Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: b55cff09-2ae3-4f72-9316-c825323dc8f2

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
uma (1) Bolsa de Investigação (BI) para Mestre

Referência: BCI-CONNECT: BI-BOLSA1

Área científica genérica: Engineering

Área científica específica: Electronic engineering

Resumo do anúncio:

O Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) - Coimbra abre concurso para a atribuição de uma (1) Bolsa de Investigação (BI) para Mestre no âmbito do Projeto de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT) nº. 030852 – “BCI-CONNECT: Conectividade efetiva dos circuitos de decisão e de monitorização de erro na saúde e na doença: da neurocognição às interfaces homem-máquina”, para Mestres nas áreas de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Engenharia Biomédica, Engenharia Informática e áreas afins.


Texto do anúncio

AVISO DE ABERTURA DE EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSA DE INVESTIGAÇÃO PARA MESTRE NO ÂMBITO DO PROJETO IC&DT BCI-CONNECT

Candidatura aberta 7 de janeiro de 2019 a 18 de janeiro de 2019
Projeto BCI-CONNECT (030852) – IC&DT
Ref.ª BCI-CONNECT: BI-BOLSA1

O Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) - Coimbra abre concurso para a atribuição de uma (1) Bolsa de Investigação (BI) para Mestre no âmbito do Projeto de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT) nº. 030852 – “BCI-CONNECT: Conectividade efetiva dos circuitos de decisão e de monitorização de erro na saúde e na doença: da neurocognição às interfaces homem-máquina”, financiado por Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) - Programa Operacional Regional do Centro e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Área Científica: Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Engenharia Biomédica, Engenharia Informática e áreas afins.

Requisitos de admissão: A este concurso podem concorrer Mestres nas áreas de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Engenharia Biomédica, Engenharia Informática e áreas afins. Os candidatos devem ter bons conhecimentos em programação Matlab e Phyton ou C/C++, machine learning e/ou processamento de sinal. São valorizados conhecimentos em biossinais (EEG, EOG, ECG) e bons conhecimentos de língua inglesa falada e escrita.

NOTA: Os candidatos com graus académicos obtidos no estrangeiro terão, obrigatoriamente, de apresentar os registos de reconhecimento desses graus e de conversão das respetivas notas finais para a escala de classificação portuguesa (sempre que ao grau estrangeiro tenha sido conferida uma classificação final), emitidos pela Direção-Geral do Ensino Superior ou por instituição de ensino superior público portuguesa (regime regulamentado pelo Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro) ou, em alternativa, apresentar o documento de reconhecimento/equivalência das habilitações estrangeiras às correspondentes habilitações portuguesas, emitido por uma instituição de ensino superior público portuguesa (processo regulado pelo Decreto-Lei n.º 283/83, de 21 de junho).

Plano de Trabalhos: O candidato selecionado irá desenvolver tarefas nas áreas de processamento e classificação de sinais electroencefalográficos em interfaces cérebro-computador. O foco será na deteção automática do erro baseado em sinais EEG e sua utilização em sistemas de interação homem-máquina, nomeadamente dispositivos de comunicação para pessoas com limitação motora e aplicações de neuro-reabilitação para pessoas com perturbações no espetro do autismo. Este projeto resulta de um consórcio entre UC-ICNAS e ISR-UC.

Regime de Atividade: A atribuição da bolsa não gera nem titula uma relação de natureza jurídico-laboral, é exercida em regime de dedicação exclusiva e é atribuído ao Bolseiro o Estatuto de Bolseiro, conforme o disposto no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., ambos na sua redação atual.

Local da Realização da Bolsa: Os trabalhos serão desenvolvidos no Instituto de Sistemas e Robótica, Pólo II da Universidade de Coimbra.

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 6 meses, eventualmente renovável por períodos de igual ou menor duração, até à duração máxima de 29 meses, consoante a avaliação de desempenho, em regime de exclusividade. O início da bolsa está previsto para fevereiro de 2019.
Orientação Científica: Professores Doutores Urbano José Carreira Nunes e Gabriel Pereira Pires.

Condições Financeiras da Bolsa: A bolsa ascende a € 980,00 correspondente ao subsídio mensal de manutenção estipulado na tabela FCT. Este subsídio mensal será pago no final do mês, por cheque. A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais. O valor da bolsa não aumentará ao longo de todo o período da sua duração.

Método de seleção: Avaliação Curricular (60%), e entrevista (40%) aos 3 melhores classificados na Avaliação Curricular.

Critérios de seleção:
A avaliação curricular incidirá nos seguintes critérios: mérito global do curriculum vitae (40%) e adequação do mesmo ao projeto (60%).

Na entrevista (40%) serão entrevistados os 3 melhores candidatos classificados na Avaliação Curricular e será avaliado o grau de motivação e empenho nas tarefas a desenvolver.
Consideram-se excluídos do processo de seleção os candidatos que não obtenham uma classificação mínima de 14 valores numa escala de 0 a 20 valores, na avaliação final. O júri reserva-se o direito de não atribuir a bolsa no caso de não se apresentar a concurso candidato(a)s com o perfil adequado.

Composição do Júri de Seleção: Presidente: Professor Doutor Urbano J. Nunes; Vogais efetivos:  Professor Doutor Gabriel Pereira Pires e Professora Doutora Ana Cristina Barata Lopes.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: As candidaturas serão avaliadas tendo em conta os critérios de seleção acima enunciados. Os resultados finais da avaliação serão divulgados até 90 dias úteis a contar da data limite de submissão de candidaturas e a lista ordenada por ordem de seriação dos candidatos, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através de correio eletrónico, bem como os restantes candidatos. No caso de desistência do bolseiro selecionado, automaticamente será selecionado o segundo candidato da lista ordenada de seriação dos candidatos, e assim sequencialmente até esgotar os candidatos apresentados. Após a divulgação dos resultados através de e-mail os candidatos devem considerar-se, desde logo, notificados para, querendo, se pronunciarem em sede de audiência prévia no prazo máximo de 10 dias úteis após aquela data. No término deste prazo o candidato selecionado deve considerar-se convocado para iniciar a bolsa.

Formalização de candidaturas: As candidaturas deverão ser enviadas em formato pdf para os seguintes endereços de correio eletrónico urbano@isr.uc.pt, gpires@isr.uc.pt, e lara@isr.uc.pt, colocando no assunto do email: BCI-CONNECT: BI-BOLSA1. Deverá ser enviada a seguinte documentação: CV, certificado de habilitações incluindo discriminação das classificações obtidas nas disciplinas do respetivo curso e classificação final, e carta de motivação.

Prazo para formalização da candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 7 de janeiro de 2019 a 18 de janeiro de 2019.



Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Temporário

País: Portugal

Localidade: Coimbra

Instituição de acolhimento: Instituto de Sistemas e Robótica - UC


Data limite de candidatura: 18 January 2019
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Instituto de Sistemas e Robótica (ISR)- Pólo de Coimbra-Universidade de Coimbra

Endereço:
Universidade de Coimbra - Polo II
Coimbra - 3030-290 COIMBRA
Portugal

Email: gpires@isr.uc.pt

Website: http://www.isr.uc.pt/

3. Habilitações académicas
3. Required education Level

Grau: Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Engenharia Biomédica, Engenharia Informática e áreas afins.
Domínio científico: Engineering
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio