Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: c0de0ddf-7f4e-4d49-b1ae-d5e63429a68e

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
1 BOLSA DE INVESTIGAÇÃO PARA MESTRE

Referência: PTDC/EEI-AUT/5141/2014

Área científica genérica: Engineering

Área científica específica: Electronic engineering

Resumo do anúncio:

O Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra (ISR-Coimbra) abre o concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação (BI) para Mestre no âmbito do projeto de I&D “Adaptação Automática do Passo do Robô Humanóide Para Diferentes Coeficientes de Atrito do Robô-Chão”, para Mestres em Eng. Mecânica, Eng. Eletrotécnica e de Computadores, Eng. Eletrónica e Telecomunicações, Eng. Informática, Eng. Biomédica ou área afim.


Texto do anúncio

ANÚNCIO

 

1 BOLSA DE INVESTIGAÇÃO PARA MESTRE


(Concurso aberto até 8 de janeiro de 2019)

O Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra (ISR-Coimbra) abre o concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação (BI) para Mestre no âmbito do projeto de I&D “Adaptação Automática do Passo do Robô Humanóide Para Diferentes Coeficientes de Atrito do Robô-Chão”, com a referência-PTDC/EEI-AUT/5141/2014, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização -  COMPETE 2020 e por Fundos Nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto  POCI-01-0145-FEDER-016509, nas seguintes condições:

 

Área Científica: Robótica, Automação, Inteligência Computacional e Biomedicina.

Requisitos de admissão: Mestres em Eng. Mecânica, Eng. Eletrotécnica e de Computadores, Eng. Eletrónica e Telecomunicações, Eng. Informática, Eng. Biomédica ou área afim.

Plano de trabalhos: O principal objetivo desta bolsa de investigação é a adaptação automática do passo de um robô humanóide para diferentes coeficientes de atrito do robô-chão. Este trabalho tem como parceiros a Kochi University of Technology do Japão, Universidade de Aveiro, Instituto Politécnico de Coimbra e o Mihailo Pupin Institute da Sérvia. Os objetivos particulares a atingir pelo bolseiro serão os seguintes:

- Desenvolver e integrar um sistema háptico para um operador humano poder sentir as variações das grandezas relevantes de um robô humanóide em situações de equilíbrio e locomoção (deslocação do centro de pressão, torque/força nos atuadores, ou outros).

- Desenvolver o controlo do robô humanoide NAO da Aldebaran, com técnicas de inteligência computacional.

Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. - em vigor.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Instituto de Sistemas e Robótica, da Universidade de Coimbra (Polo II), sob a orientação científica dos Professores Doutores João Paulo Morais Ferreira e Vitor Manuel Ferreira dos Santos.

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração até 30.06.2019, com início previsto em janeiro de 2019.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais. O valor da bolsa não aumentará ao longo de todo o período da sua duração.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Avaliação Curricular (60 %) e adequação do mesmo ao projeto (40%).

NOTA: O Júri reserva-se o direito de não atribuir a bolsa no caso de não se apresentarem a concurso candidatos com perfil adequado.

Composição do Júri de Seleção: O júri de avaliação das candidaturas será constituído pelos Professores Doutores João Paulo Ferreira, António Paulo Coimbra, Manuel Marques Crisóstomo e Vitor Ferreira dos Santos.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão enviados por email a todos os candidatos, inclusive o candidato aprovado.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 21 de dezembro de 2018 a 8 de janeiro de 2019.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações, Carta de apresentação/motivação, e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico para: lara@isr.uc.pt, jpferreira@isr.uc.pt e ferreira@isec.pt, indicando no assunto a referência PTDC/EEI-AUT/5141/2014


Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Temporário

País: Portugal

Localidade: Coimbra

Instituição de acolhimento: Instituto de Sistemas e Robótica - UC


Data limite de candidatura: 08 January 2019
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Instituto de Sistemas e Robótica (ISR)- Pólo de Coimbra-Universidade de Coimbra

Endereço:
Universidade de Coimbra - Polo II
Coimbra - 3030-290 COIMBRA
Portugal

Email: ferreira@isr.uc.pt

Website: http://www.isr.uc.pt/

3. Habilitações académicas
3. Required education Level

Grau: Mestrado em Eng. Mecânica, Eng. Eletrotécnica e de Computadores, Eng. Eletrónica e Telecomunicações, Eng. Informática, Eng. Biomédica ou área afim.
Domínio científico: Engineering
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio