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1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Bolsas de Investigação - Mestre (M/F)

Referência: FLUP | 3 Bolsas de Investigação - Mestre - História/Arqueologia | CITCEM

Área científica genérica: History

Área científica específica:

Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de três Bolsas de Investigação para Mestre, no âmbito das atividades da Unidade I&D CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória” (UID/HIS/04059/2015), da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), cofinanciado pelos Fundos Europeus de Desenvolvimento Regional, através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (POCI-01-0-145-FEDER-007460).

Texto do anúncio

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de três Bolsas de Investigação para Mestre, no âmbito das atividades da Unidade I&D CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória” (UID/HIS/04059/2015), da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), cofinanciado pelos Fundos Europeus de Desenvolvimento Regional, através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (POCI-01-0-145-FEDER-007460), nas seguintes condições:

1.    Área científica: Humanidades 

2.    Requisito de Admissão:
Podem candidatar-se todos os indivíduos maiores, detentores do seguinte requisito que deverá ser comprovado documentalmente:
a.    Mestrado nas áreas de História, Arqueologia e/ou Cultura e Literatura, ou equivalente.

Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira terá de ser reconhecida por instituição de ensino superior portuguesa, nos termos do disposto no Decreto-Lei n.º 341/2007, publicado no Diário da República, 1.ª série, n.º 197, de 12 de outubro, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data do termo do prazo para a candidatura.

3.    Condições Preferenciais:
a.    Experiência de investigação em Arquivos, Bibliotecas e Centros de Documentação;
b.    Disponibilidade para deslocações.

4.    Plano de Trabalhos:
Os/As bolseiros/as serão responsáveis pela realização dos seguintes trabalhos:
a.    Apoio no âmbito dos projetos a desenvolver pelos grupos/linhas de investigação do CITCEM;
b.    Pesquisa bibliográfica e documental em Arquivos, Bibliotecas de Centros de documentação, bem como em websites e plataformas on-line;
c.    Carregamento de bases de dados;
d.    Indexação de conteúdos;
e.    Uso de software na ótica do utilizador.

5.    Legislação e Regulamentação aplicável:
Estatuto do Bolseiro de Investigação Cientifica, aprovado pela Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, na redação atualmente em vigor e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt).

6.    Local de Trabalho:
O trabalho será desenvolvido na FLUP, nas instalações do CITCEM, sob a orientação científica da Professora Doutora Amélia Polónia.

7.    Duração da Bolsa:
As bolsas terão a duração de 3 meses, eventualmente renováveis até final do projeto, em regime de exclusividade.

8.    Valor do Subsidio de Manutenção Mensal:
O montante das bolsas corresponde a 980€, conforme a tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I. P., no País (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). O pagamento será realizado pela FLUP por transferência bancária. Além deste subsídio, os/as bolseiros/as serão abrangidos por um seguro de acidentes pessoais.

9.  Métodos de Seleção:
A avaliação curricular (AC) pondera com 70% e terá como fatores de avaliação a experiência de investigação em Arquivos, Bibliotecas e Centros de Documentação, nomeadamente:
a.    Capacidade de organização da informação e carregamento de bases de dados (0-20);
b.    Experiência ao nível da recolha de informação em arquivos, bibliotecas, centros de documentação (0-20);
c.    Familiaridade com métodos de pesquisa on-line (0-20);
d.    Conhecimentos de informática do ponto de vista do utilizador (edição eletrónica, catalogação, bases de dados) (0-15);
e.    Conhecimentos de indexação de conteúdos (0-15);
f.    Conhecimentos de paleografia e capacidade de leitura transcrição de documentação manuscrita (0-10).

A realização de uma entrevista (E) é opcional e pondera com 30%.  Caso a entrevista não ocorra, a classificação final corresponderá à classificação obtida na AC. No caso de esta ser considerada necessária, será realizada aos 3 primeiros candidatos e terá como fatores de avaliação os seguintes itens:
a.    Demonstração de domínio das competências solicitadas (0-40);
b.    Conhecimentos específicos para a realização do plano de trabalhos (0-30);
c.    Motivação para as atividades previstas (0-10);
d.    Capacidade de autonomia (0-10);
e.    Comprometimento e capacidade para desenvolver trabalho de equipa (0-10).

Com base na lista de seriação final será constituída uma lista de reserva, a qual será utilizada no caso de desistência do/a candidato/a classificado em primeiro lugar. Na eventualidade de nenhum dos candidatos demonstrar possuir o perfil indicado para a realização do plano de trabalhos o júri reserva-se o direito de não atribuir a bolsa a concurso.

10.  Composição do Júri de Seleção:
Presidente – Professora Doutora Amélia Maria Polónia da Silva (Professora Associada da FLUP);
1º vogal efetivo – Professor Doutor Luís Alberto Marques Alves (Professor Associado da FLUP);
2º vogal efetivo – Professor Doutor Luís Fernando de Sá Fardilha (Professor Auxiliar da FLUP);
1º vogal suplente – Professor Doutor Pedro Clementino Vilas Boas Tavares (Professor Auxiliar da FLUP);
2º vogal suplente – Professor Doutor Francisco José de Jesus Topa (Professor Associado da FLUP).

11.  Forma de Publicitação/Notificação de Resultados:
Os resultados finais da avaliação serão divulgados através do envio de ata(s) via correspondência registada para a morada indicada pelos/as candidatos/as no CV/Carta de Motivação. Quando o número de candidaturas for superior a 50, os/as candidatos/as serão notificados via email.

12.  Forma de Apresentação das Candidaturas e Prazo de Candidatura:
As candidaturas deverão ser formalizadas, obrigatoriamente, através de e-mail para a Unidade de Planeamento, Contratação e Desenvolvimento do Serviço de Recursos Humanos do Centro de Recursos e Serviços Comuns da Universidade do Porto através do endereço eletrónico candidaturasrh@sp.up.pt com conhecimento para citcem@letras.up.pt de 11 a 22 de dezembro de 2017, indicando a refª do projeto “FLUP | 3BI História/Arqueologia |CITCEM” acompanhadas da seguinte documentação, de apresentação obrigatória:
a.    Carta de motivação;
b.    Curriculum Vitae, com indicação do nome e morada completos;
c.    Cópia do(s) Certificado(s) de Habilitações;
d.    Comprovativos da experiência exigida;
e.    Quaisquer documentos que os candidatos entendam ser relevantes para apreciação do seu mérito.


Solicita-se que os comprovativos sejam anexados diretamente à mensagem de candidatura, sem recurso a links para plataformas/drives externas. De forma a garantir a leitura de todos os documentos o formato preferencial de gravação é o Portable Drive Format (.pdf). Os ficheiros devem ser designados com o primeiro e último nome do/a candidato/a e não ultrapassar, no seu conjunto, 5 MB. Estes poderão ser comprimidos em formato .zip.


Número de vagas: 3

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: Porto

Instituição de acolhimento: Faculdade de Letras da Universidade do Porto


Data limite de candidatura: 22 December 2017
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Universidade do Porto - Reitoria

Endereço:
Praça Gomes Teixeira
Porto - 4099-002
Portugal

Email: recrutamentorh@sp.up.pt

Website: http://sigarra.up.pt/up/web_page.inicial

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio