Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: 3c8ca46a-7abf-4623-849b-0c26f5fb78ba

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Investigação

Referência: Ref. - BI MOBFOOD_nov2017

Área científica genérica: Biological sciences

Área científica específica: Biology

Resumo do anúncio:

Anúncio para atribuição de uma Bolsa de Investigação

 

Laboratório Food Safety & Microbiology - Ref. - BI MOBFOOD_nov2017

 

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (Mestre) no âmbito do projeto “MOBFOOD – Mobilização do conhecimento científico e tecnológico para o desenvolvimento de um setor Alimentar mais sustentável, mais eficiente na utilização dos recursos e centrado no consumidor”, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI).



Texto do anúncio

Anúncio para atribuição de uma Bolsa de Investigação

 

Laboratório Food Safety & Microbiology - Ref. - BI MOBFOOD_nov2017

 

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (Mestre) no âmbito do projeto “MOBFOOD – Mobilização do conhecimento científico e tecnológico para o desenvolvimento de um setor Alimentar mais sustentável, mais eficiente na utilização dos recursos e centrado no consumidor”, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI).

 

Área Científica:

Segurança alimentar

Requisitos de admissão:

Os candidatos à Bolsa de Investigação deverão possuir Mestrado na área das Ciências Biológicas (Microbiologia, Biologia, Bioquímica ou áreas afins), com o grau obtido há menos de 3 anos, e experiência de trabalho em condições de assepsia (bactérias e/ou fungos), técnicas de microbiologia convencional, e metodologias de biologia molecular (PCR, RT-PCR, e as suas variantes quantitativas). Os candidatos deverão igualmente possuir um bom domínio da língua inglesa.

Será dada preferência a candidatos que tenham experiência em testes padrão e modificados de suscetibilidade a agentes antimicrobianos (determinação de concentrações mínimas inibitórias e concentrações mínimas bactericidas por diluição e/ou difusão em meio sólido e macro e microdiluição em meio líquido).

 

Plano de trabalhos:

A execução deste projeto envolverá:

— Estudo de novos bioprotetores e bioconservantes juntamente com a sua validação em ambiente laboratorial e fabril;

— Implementação e qualificação do teste de desafio na presença de bioprotetores e bioconservantes em matrizes alimentares reais;

— Participação na elaboração de guias de boas práticas de qualidade e segurança para a indústria alimentar.

 

Legislação e regulamentação aplicável:

Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro, pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei n.º 89/2013, de 9 de julho e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia,I.P. em vigor http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf e regulamento de Bolsas do iBET.

 

Local de trabalho:

O trabalho será desenvolvido no laboratório Food Safety and Microbiology Lab, Divisão Food and Health, iBET — Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica, sob a orientação científica do Doutor Frédéric Gaspar e Doutora Teresa Crespo.

 

Duração da(s) bolsa(s):

A bolsa terá a duração inicial 6 meses, com início previsto em 1 de janeiro de 2018, em regime de exclusividade. A presente bolsa poderá ser renovada, por períodos a definir, desde que não ultrapasse a data prevista de finalização do projeto.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal:

O montante da bolsa será pago por transferência bancária, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

 

Métodos de seleção:

Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: i) avaliação curricular (40%); ii) experiência prévia (60%). A decisão final, se necessário, poderá envolver entrevista com os candidatos melhor posicionados, sendo que nesta situação a ponderação será de avaliação curricular (30%); iii) experiência prévia (45%) e entrevista de seleção (25%).

 

Composição do Júri de Seleção:

Presidente do Júri: Doutora Teresa Crespo; Vogais efetivos: Doutor Frédéric Gaspar e Doutora Vanessa Pereira; Vogal Suplente: Doutora Filipa Silva.

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados:

Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período entre 1 e 15 de dezembro.

As candidaturas devem ser formalizadas com indicação da Ref. abaixo indicada, através do envio de carta de motivação acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações, e indicação de nomes e contactos de pelo menos dois investigadores ou docentes universitários que possam prestar referências acerca do(a) candidato(a).

As candidaturas deverão ser enviadas por e-mail para:

Isabel Ribeiro

e-mail: iribeiro@ibet.pt

Ref. - BI MOBFOOD 2017

 




Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Informação não disponível

País: Portugal

Localidade: Oeiras

Instituição de acolhimento: iBET


Data limite de candidatura: 15 December 2017
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica - IBET

Endereço:
Av. da Republica - Qta. do Marquês - EAN
Oeiras - Apt. 12 - 2781-901 Oeiras
Portugal

Email: iribeiro@ibet.pt

Website: http://www.ibet.pt

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio