, de 06 de maio, alterado pelo Regulamento nº 73/2015, de 16 de fevereiro. http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf.

6. ORIENTAÇÃO CIENTÍFICA E LOCAL DE TRABALHO A orientação científica do bolseiro será realizada pela investigadora responsável pelo projeto no ISEP, Professora Doutora Maria Goreti Ferreira Sales, e o trabalho será realizado no grupo de Investigação BioMark, Sensor Research, do ISEP.

7. REMUNERAÇÃO Valor mensal da bolsa igual €980 pago por transferência bancária (de acordo com tabela de valores da FCT: http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt), suportado através dos PADs C36304.

8. MÉTODOS DE SELEÇÃO E COMPOSIÇÃO DO JÚRI Os critérios de avaliação dos candidatos serão os seguintes:
A. Avaliação curricular A1. Formação académica do candidato (área e média); A2. Publicações (artigos publicados em jornais com índice de impacto na ISI, resumos em conferências e outros documentos relevantes no âmbito da área científica da bolsa; cabe ao júri decidir sobre a aceitação ou não de trabalhos em fase de submissão); A3. Experiência na investigação (área e tempo de atividade de investigação anterior, relativos ao perfil descrito para o candidato); Será atribuída uma classificação de 1 a 20 a cada sub-critério A. Serão valorizadas todas as informações curriculares do critério A que se enquadram no domínio das atividades previstas no plano de trabalhos. A classificação global do critério A será a média dos valores obtidos de A1, A2 e A3. B. Entrevista Os candidatos serão convidados para uma entrevista, a agendar por correio eletrónico. Esta entrevista poderá ser realizada via Skype (ou outro modo equivalente) para os candidatos que se encontrem fora da cidade do Porto, sendo este procedimento considerado equivalente a uma entrevista presencial. A entrevista é classificada de 1 a 20. Resultado Final 50% A + 50% B. O JÚRI será constituído por: Maria Goreti Ferreira Sales, PhD, Professor Adjunto, BioMark-ISEP (Presidente) Felismina Teixeira Coelho Moreira, PhD, Bolseiro, BioMark-ISEP (1º vogal) Manuela Maria Teixeira Basto de Faria Frasco, PhD, Bolseiro, BioMark-ISEP (2º Vogal)

9. FORMA DE PUBLICITAÇÃO / NOTIFICAÇÃO DOS RESULTADOS Para além da publicitação do Anúncio no portal do ERACareers, será promovido o respetivo anúncio no site do ISEP. Os candidatos serão notificados dos resultados por via eletrónica.

10. CANDIDATURA (i) Uma carta que explicite as razões da mesma (não mais do que 1 página A4); (ii) O curriculum vitae detalhado (incluindo o percurso académico, todas as publicações e a experiência em investigação); (iii) E a cópia de todos os documentos comprovativos dos vários elementos apresentados no processo de candidatura (incluindo versões digitais de certificado de habilitações e de todas as publicações - publicadas ou submetidas – consideradas relevantes para a candidatura). Não serão considerados dados curriculares que não tenham sido comprovados pelo candidato através do envio por email dos documentos (em pdf) correspondentes.

11. PRAZO E FORMA DE APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS O prazo de candidatura decorrerá de 27 novembro a 11 de dezembro de 2017. Os documentos do ponto anterior devem ser remetidos por via eletrónica (apenas), para biomark@isep.ipp.pt, devendo o candidato considerar que a sua receção foi efetuada apenas após receber uma mensagem de correio eletrónico de confirmação nesse sentido.

12. RESERVA DE SELEÇÃO O ISEP reserva-se ao direito de recorrer aos candidatos não selecionados, por ordem de seriação, para a contratação de bolseiros adicionais no âmbito do mesmo projeto que se venham a revelar necessários no prazo de 18 meses após a notificação da lista de ordenação final aos candidatos.


Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: ISEP

Instituição de acolhimento: BioMark - ISEP


Data limite de candidatura: 11 December 2017
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Instituto Superior de Engenharia do Porto - ISEP

Endereço:
Rua Dr. António Bernardino de Almeida
Porto - 4200 - 072 Porto
Portugal

Email: info-sp@isep.ipp.pt

Website: indisponível

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio