Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: f1d812b0-2686-4a33-b198-a49a78151f33

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Aviso de Abertura de Concurso Internacional para Contratação de Investigador(a) Doutorado(a)

Referência: PTDC/CCI-COM/30990/2017 - #NOVAID57

Área científica genérica: Computer science

Área científica específica:

Resumo do anúncio:

Por decisão da Direcção da NOVA.id.FCT - Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT (“NOVA.id.FCT”) procede-se à abertura um concurso internacional para a contratação, na modalidade de contrato a termo incerto, de um(a) Investigador(a) Doutorado(a), com a referência interna “#NOVAID57” para o projeto PTDC/CCI-COM/30990/2017: BRANT-Revisão de Crenças aplicado a Terapias de Neurorehabilitação/NOVA-LINCS para o exercício de actividades de investigação na área Representação de Conhecimento no âmbito do supracitado projeto, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P..



Texto do anúncio

1. Modalidade de contratação e legislação aplicável
A contratação do(a) Investigador(a) Doutorado(a) realizar-se-á através de Contrato de Trabalho a Termo Incerto, a celebrar nos termos do Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro, na sua redacção actual. O contrato terá uma duração previsível de 30 meses, a qual não deverá exceder a duração do Projecto acima identificado. O contrato tem início previsto em abril de 2019.
São ainda aplicáveis ao presente processo de contratação, designadamente, o Decreto-Lei n.º 57/2016, de 19 de Julho, alterado pela Lei nº 57/2017, de 29 de Agosto (RJEC) e o Decreto Regulamentar n.º 11-A /2017, de 29 de Dezembro.

2. Principais funções e actividades e exclusividade
O(a) Investigador(a) Doutorado(a) irá trabalhar numa equipa interdisciplinar a fim de desenvolver: (a) Gerador do Perfil do Paciente: Com base em dados normalizados em um banco de dados criaremos uma ferramenta assistencial para criar um perfil do paciente que represente suas competências cognitivas. Este perfil de treino será criado pela operacionalização de tarefas de acordo com a forma como seus diferentes parâmetros impactam nos diferentes domínios cognitivos (Atenção, Memória, Funções Executivas, Linguagem, Velocidade de Processamento). Isso será logrado por meio de uma metodologia participativa de projeto envolvendo 20 especialistas em reabilitação e grupos de usuários finais. Através da modelação, esperamos determinar quantitativamente como as variáveis independentes (parâmetros da tarefa) afetam cada um dos domínios do perfil. Para cada paciente, esse processo de combinação de parâmetros e perfis resultará na seleção de várias tarefas que são ajustadas ao paciente e fornecidas conforme o treinamento prescrito.
(b) Mecanismo de adaptação de Revisão de Crenças (BR-E: Adaptation): O objetivo deste WP é criar a infraestrutura computacional baseada na estrutura de Revisão de Crenças que permitirá a geração precisa de perfis cognitivos para pacientes, bem como a atualização de esses perfis ao longo do tempo para capturar com precisão a evolução dos pacientes ao longo do tempo e a consequente adaptação do treinamento cognitivo (mecanismo de adaptação do Belief Revision). A BR-E deve ser capaz de detector inconsistências (ou seja, contradições formais) e incoerências (ou seja, resultados entre diferentes avaliações que estão fora das diferenças esperadas). Em caso de evolução / involução normal, o sistema atualizará o perfil de acordo e fará o ciclo do processo com o perfil atualizado.
O(a) Investigador(a) Doutorado(a) dedicará plenamente a totalidade da sua actividade profissional à NOVA.id.FCT, com carácter de exclusividade.

3. Local de trabalho
O(a) Investigador(a) Doutorado(a) prestará o seu trabalho nas instalações da Universidade da Madeira sitas na cidade de Funchal e efetuará todas as deslocações, em Portugal ou no estrangeiro, inerentes às suas funções ou necessárias ao exercício da sua actividade.

4. Remuneração mensal
O(a) Investigador(a) Doutorado(a) auferirá uma remuneração mensal ilíquida de € 2.128,34 que tem por referência o 1º escalão do nível remuneratório inicial, nos termos do nº 2 do Artigo 15º do DL nº 57/2016 de 19 de Julho, na redacção da Lei nº 57/2017 de 29 de Agosto, e do Decreto Regulamentar nº 11-A/2017, de 29 de Dezembro.

5. Requisitos de admissão
Podem apresentar-se ao presente concurso candidatos nacionais, estrangeiros e apátridas, titulares do grau de doutor em Engenharia Informatica, Ciências da Computação ou áreas afins e devidamente registado e/ou reconhecido em Portugal que possuam os seguintes requisitos específicos:
a. Conhecimento em lógica e métodos formais aplicados à inteligência artificial.
b. Fortes competências de programação.
c. Adicionalmente, será considerado conhecimento em Aprendizado de Máquina Aplicado e Ciência de Dados.

6. Avaliação das Candidaturas e Composição do Júri
A avaliação das candidaturas será efectuada por um júri e seguirá a tramitação prevista nos artigos 13º e 14º aplicáveis por remissão do artigo 19º todos do DL nº 57/2016 de 19 de Julho, na redacção da Lei nº 57/2017 de 29 de Agosto.
Nos termos do disposto no Artigo 13º do DL nº 57/2016, o júri tem a seguinte composição:
- Presidente: Eduardo Fermé;
- Vogal: Sergi Bermudez i Badia;
- Vogal: Élvio Rubio Gouveia Quintal;

7. Critérios de selecção
A seleção do(a) Investigador(a) Doutorado(a) a contratar será realizada através da avaliação do seu percurso científico e curricular, nos termos do DL nº 57/2016 de 19 de Julho, na redacção da Lei nº 57/2017 de 29 de Agosto, sendo os seguintes os critérios de selecção e a respectiva ponderação:
a) Carta de motivação (20%);
b) CV (40%);
c) Experiência anterior em áreas relacionadas ao projeto (30%);
d) Qualidade da Entrevista (10%).
A entrevista será feita apenas para os candidatos com classificação superior a 80% dos 60% nos dois primeiros critérios.

8. Decisão Final
A deliberação final do júri será homologada pelo dirigente máximo da NOVA.id.FCT a quem compete ainda decidir sobre a contratação.
A lista dos candidatos admitidos e excluídos e a lista de classificação final são publicitadas no sítio na Internet da NOVA.id.FCT (www.novaidfct.pt) e enviadas por correio eletrónico, com recibo de entrega, a todos os candidatos.

9. Apresentação de Candidaturas
As candidaturas devem ser apresentadas no período de 26/02/2019 a 12/03/2019, através do envio, por correio electrónico para ferme@uma.pt, de um único ficheiro PDF contendo os seguintes documentos, redigidos em Português ou Inglês (a) Carta de motivação (b) CV (c) Certificado de Doutoramento.

10. Política de não discriminação e de igualdade de acesso
A NOVA.id.FCT promove activamente uma política de não discriminação e de igualdade de acesso, pelo que nenhum candidato pode ser beneficiado, prejudicado ou privado de qualquer dever em razão, nomeadamente de ascendência, idade, sexo, deficiência, orientação sexual, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, religião ou convicções políticas.




Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Informação não disponível

País: Portugal

Localidade: Caparica

Instituição de acolhimento: NOVA.ID.FCT


Data limite de candidatura: 12 March 2019
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: NOVA.ID.FCT - Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT

Endereço:
Universidade Nova de Lisboa - Campus de Caparica
Caparica - 2829-516
Portugal

Email: coord@novaidfct.pt

Website: http://www.novaid.fct.unl.pt/

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio