Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: 0af38764-0ff2-4365-9c0f-4da7dd0d9953

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
PhD Researcher

Referência: PTDC/MAT-PUR/28177/2017

Área científica genérica: Not available

Área científica específica:

Resumo do anúncio:

 

António Fernando Sousa da Silva, Professor Catedrático e Diretor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, torna público que se encontra aberto pelo prazo de 15 dias úteis o procedimento concursal de seleção internacional para contratação de um Doutorado no âmbito do Projeto de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT): 02/SAICT/2017, intitulado “Limiting laws ruling dynamical systems” financiado pela FCT, referência PTDC/MAT-PUR/28177/2017.



Texto do anúncio

AVISO DE ABERTURA DE PROCEDIMENTO CONCURSAL DE SELEÇÃO INTERNACIONAL PARA A CONTRATAÇÃO DE UM INVESTIGADOR DOUTORADO

 

 

António Fernando Sousa da Silva, Professor Catedrático e Diretor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, torna público que se encontra aberto pelo prazo de 15 dias úteis o procedimento concursal de seleção internacional para contratação de um Doutorado no âmbito do Projeto de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT): 02/SAICT/2017, intitulado “Limiting laws ruling dynamical systems” financiado pela FCT, referência PTDC/MAT-PUR/28177/2017.

 

Área Científica: Matemática

Sub-área Científica: Sistemas Dinâmicos e Teoria de Valores Extremos

Requisitos de admissão:

1) Possuir doutoramento em Matemática ou área afim.

2) Experiência de investigação em Teoria de Valores Extremos ou Teoria Ergódica.

Jovens investigadores que obtiveram o grau de doutor recentemente são encorajados a concorrer.

Caso o doutoramento tenha sido conferido por instituição de ensino superior estrangeira, o mesmo tem de obedecer ao disposto no Decreto-Lei n.º 341/2007, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data do termo do prazo para a candidatura. 

O não cumprimento destes requisitos determina a rejeição liminar da candidatura.

Funções a desempenhar:

 

Desenvolvimento de trabalhos de investigação nas áreas de Sistemas Dinâmicos, Teoria Ergódica e Teoria de Valores Extremos.

 

Legislação e regulamentação aplicável:

Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, alterado pela Lei nº 57/2017 de 19 de julho (Regime Jurídico do Emprego Científico - RJEC); Decreto Regulamentar n.º 11-A/2017, de 29 de dezembro; Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro, na sua redação atual.

 

Nos termos do artigo 18.º do RJEC o presente procedimento concursal está dispensado da autorização dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da Administração Pública, designadamente a referida no n.º 3 do artigo 7.º da LTFP, da obtenção do parecer prévio favorável dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da Administração Pública, referido no n.º 5 do artigo 30.º da LTFP e do procedimento de recrutamento de trabalhadores em situação de requalificação, referido no artigo 265.º da LTFP.

 

Local de trabalho: As funções serão desenvolvidas no Centro de Matemática da Universidade do Porto, sob a orientação científica dos responsáveis do projeto.

 

Duração do contrato de trabalho a termo incerto: O presente contrato de trabalho tem início previsto em 1 de dezembro de 2018 e mantém-se apenas pelo período necessário à execução das funções definidas, em regime de dedicação exclusiva.

 

Remuneração mensal: €2.128,34 de acordo com a alínea a) do n.º 1 do artigo 15.º da Lei nº 57/2017, de 19 de julho e com a primeira posição remuneratória do nível inicial previsto no artigo 2.º do Decreto Regulamentar n. 11-A/2017, de 29 de Dezembro, correspondente ao nível 33 da tabela remuneratória única.

Métodos de seleção:

A seleção realiza-se através da avaliação do percurso científico e curricular (APPC) dos candidatos, podendo ser complementada por entrevista no caso da comissão de seleção entender necessário.

A Avaliação do percurso científico e curricular (APPC) incide sobre duas vertentes descritas abaixo e será obtida pela seguinte fórmula:

APCC= 0.5*C1+0.5*C2

Critério 1: Avaliação curricular - 50%. Elementos a considerar: CV (incluindo lista de publicac¸o~es) do candidato.

Critério 2: Avaliação da capacidade para a investigação e a sua relevância para os objetivos de investigação do projeto (área de Sistemas Dinâmicos, Teoria Ergódica e Teoria de Valores Extremos) – 50%. Elementos a considerar: Plano de trabalhos proposto e publicações científicas anteriores.

Poderá ser feita entrevista individual (E) (eventualmente recorrendo a um sistema de videoconferência) aos 3 candidatos mais bem classificados.

Classificação final:

A classificação final dos candidatos, caso não seja realizada entrevista, será determinada pela seguinte fórmula:

CF= APCC

A classificação final dos candidatos, caso seja realizada entrevista, será determinada pela seguinte fórmula:

CF=APPC*0.9+E*0.1

Composição do júri de seleção:

Presidente: Jorge Miguel Milhazes Freitas

1º Vogal efetivo: Ana Cristina Moreira Freitas

2º Vogal efetivo: José Ferreira Alves

1º vogal suplente: Romain Aimino

 

Forma de notificação dos resultados: As listas de candidatos admitidos e excluídos bem como as listas de classificação final são publicitadas na página eletrónica da FCUP/ Sigarra e através dos meios identificados ao abrigo do código do procedimento administrativo.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação de candidaturas:

As candidaturas deverão ser formalizadas exclusivamente na página do concurso (https://sigarra.up.pt/fcup/pt/cnt_cand_geral.concursos_list)no prazo de 15 dias úteis, acompanhadas da seguinte documentação:

·        Requerimento de candidatura;

·        Certificado ou diploma de doutoramento;

·        Curriculum vitae detalhado;

·        Plano de trabalhos (máximo de duas páginas);

·       Outros documentos relevantes para a avaliação do candidato.

Assiste ao júri a faculdade de exigir a qualquer candidato, em caso de dúvida, a apresentação de documentos comprovativos das suas declarações. As falsas declarações prestadas pelos candidatos serão punidas nos termos da lei.

São excluídos da admissão ao concurso os candidatos que formalizem incorretamente a sua candidatura.

Audiência Prévia e prazo para a Decisão Final: nos termos do artigo 121.º do Código do Procedimento Administrativo, após notificados, os candidatos têm 10 dias úteis para se pronunciar.

No prazo máximo de 90 dias, contados a partir da data limite para a apresentação das candidaturas, são proferidas as decisões finais do júri.

O presente procedimento concursal destina-se, exclusivamente, ao preenchimento da vaga indicada, podendo ser feito cessar até à homologação da lista de ordenação final dos candidatos e caducando com a respectiva ocupação do posto de trabalho em oferta.

 

Política de não discriminação e de igualdade de acesso

A FCUP promove ativamente uma política de não discriminação e de igualdade de acesso, pelo que nenhum candidato(a) pode ser privilegiado(a), beneficiado(a), prejudicado(a) ou privado(a) de qualquer direito ou isento(a) de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, sexo, orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, instrução, origem ou condição social, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical.

Nos termos do D.L. nº 29/2001, de 3 de fevereiro, o candidato com deficiência tem preferência em igualdade de classificação, a qual prevalece sobre qualquer outra preferência legal. Os candidatos devem declarar no ato de candidatura, sob compromisso de honra, o respetivo grau de incapacidade, o tipo de deficiência e os meios de comunicação/expressão a utilizar no processo de seleção, nos termos do diploma supramencionado.

 

O concurso encontra-se aberto de 22/10/2018 a 12/11/2018.

 




Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: Porto

Instituição de acolhimento: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto


Data limite de candidatura: 12 November 2018
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Endereço:
Rua do Campo Alegre, s/n
Porto - 4169-007
Portugal

Email: recrutamento@fc.up.pt

Website: https://sigarra.up.pt/fcup/pt/web_page.inicial

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio