Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: 8dbd8dc7-7d86-4d33-b587-61fc1320a5a8

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia - Mestrado

Referência: BGCT n.º 5/2018

Área científica genérica: Not available

Área científica específica:

Resumo do anúncio:

EDITAL N.º 5/2018

 

BOLSA DE GESTÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (MESTRE)

 

 

O ICS-ULisboa, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia (BGCT) no âmbito das atividades a desenvolver no Serviço de Gestão de Comunicação, Imagem e Relações Públicas. Esta bolsa será financiada por verbas provenientes do Programa de Financiamento Estratégico da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Referência UID/SOC/50013/2013, no quadro do apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC).

 

A data limite para entrega de candidaturas é o dia 14 de março de 2018.

 

O texto completo do Edital, contendo os requisitos e o modo de apresentação das candidaturas, encontra-se publicitado em www.ics.ulisboa.pt, no Portal Eracareers e afixado na sede do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Av.ª Prof. Aníbal de Bettencourt, 9 – 1600-189 LISBOA, telef. 217804700

 



Texto do anúncio


EDITAL N.º 5/2018

 

BOLSA DE GESTÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (MESTRE)

 

O ICS-ULisboa, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia (BGCT) no âmbito das atividades a desenvolver no Serviço de Gestão de Comunicação, Imagem e Relações Públicas. Esta bolsa será financiada por verbas provenientes do Programa de Financiamento Estratégico da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Referência UID/SOC/50013/2013, no quadro do apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC).

 

1 Legislação aplicável: Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, alterada e republicada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto, Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt), Regulamento de Bolsas do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e Regulamento de Bolsas da Universidade de Lisboa.

 

2 – Coordenação das Atividades: Diretor do ICS e Chefe de Divisão dos Serviços de Gestão de I&D e de Formação Avançada.

 

3 – Duração da Bolsa: 6 meses, eventualmente renovável por idênticos ou diferentes períodos, com o limite estabelecido no Regulamento de Bolsas do ICS-ULisboa.

 

4 – Montante da bolsa e modo de pagamento: o montante da bolsa para mestre varia entre 980€ e 1.480€, consoante a formação e experiência profissionais, com pagamento mensal, de acordo com a tabela de valores das Bolsas de Investigação atribuídas pela FCT (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt), estando também previsto o pagamento de seguro de acidentes pessoais e seguro social voluntário.

 

5 – Instituição de acolhimento e local de trabalho: Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Avenida Professor Aníbal de Bettencourt, 9 – 1600-189 Lisboa

 

6 – Atividades a desenvolver: O/a bolseiro/a deverá desenvolver as suas atividades no âmbito do programa estratégico do ICS, realizando designadamente: a) organização e edição de informação sobre atividades do ICS destinadas a difusão interna e externa, em suportes digitais e através das redes sociais; b) manutenção e atualização das plataformas de "ciência aberta" disponibilizadas no site do ICS; c) organização e edição de materiais para divulgação em plataformas audiovisuais; d) divulgação da produção científica da equipa de investigação do ICS junto de públicos externos; e) difusão de atividades do ICS junto dos media; f) comunicação e divulgação de ciência através de plataformas e portais de ciência nos domínios previstos no programa estratégico do ICS.

    

7 – Requisitos de admissão: Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação, Comunicação de Ciência, ou áreas afins nos domínios das ciências sociais, com 2 anos, no mínimo, de experiência profissional comprovada nas atividades a desenvolver.

 

São ainda requisitos preferenciais: a) conhecimentos nas áreas de desenvolvimento de conteúdos científicos em web e de criação de conteúdos digitais; b) experiência na área de comunicação de ciência; c) bons conhecimentos de língua inglesa, falada e escrita. 

 

8 – Publicitação e prazo de apresentação de candidaturas: O presente Edital é publicitado no site do ICS-ULisboa e no Portal Eracareers, em conformidade com o n.º 2 do artigo 11.º do Regulamento de Bolsas do ICS-ULisboa. Nos termos das Normas da FCT, a receção de candidaturas inicia-se 10 dias após a publicitação do presente Edital no Portal Eracareers, decorrendo o prazo de candidaturas entre 1 e 14 de março de 2018.

 

9 – Formalização das candidaturas: As candidaturas deverão ser acompanhadas por uma carta de motivação demonstrando o interesse nesta área de atividade acompanhada de curriculum vitae pormenorizado, cópias de Certificado/s de Habilitações e de elementos completos de identificação (ou, facultativamente, cópia do bilhete de identidade, cartão de cidadão ou passaporte).

 

10 – Seleção: A seleção dos candidatos será efetuada por um júri constituído pelo Professor Doutor José Luís Cardoso, Diretor do ICS-ULisboa, Doutora Marta Rosales, Subdiretora do ICS-ULisboa e Dra. Maria Eugénia Rodrigues, Chefe de Divisão de Gestão de I&D e Formação Avançada do ICS-ULisboa. A avaliação curricular terá uma ponderação de 60% da nota final, a carta de motivação 20% e a entrevista 20%. Caso o júri opte por não entrevistar os candidatos, a avaliação curricular corresponderá a 70% da nota final e a carta de motivação a 30%.

 

11 – Morada de envio das candidaturas: As candidaturas deverão ser enviadas para o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (com a referência “Concurso de Bolsas de Gestão de Ciência e Tecnologia n.º 5/2018) pelo e-mail concursos.bolsas@ics.ulisboa.pt ou para a Avenida Professor Aníbal de Bettencourt, 9 – 1600-189 LISBOA, devendo ser recebidas dentro do prazo acima referido. Caso as candidaturas sejam enviadas por e-mail, os documentos supra referidos devem ser digitalizados e anexados ao processo.

 

Lisboa, 14 de fevereiro de 2018.

 

O Diretor do ICS

 

 

Prof. Doutor José Luís Cardoso


Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: Lisboa

Instituição de acolhimento: Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa


Data limite de candidatura: 14 March 2018
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Universidade de Lisboa - Instituto de Ciências Sociais - ICS-ULisboa

Endereço:
Av. Prof. Aníbal Bettencourt, nº 9
Lisboa - 1600-189 LISBOA
Portugal

Email: instituto.ciencias.sociais@ics.ulisboa.pt

Website: http://www.ics.ulisboa.pt

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio