Home page
 
Post research opportunities
Find the ideal candidate
List of registered organisations
   
 
Post your CV
Find research opportunities
Practical information
Foreign Researchers Guide
Useful links
 
List and locate Portuguese Mobility Centres .
 
Portuguese research landscape
Find out how research is organised in Portugal.
Portuguese research policy
Find out about research policy in Portugal.
Women in science
Find out about the situation of women scientists.
 
Unique identifier: 21300488-6d85-42c8-b6d9-45944178698d

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Investigação para Mestre

Referência: Projeto nº 22231 com a designação "Biodata.pt – Infraestrutura Portuguesa de Dados Biológicos"

Área científica genérica: Biological sciences

Área científica específica: Biological engineering

Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação Científica para Mestre no âmbito do Projeto nº 22231 com a designação "Biodata.pt – Infraestrutura Portuguesa de Dados Biológicos". O BioData.pt é a infraestrutura virtual Portuguesa de dados Biológicos, que serve o tecido nacional através do desenvolvimento de competências e ferramentas para análise avançada de dados e bioinformática, e da disponibilização de infraestrutura de computação e treino. O candidato selecionado, enquadrado no projecto BioData.pt, irá trabalhar no desenvolvimento e manutenção do Portal CorkOakDB, uma ferramenta de análise de dados de “ómica” de Sobreiro (Quercus suber).

Texto do anúncio

EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS NO ÂMBITO DE PROJETOS E INSTITUIÇÕES DE I&D Infraestruturas de Investigação Científica Título: Bolsa Investigação Mestre (1 vaga)

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação Científica para Mestre no âmbito do Projeto nº 22231 com a designação "Biodata.pt – Infraestrutura Portuguesa de Dados Biológicos", financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), pelos Programas Operacionais: o Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, o Programa Operacional Regional de Lisboa e Programa Operacional Regional do Algarve e por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC), nas seguintes condições:

1. Área Científica: Bioinformática, Informática, Engenharia Biológica ou áreas afins.

2. Requisitos de admissão: O candidato deve possuir Mestrado em Bioinformática, Biologia Computacional, Engenharia Biológica ou afim. Serão considerados mestres em informática com licenciatura em Biologia. Será dada preferência aos candidatos com conhecimentos e/ou experiência em design e programação web (python, drupal, php), bases de dados (Postgres, MySQL) e administração de sistemas Linux. É indispensável fluência em Inglês falado e escrito.

3. Plano de trabalhos

O BioData.pt é a infraestrutura virtual Portuguesa de dados Biológicos, que serve o tecido nacional através do desenvolvimento de competências e ferramentas para análise avançada de dados e bioinformática, e da disponibilização de infraestrutura de computação e treino. O candidato selecionado, enquadrado no projecto BioData.pt, irá trabalhar no desenvolvimento e manutenção do Portal CorkOakDB, uma ferramenta de análise de dados de “ómica” de Sobreiro (Quercus suber).

As principais tarefas a desenvolver pelo candidato serão:

• Actualização da base de dados com a nova versão do genoma do Sobreiro;

• Actualização do portal para melhorar a sua aparência e funcionalidade;

• Desenvolvimento e implementação de novas funcionalidades no portal incluindo:

o Ontologia com anotações via Gene ontology (GO) e KEGG;

o Relações ortólogas;

o Sítios de splicing alternativo e SNPs conhecidos

o Informação fenotípica por genótipo

o Uma ligação à plataforma Galaxy para análise dos dados;

• Administração do Portal web, incluindo a gestão automática de pedidos e tarefas requisitadas, e a gestão de contas dos utilizadores.

4. Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/EstatutoBolseiroInvestigacaoCientifica2013.pdf) ; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. - em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf )

5. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido nas instalações das instituições do Projecto BioData.pt sob a orientação científica de: Ricardo Leite e Daniel Faria (IGC) e Marcos Ramos (CEBAL).

6. Duração e Regime de Actividade: A bolsa terá a duração de 6 meses, eventualmente renováveis de acordo com a disponibilidade do projecto, com início previsto em Junho de 2019, em regime de exclusividade, conforme o Estatuto do Bolseiro de Investigação e ao Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor.

7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €989,7, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), acrescendo a este valor o reembolso do montante do Seguro Social Voluntário pago pelo bolseiro, quando aplicável, e o pagamento será efectuado por transferência bancária.

8. Métodos de Selecção: 1ª fase- avaliação do CV (50%), carta de motivação (30%) e referências (20%). 2ª fase- Será realizada uma entrevista aos três melhores candidatos. A avaliação será a média ponderada da 1ª fase (60%) e da 2ª fase (40%).

9. Composição do Júri de Selecção:

Presidente: Ana Portugal Melo

1º Vogal: Ricardo Leite

2º Vogal: Marcos Ramos

Suplentes: Daniel Faria e Pedro Fernandes

10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados da avaliação serão enviados a todos os candidatos admitidos a concurso por email.

11. Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 2 a 16 de Abril de 2019

12. Documentos de Candidatura: Para a formalização da candidatura serão necessários os seguintes documentos: Carta de Motivação, Curriculum Vitae e certificados de habilitações deverão ser enviados por correio electrónico, para info@biodata.pt num único documento em formato pdf, com a designação “NomeCandidato(a)_BioData_CorkOak.pdf”. Duas cartas de recomendação deverão ser enviadas directamente pelas referências para o mesmo endereço de correio electrónico em formato pdf com a designação “NomeCandidato(a)_BioData_CorkOak_iniciaisdareferencia.pdf”.


Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Informação não disponível

País: Portugal

Localidade: Oeiras

Instituição de acolhimento: Instituto Gulbenkian de Ciência


Data limite de candidatura: 16 April 2019
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC)

Endereço:
Rua da Quinta Grande 6
Oeiras - 2780-156
Portugal

Email: info@igc.gulbenkian.pt

Website: http://www.igc.gulbenkian.pt

3. Habilitações académicas
3. Required education Level


Vazio
4. Línguas exigidas
4. Required languages


Vazio
5. Experiência exigida em investigação
5. Required research experience


Vazio